Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5652
Tipo do documento: Dissertação
Título: A temática vacinas em livros didáticos de Ciências da Natureza para o Ensino Médio: Olhares no contexto da Educação em Saúde
Título(s) alternativo(s): The theme of vaccines in high school Natural Sciences textbooks: Views in the context of Health Education
Autor: REIS, André Felipe Moreira 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Terceiro membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Resumo: As vacinas são elementos essenciais para as práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças no âmbito da Saúde Coletiva. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar a temática vacinas em livros didáticos de Ciências da Natureza para o Ensino Médio no contexto da Educação em Saúde. A metodologia de pesquisa utilizada é de abordagem qualitativa com tipologia documental. O material escolhido para a realização da análise documental, através do referencial da Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, é uma coleção de seis livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio, distribuído pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático no ano de 2021. Como resultados, foram identificados 45 trechos na coleção, sendo 32 trechos da categoria Biomédica, 4 trechos da categoria Comportamental e 9 trechos da categoria Socioecológica. Foram identificadas 9 Representações Gráficas de vacinas acompanhadas de suas legendas. Foram encontradas representações gráficas dos tipos Ilustração, Diagrama Visual e Representações Quantitativas, não havendo representações gráficas do tipo Diagrama Verbal sobre vacinas. Os tipos de vacinas encontrados na coleção foram: HPV, meningite, Covid-19, hepatite B, poliomielite, febre amarela, sarampo, influenza, raiva, além de vacinas em desenvolvimento como as vacinas gênicas contra câncer e HIV. Por fim, destaca-se que, apesar da maior ocorrência de trechos identificados na categoria biomédica, há uma articulação entre as abordagens comportamental e socioecológica e os conhecimentos conceituais do produto vacina, a importância da vacinação e dos serviços de saúde e institutos de pesquisas relacionados com as vacinas. A forma como as vacinas são representadas em livros didáticos podem influenciar as suas decisões referentes à própria saúde e à saúde de outras pessoas.
Abstract: Vaccines are essential for health promotion and diseases prevention practices within the field of Public Health. Therefore, the goal of this research is to investigate the topic about vaccines within textbooks of Natural Sciences for High School in the context of Health Education. The methodology used in this research is of qualitative approach and documental typology. The chosen material for the documental analysis, from the source of Content Analysis by Laurence Bardin, is a collection of six textbooks of Natural Sciences and its Technologies for High School, distributed through the Programa Nacional do Livro e do Material Didático of 2021. As a result, 45 examples were identified within the collection of textbooks, with 32 examples from the Biomedical category, 4 examples from the Behavioral category and 9 examples from the Socioecological category. From the identified examples, there are 9 Graphic Representations with their descriptions in words. The types of graphic representations found within the textbooks are: Illustration; Visual Diagram; and Quantitative Representations. There were not found any representations of Verbal Diagrams about vaccines. The types of vaccines found within the textbooks were: HPV, meningitis, Covid-19, hepatitis B, polio, yellow fever, measles, influenza, anti-rabies, besides the vaccines in development such as genic vaccines against cancer and HIV. Finally, it is important to highlight the greater occurrence of examples identified in the biomedical category. There is a well-structured articulation of the biomedical approach with the behavioral and socioecological approaches, articulating conceptual knowledge of vaccines, the importance of vaccination and health services and research institutes related to vaccines. The way that vacines are presented on textbooks can influence the decisions about personal health and other people health.
Palavras-chave: educação em saúde;
livros didáticos;
ensino Médio;
ciências da natureza;
vacinação;
health education;
textbooks;
high school;
natural sciences;
vaccination
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: REIS, André Felipe Moreira. A temática vacinas em livros didáticos de ciências da natureza para ensino Médio: olhares no contexto da Educação em Saúde. 2024. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5652
Data de defesa: 27-Ago-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreFelipe.pdfDissertação de Mestrado1,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.