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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5636
Tipo do documento: | Tese |
Título: | O PROGRAMA “MULHERES MIL” NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO: uma política pública de educação profissional para mulher |
Título(s) alternativo(s): | LE PROGRAMME «MILLE MULHERES» À L'INSTITUT FÉDÉRAL DE L'ÉDUCATION, SCIENCE ET TECHNOLOGIE DU MARANHÃO : Une politique d'éducation publique professionnel pour femme |
Autor: | ALBUQUERQUE, Zeila Sousa de ![]() |
Primeiro orientador: | MOTTA, Diomar das Graças |
Primeiro membro da banca: | MOTTA, Diomar das Graças |
Segundo membro da banca: | VIVEIROS, Kilza Fernanda Moreira de |
Terceiro membro da banca: | FERREIRA, Maria Mary |
Quarto membro da banca: | VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis |
Quinto membro da banca: | PINTO, Neuzeli Maria de Almeida |
Resumo: | O Programa Mulheres Mil (PROMIL) é uma política pública educacional de qualificação profissional e formação cidadã que alia educação e trabalho. Tem como metas estabelecidas, a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade das mulheres, elevação da escolaridade, a autonomia e o combate à violência de gênero. Desse modo, o presente estudo, busca responder ao seguinte problema: quais as contribuições o PROMIL ofertado pelo Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, enquanto política pública educacional de qualificação profissional e de formação cidadã consegue engendrar em termos de ampliação do acesso das mulheres ao mundo do trabalho, dando respostas para a emancipação feminina e superação das desigualdades de gênero? Objetiva-se analisar aspectos do Programa Mulheres Mil, enquanto uma política pública educacional, com recorte de gênero, através dos Mapas da Vida das mulheres participantes. Destacar as possíveis contribuições, ou não, no combate de diferentes formas de opressão, na garantia da cidadania, elevação da escolaridade, autonomia, inserção no mundo do trabalho, empoderamento, superação das desigualdades e injustiças de gênero. Para o desenvolvimento do estudo, utilizam-se pressupostos da Nova História, tendo em vista que esse campo alargou as possibilidades de pesquisa, preocupando-se com a história “vista de baixo” (Burke, 1992). Adota-se a abordagem qualitativa de análise, com fundamentações nos pressupostos da História Social na perspectiva feminista, por meio da Teoria da Reprodução Social (TRS), com aportes da crítica marxiana renovada e aprimorada pela crítica feminista, recorrendo às obras de: Arruzza; Bhattacharya; Fraser (2019); Bhattacharya (2023); Federici (2021); Kergoat (2009); Perrot, (2008); Saffioti (2013); Hirata (2016). Utiliza-se o recorte histórico, no período de 2007 a 2017, denominado de “história do tempo presente”, tendo como procedimento o emprego de métodos e técnicas da pesquisa documental. Assim, tem-se como componentes de trabalho os documentos do Programa e os Mapas da Vida das egressas. O estudo demonstrou que a maioria dos cursos ofertados no Programa possuem formação aligeirada e atribuída ao mundo do trabalho informal, e partem da visão dominante sobre papel que historicamente é atribuído à mulher, relacionados ao cuidado doméstico, promovendo a divisão sexual do trabalho, naturalizando as desigualdades de gênero. O processo de construção da metodologia Mapa da Vida pouco possibilitou às mulheres reflexões sobre as diferentes formas de opressão e de vulnerabilidade social. O estudo revel ainda, que não existe uma avaliação institucional no IFMA, para averiguar os resultados e dificuldades no desenvolvimento de atividades previstas no decorrer da execução do Programa Mulheres Mil. |
Abstract: | Le Programme Femmes Mille - Programas Mulheres Mil (PROMIL) est une politique publique éducative de qualification professionnelle et de formation citoyenne qui allie éducation et travail. Ses objectifs sont l'éradication de l'extrême pauvreté et de la faim, la promotion de l'égalité des femmes, l'élévation du niveau d'éducation, l'autonomie et la lutte contre la violence de genre. De cette manière, l’étude cherche à répondre au problème suivant : quelles sont les contributions du PROMIL offert par l'Institut Fédéral d'Éducation, des Sciences et de la Technologie du Maranhão (Instituto Federal, de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) - IFMA, en tant que politique publique éducative de qualification professionnelle et de formation citoyenne, en termes d'élargissement de l'accès des femmes au mond du travail, en offrant des réponses pour l'émancipation féminine et la surmontée des inégalités de genre? L'objectif est d'analyser les aspects du Programme Femmes Mille en tant que politique publique éducative avec une approche de genre, à travers l'analyse des trajectoires de vie des femmes participantes. Mettre en valeur les contributions possibles, ou non, dans la lutte contre les différentes formes d'oppression, la garantie de la citoyenneté, l'élévation du niveau d'éducation, l'autonomie, l'insertion sur le mond du travail, l'autonomisation, la surmontée des inégalités et injustices de genre. Pour le développement de l'étude, on utilise les présupposés de la Nouvelle Histoire, étant donné que ce champ a élargi les possibilités de recherche, s'occupant de l'histoire "vue d'en bas" (Burke, 1992). On adopte l'approche qualitative d'analyse, avec des fondements dans les présupposés de l'Histoire Sociale dans la perspective féministe, par le biais de la Théorie de la Reproduction Sociale (TRS), avec des apports de la critique marxiste renouvelée et améliorée par la critique féministe, en recourant aux œuvres de: Arruzza; Bhattacharya; Fraser (2019); Bhattacharya (2023); Federici (2021); Kergoat (2009); Perrot (2008); Saffioti (2013); Hirata (2016). On utilise le cadre historique, pour la période de 2007 à 2017, appelée "histoire du temps présent", en employant les méthodes et techniques de la recherche documentaire. Ainsi, les composants du travail sont les documents du Programme et les Cartes de Vie (Mapas da vida) des anciennes élèves. L'étude a démontré que la majorité des cours offerts dans le Programme sont de formation accélérée et attribués au mond du travail informel, et partent de la vision dominante sur le rôle historiquement attribué aux femmes, liés aux soins domestiques, promouvant la division sexuelle du travail, naturalisant les inégalités de genre. Le processus de construction de la méthodologie Carte de Vie a peu permis aux femmes de réfléchir sur les différentes formes d'oppression et de vulnérabilité sociale. L'étude révèle également qu'il n'existe pas d'évaluation institutionnelle à l'IFMA pour vérifier les résultats et les difficultés dans le développement des activités prévues au cours de l'exécution du Programme Femmes Mille. |
Palavras-chave: | Políticas Públicas; Programa Mulheres Mil; Educação Profissional; Mulheres Egressas; Trabalho de Cuidado Politiques Publiques; Programme Femmes Mille; Éducation Professionnelle; Femmes diplômées; Travail de Soin |
Área(s) do CNPq: | Antropologia Educacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | ALBUQUERQUE, Zeila Sousa de. O programa “Mulheres mil” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão: Uma política pública de educação profissional para mulher. 2024. 248 f. Tese( Programa de Pós-graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5636 |
Data de defesa: | 24-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE.pdf | Tese de Doutorado | 5,36 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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