Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5653
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um estudo sobre a estruturação da componente curricular História da Matemática em cursos de licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | A study on the structuring of the History of Mathematics curricular component in Mathematics degree courses at the Federal Institute of Maranhão |
Autor: | COSTA, Letícia Baluz Maciel ![]() |
Primeiro orientador: | SILVA NETO, Benjamim Cardoso da |
Primeiro membro da banca: | SILVA NETO, Benjamim Cardoso da |
Segundo membro da banca: | COSTA, David Antônio da |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Antonio José da |
Resumo: | A presente pesquisa tem, como objetivo principal, investigar em Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, a maneira como a História da Matemática é estruturada e apresentada nesses documentos. Nesse sentido, buscou-se compreender a História da Matemática como campo de estudo necessário para a formação inicial do professor de Matemática, caracterizar a História da Matemática como conhecimento necessário para essa formação e elaborar uma classificação para a disciplina de História da Matemática, apresentadas nesses PPC. Esse estudo tem como base a necessidade da inserção da História da Matemática, de uma forma mais ampla e que leve em consideração aspectos sociais da Educação Matemática, epistemológicos do desenvolvimento da Matemática e didáticos do ensino. Foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, bibliográfica, documental e descritiva. Identificou-se, inicialmente, sete Campi da instituição que oferecem o curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade presencial e regular, de onde se buscou os Projetos de Cursos. A análise de dados se utiliza de métodos da Análise Textual Discursiva, que auxiliou na criação de quatro categorias de análise: Aspectos gerais da História da Matemática, Ementas das disciplinas, Objetivos e Referências bibliográficas sinalizadas nos documentos. Observou-se que há uma valorização em todas as categorias estruturadas para as classificações que diz respeito aos aspectos epistemológicos da História da Matemática e aspectos sociais da História da Educação Matemática, evidenciando que os Projetos de Cursos analisados se mostraram com poucas alusões a uma História da Matemática voltada para a prática de sala de aula. |
Abstract: | This research has as its main objective, to investigate Pedagogical Projects of Mathematics Degree Courses (PCP), from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IFMA, the way the history of mathematics is structured and presented in these documents. In this sense, we sought to understand the history of mathematics as a essential field of study for the early formation of the math teacher, characterize the history of mathematics as vital knowledge for this formation and to elaborate a classification for the subject of Mathematics History, presented in these PCP. This study is based on the need for the insertion of the History of Mathematics in a broader way, that takes into account Social Aspects of Mathematical education, Epistemological aspects of Mathematics development, and Didactic aspects of teaching. A qualitative, bibliographic, documentary and descriptive research was conducted. Initially, seven campuses of the institution that offer the degree course in Mathematics, in-person and regular modality, from which the course projects were sought. Data analysis uses methods of discursive textual analysis, which has assisted in the creation of four categories of analysis: General Aspects of the History of Mathematics, Summary of disciplines, Objectives and Bibliographic References signaled in the documents. It was observed that there is an appreciation in all structured categories for the classifications that concern the Epistemological Aspects of the History of Mathematics and Social Aspects of the History of Mathematical education, showing that the projects of analyzed courses were shown with little allusions to a History of Mathematics focused on classroom practice. |
Palavras-chave: | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão; projeto pedagógico de Curso; licenciatura em Matemática; história da Matemática Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão; Pedagogical Course Project; Mathematics Degree; History of Mathematics. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | COSTA, Letícia Baluz Maciel. Um estudo sobre a estruturação da componente curricular História da Matemática em cursos de licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Maranhão. 2024. 107 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticA/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5653 |
Data de defesa: | 27-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leticia_Baluz_Maciel_Costa.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.