Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5639
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino de Química no Maranhão pós-reforma do ensino médio implementada pela lei 13.415/2017: uma análise em documentos orientadores. |
Título(s) alternativo(s): | Chemistry teaching in Maranhão after the high school reform implemented by law 13.415/2017: an analysis of guiding documents. |
Autor: | CARDOSO, Aline da Silva Muniz ![]() |
Primeiro orientador: | GUERINI, Silvete Coradi |
Primeiro membro da banca: | GUERINI, Silvete Coradi |
Segundo membro da banca: | FARIAS, Sidilene Aquino de |
Terceiro membro da banca: | MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira |
Resumo: | No Brasil, durante o ano de 2017, por meio da Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, foram estabelecidas ao Ensino Médio (EM) mudanças que implicaram na ampliação de sua carga horária e definiram sua nova organização curricular. O estado do Maranhão, seguindo as orientações nacionais, implantou o Novo Ensino Médio na rede estadual, de forma obrigatória, em 2022. Este estado tem como destaque algumas particularidades educacionais que são baseadas no Documento Curricular do Território Maranhense (DCTMA), o qual assegura condições para o cumprimento das leis nacionais e, ao mesmo tempo, contempla as especificidades locais. Considerando esse atual cenário de mudanças na estrutura educacional do país e seus reflexos em políticas educacionais locais, este trabalho de pesquisa se fundamenta na constatação de que a Reforma do Ensino Médio, por se tratar de uma temática ainda pouco explorada e com poucos registros na literatura, necessita de investigações mais aprofundadas para que seus impactos sejam compreendidos. Porém, como forma de delimitar esta pesquisa, o estudo nela realizado restringe-se à busca pela compreensão da disciplina de Química dentro das novas propostas, a fim de que se identifique os efeitos da reforma sobre essa componente curricular. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é analisar a presença e a conformação da disciplina de Química no currículo escolar maranhense após a reforma do EM. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de tipologia documental. Assim, foram analisados os principais documentos maranhenses adotados para a implementação do Novo Ensino Médio, sendo eles o DCTMA, o Caderno de Orientações Pedagógicas para o Ensino Médio do Maranhão e o Plano de Implementação da Reformulação Curricular do Novo Ensino Médio do estado. Deles foram extraídos dados descritivos e explicativos sobre aspectos curriculares da disciplina de Química mediante as alterações adotadas a partir das reformulações. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como resultados da pesquisa, destaca-se a diminuição da carga horária da Química no currículo das escolas da rede estadual. Já quanto às recomendações propostas pelo do DCTMA em relação às aprendizagens que devem estar presentes no ensino de Química, há ênfase o uso e o conhecimento da linguagem científica e tecnológica; a compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos; a autonomia para a resolução de situação-problema com o uso de conhecimentos científicos. Como recomendações para metodologias de ensino, o documento o método dialético, a contextualização e metodologias ativas. Verificou-se, portanto, diante dessas constatações, que a Química teve sua relevância diminuída no referido currículo após reforma, mesmo reconhecido e recomendado seu enfoque pedagógico regional. |
Abstract: | In Brazil, during 2017, through Law No. 13,415/2017, which amended the National Education Guidelines and Bases Law, changes were established for Secondary Education (EM) that resulted in the expansion of its workload and defined its new curricular organization. The state of Maranhão, following national guidelines, implemented the New Secondary Education in the state network, obligatory, in 2022. This state highlights some educational particularities that are based on the Maranhense Territory Curriculum Document (DCTMA), which ensures conditions for compliance with national laws and, at the same time, takes into account local specificities. Considering this current scenario of changes in the country's educational structure and its effects on local educational policies, this research work is based on the observation that the High School Reform, as it is a topic that is still little explored and with few records in the literature, , requires more in-depth investigations so that its impacts are understood. However, as a way of delimiting this research, the study carried out in it is restricted to the search for understanding the discipline of Chemistry within the new proposals, in order to identify the effects of the reform on this curricular component. Therefore, the objective of this work is to analyze the presence and conformation of the Chemistry subject in the Maranhão school curriculum after the EM reform. The research has a qualitative approach and documentary typology. Thus, the main Maranhão documents adopted for the implementation of the New High School were analyzed, namely the DCTMA, the Pedagogical Guidelines for High School in Maranhão and the Implementation Plan for the Curricular Reformulation of the New High School in the state. Descriptive and explanatory data were extracted from them on curricular aspects of the Chemistry subject through the changes adopted following the reformulations. For data analysis, the content analysis technique proposed by Bardin (2011) was used. As results of the research, the reduction in Chemistry hours in the curriculum of state schools stands out. As for the recommendations proposed by the DCTMA in relation to the learning that must be present in the teaching of Chemistry, there is an emphasis on the use and knowledge of scientific and technological language; the understanding of natural and technological phenomena; autonomy to resolve problem situations using scientific knowledge. As recommendations for teaching methodologies, the document includes the dialectical method, contextualization and active methodologies. Therefore, given these findings, Chemistry had its relevance reduced in the aforementioned curriculum after reform, even though its regional pedagogical approach was recognized and recommended. |
Palavras-chave: | novo ensino médio; ensino de Química; currículo; new high school; Chemistry teaching; curriculum |
Área(s) do CNPq: | Ensino-aprendizagem Currículo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Citação: | CARDOSO, Aline da Silva Muniz. O ensino de Química no Maranhão pós-reforma do ensino médio implementada pela lei 13.415/2017: uma análise em documentos orientadores. 2024. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5639 |
Data de defesa: | 26-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlineCardoso.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,72 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.