Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5630
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | FALCÃO, Michelle Rodrigues de Siqueira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3880112311220028 | por |
dc.contributor.advisor1 | TEIXEIRA, Catarina Malcher | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6320145700936389 | por |
dc.contributor.referee1 | TEIXEIRA, Catarina Malcher | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6320145700936389 | por |
dc.contributor.referee2 | PINHEIRO-CAROZZO, Nádia Prazeres | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1596868275681473 | por |
dc.contributor.referee3 | TATMATSU, Daniely Ildegrdes Brito | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6602727569218922 | por |
dc.contributor.referee4 | MARTINS, Dayse Marinho | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6241320963943327 | por |
dc.date.accessioned | 2024-11-26T17:05:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
dc.identifier.citation | FALCÃO, Michelle Rodrigues de Siqueira. Desenvolvimento e protocolo de avaliação do programa de interação para pais - PIPA. 2024. 114 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5630 | - |
dc.description.resumo | A chegada de um filho introduz um novo contexto na vida dos pais e demanda formas diferentes de agir. Os pais se deparam com situações que se configuram um desafio na educação dos filhos e a experiência de vida nem sempre é suficiente para o aprendizado sobre como educar e estabelecer uma relação saudável. Por outro lado, Treinamento de Pais (TP) é definido como um conjunto de procedimentos nos quais pais ou cuidadores são capacitados a modificarem suas práticas disciplinares e educativas e, consequentemente, a atuarem sobre o padrão comportamental indesejado de seus filhos. Achados da literatura têm apontado esta intervenção como promissora no desenvolvimento de práticas parentais saudáveis. Nesse sentido, o objetivo geral deste estudo é desenvolver e descrever um protocolo de avaliação de resultados de um TP sob a ótica analítico-comportamental e como específicos apresentar um programa com objetivos, amostra, instrumentos e recursos e procedimentos de um TP para uma população não clinica e elaborar um protocolo de avaliação de resultados do TP para verificar os efeitos na modificação de interações entre pais e filhos. Para a elaboração do TP foi necessário a caracterização e análise dos TPs nacionais, assim como das suas potencialidades e limitações. O TP que será apresentado foi denominado de PIPA, planejado para um grupo de oito pais, de ambos os sexos, com filhos na faixa etária de 6 a 13 anos. É composto de oito encontros com duração média de 1 hora e 30 minutos. Os temas serão discutidos na perspectiva analítico-comportamental. Para avaliação de resultados é proposto a análise de medidas diretas e indiretas de comportamento, tanto dos pais como dos filhos. Espera-se que o mesmo contribua para a melhoria das práticas educativas e da interação familiar. Conclui-se apontando a importância dos pais no desenvolvimento comportamental infantil e comprometimento dos analistas do comportamento em apresentar práticas baseadas em evidências. | por |
dc.description.abstract | The arrival of a child introduces a new context into the parents' lives and demands different ways of acting. Parents are faced with situations that pose a challenge in their children's education and life experience is not always enough to learn how to educate and establish a healthy relationship. On the other hand, Parent Training - TP is defined as a set of procedures in which parents or caregivers are trained to modify their disciplinary and educational practices and, consequently, to act on the unwanted behavioral pattern of their children. Literature findings have pointed to this intervention as promising in the development of healthy parenting practices. In this sense, the general objective of this study is to develop and describe a protocol for evaluating the results of a PT from a behavioral-analytic perspective and as specific to present a program with objectives, sample, instruments and resources and procedures of a PT for a population not clinic and develop a protocol for evaluating PT results to verify the effects on modifying interactions between parents and children. To prepare the TP, it was necessary to characterize and analyze national TPs, as well as their potential and limitations. The TP that will be presented was called PIPA, designed for a group of eight parents, of both sexes, with children aged 6 to 13 years. It consists of eight meetings lasting an average of 1 hour and 30 minutes. The themes will be discussed from a behavioral-analytic perspective. To evaluate results, it is proposed to analyze direct and indirect measures of behavior, both from parents and children. It is expected that it will contribute to improving educational practices and family interaction. It concludes by pointing out the importance of parents in children's behavioral development and the commitment of behavior analysts to presenting evidence-based practices. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-26T17:05:58Z No. of bitstreams: 1 MICHELLE RODRIGUES DE SIQUEIRA FALCÃO.pdf: 9513941 bytes, checksum: 67f3ee93ab7921c923ff1c8adfa8c2ae (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-11-26T17:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MICHELLE RODRIGUES DE SIQUEIRA FALCÃO.pdf: 9513941 bytes, checksum: 67f3ee93ab7921c923ff1c8adfa8c2ae (MD5) Previous issue date: 2024-01-17 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Treinamento de Pais; | por |
dc.subject | Interação entre pais e filhos; | por |
dc.subject | Comportamentos problemas | por |
dc.subject | Parent Training; | por |
dc.subject | Interaction between parents and children; | por |
dc.subject | Problem behaviors | por |
dc.subject.cnpq | Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo | por |
dc.title | DESENVOLVIMENTO E PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INTERAÇÃO PARA PAIS - PIPA | por |
dc.title.alternative | DEVELOPMENT AND EVALUATION PROTOCOL OF THE PARENT INTERACTION PROGRAM - PIPA | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MICHELLE RODRIGUES DE SIQUEIRA FALCÃO.pdf | Dissertação de Mestrado | 9,29 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.