Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5655
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Interfaces between biology teaching and environmental education: potential of the terra nil digital game |
Título(s) alternativo(s): | Interfaces between biology teaching and environmental education: potential of the terra nil digital game |
Autor: | CORREIA, Mateus de Lima ![]() |
Primeiro orientador: | SOUSA, Carlos Erick Brito de |
Primeiro membro da banca: | COSTA, Hawbertt Rocha |
Segundo membro da banca: | LUZ, Priscyla Cristinny Santiago da |
Terceiro membro da banca: | SOUSA, Carlos Erick Brito de |
Resumo: | Em meio à crise global do Século XXI, bem como as suas intensas transformações técnico científicas, o ensino de Biologia desempenha um papel crucial na formação de cidadãos socioambientalmente responsáveis e conscientes. Nesse contexto, o vínculo entre ensino de Biologia e Educação Ambiental (EA) Crítica direciona à construção de novos valores e conhecimentos sob o prisma estruturante das questões socioambientais; bem como estimula a formação para a cidadania de maneira contextualizada e politizada. Na atualidade os jogos digitais são amplamente consumidos e difundidos na sociedade e abordam temas relacionados à cidadania e ao ambiente, enfatizando a necessidade de investigações das suas potencialidades para o contexto educacional. Diante desse contexto, o objetivo desta pesquisa foi analisar as potencialidades do jogo digital Terra Nil para o ensino de Biologia e Educação Ambiental. A natureza desta pesquisa foi qualitativa e de cunho documental. A coleta dos dados se deu por meio da extração de elementos textuais e imagéticos presentes no jogo a partir da sua reprodução. Foram realizadas capturas de telas com o software PhotoScape X e os elementos textuais presentes foram transcritos. Além do mais, foram realizados apontamentos sobre os aspectos gerais da jogabilidade. A análise dos dados foi mediada por pressupostos da Análise de Conteúdo (AC). Concernente às potencialidades para o ensino-aprendizagem, evidenciou-se que o jogo não tem enfoque na narrativa e possui foco em instruções e textos. As regras do jogo têm potencial para estimular habilidades cognitivas, como resolução de problemas e tomada de decisões. O jogo demonstra potencial como recurso educativo para atividades educacionais, mas a mediação do educador é necessária. Já no âmbito das interfaces entre ensino de Biologia e EA, o jogo desconsidera os seres humanos, e, apesar de abordar conceitos importantes, apresenta alguns equívocos conceituais em Biologia. Temas como queimadas, poluição e radioatividade são tratados, mas com certas distorções conceituais que podem dificultar a compreensão. Apresenta um viés otimista e salvacionista em relação às ecotecnologias. Diante disso, suas abordagens são predominantemente vinculadas à EA Pragmática. Apesar destes percalços, mostra-se como um recurso valioso para gerar problematizações em torno de suas abordagens e motivar os educandos a discutir sobre as temáticas presentes em seu conteúdo, sob o viés da EA Crítica. No âmbito das potencialidades dos elementos do JD para o processo de ensino-aprendizagem, as categorias adotadas apontam para benefícios educacionais que podem proporcionar a participação ativa dos alunos, desde que mediadas pelos educadores. As duas categorias suscitam que seu conteúdo dialoga com habilidades e temáticas valorizadas pelo currículo da disciplina de Biologia. |
Abstract: | In the midst of the global crisis of the 21st Century, as well as its intense technical-scientific transformations, Biology teaching plays a crucial role in the formation of socio environmentally responsible and conscious citizens. In this context, the link between Biology teaching and Critical Environmental Education (EE) leads to the construction of new values and knowledge from the structuring perspective of socio-environmental issues; as well as encouraging training for citizenship in a contextualized and politicized way. Currently, digital games are widely consumed and disseminated in society and address topics related to citizenship and the environment, emphasizing the need to investigate their potential for the educational context. Given this context, the objective of this research was to analyze the potential of the digital game Terra Nil for teaching Biology and Environmental Education. The nature of this research was qualitative and documentary in nature. Data collection took place through the extraction of textual and image elements present in the game from its reproduction. Screenshots were taken with the software PhotoScape X and the textual elements present were transcribed. Furthermore, notes were made on general aspects of the gameplay. Data analysis was mediated by Content Analysis (CA) assumptions. Concerning the potential for teaching learning, it was evident that the game does not focus on narrative and focuses on instructions and texts. Game rules have the potential to stimulate cognitive skills such as problem solving and decision making. The game demonstrates potential as an educational resource for educational activities, but the mediation of the educator is necessary. In terms of the interfaces between Biology teaching and EA, the game disregards human beings, and, despite addressing important concepts, presents some conceptual mistakes in Biology. Topics such as fires, pollution and radioactivity are covered, but with certain conceptual distortions that can make understanding difficult. It presents an optimistic and salvationist bias in relation to ecotechnologies. Therefore, their approaches are predominantly linked to Pragmatic EE. Despite these setbacks, it proves to be a valuable resource for generating problematizations around its approaches and motivating students to discuss the themes present in its content, from the perspective of Critical EE. Within the scope of the potential of JD elements for the teaching learning process, the categories adopted point to educational benefits that can provide active participation by students, as long as they are mediated by educators. The two categories suggest that their content dialogues with skills and themes valued by the Biology curriculum. |
Palavras-chave: | ensino de Biologia; educação ambiental; jogos digitais. Biology teaching; environmental Education; digital games |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | CORREIA, Mateus de Lima. Interfaces between biology teaching and environmental education: potential of the terra nil digital game. 2024. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, Sao Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5655 |
Data de defesa: | 6-Set-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mateus_Correia.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.