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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5617
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação ambiental e as doenças de veiculação hídrica: a relação entre saúde e meio ambiente |
Título(s) alternativo(s): | Environmental education and waterborne diseases: the relationship between health and the environment |
Autor: | AMBROSIO, Halana Tereza Marques de Jesus ![]() |
Primeiro orientador: | AQUINO JUNIOR, José |
Primeiro membro da banca: | AQUINO JUNIOR, José |
Segundo membro da banca: | SOARES , Leonardo Silva |
Terceiro membro da banca: | RODRIGUES , Zulimar Marita Ribeiro |
Quarto membro da banca: | BASTOS, Luciana da Silva |
Resumo: | A Educação Ambiental e os seus princípios envolvem a qualidade de vida em todos os seus aspectos, de maneira diretamente interligada a saúde pública, tendo em vista transformar o ambiente ocupado pela sociedade em um local favorável a vida digna. O presente estudo, tem como objetivo sensibilizar estudantes de ensino médio, no município de São Luís/MA para atuarem como multiplicadores de informações sobre doenças de veiculação hídrica em seus lares e adjacências. A pesquisa foi pautada por meio de uma revisão sistemática atrelada a educação ambiental com enfoque em doenças de veiculação hídrica e suas variáveis intervenientes e um estudo de base qualitativa, de pesquisa participante no qual foram levantados dados secundários e primários. A revisão sistemática incluiu para análise 52 artigos; obedecendo os itens recomendados pela declaração PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analyses) e estes foram classificados em dois grupos de categorias. A investigação qualitativa se deu em três escolas, todas com a oferta de ensino médio, sendo o tipo amostral selecionado por conveniência e universo amostral composto por estudantes e professores das três escolas selecionadas, foram incluídos 60 professores e 100 alunos. Os dados obtidos e analisados foram retirados a partir das respostas adquiridas pelos questionários feitos com os professores da escola, e das planilhas de dados retiradas do Kahoot aplicado com os alunos. Em relação a revisão sistemática, evidenciou-se especificamente a relação direta das doenças de veiculação hídrica com a falta de saneamento, precariedade nos serviços básicos em saúde, habitação, e bem-estar social. Já a pesquisa participante contribuiu a respeito da educação ambiental, em especial, como esta pode melhor integrar informações sobre doenças de veiculação hídrica por meio do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O estudo também se propôs a avaliar e gerar propostas pedagógicas de educação ambiental na propagação de novas informações e percepções socioambientais de jovens sobre as doenças de veiculação hídrica. |
Abstract: | Environmental Education and its principles involve quality of life in all its aspects, directly linked to public health, with a view to transforming the environment occupied by society into a place favorable to a dignified life. The present study aims to raise awareness among high school students in the city of São Luís/MA to act as multipliers of information about waterborne diseases in their homes and surrounding areas. The research was guided by a systematic review linked to environmental education with a focus on waterborne diseases and their intervening variables and a qualitative-based study, participatory research in which secondary and primary data were collected. The systematic review included 52 articles for analysis; following the items recommended by the PRISMA statement (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) and these were classified into two groups of categories. The qualitative investigation took place in three schools, all offering secondary education, with the sample type selected for convenience and the sample universe composed of students and teachers from the three selected schools, 60 teachers and 100 students were included. The data obtained and analyzed were taken from the answers acquired through questionnaires carried out with the school's teachers, and from data sheets taken from Kahoot applied to the students. In relation to the systematic review, the direct relationship between water-borne diseases and the lack of sanitation, precariousness in basic services in health, housing, and social well-being was specifically highlighted. Participatory research contributed to environmental education, in particular, how it can better integrate information about waterborne diseases through the use of Digital Information and Communication Technologies (DIT). The study also aimed to evaluate and generate pedagogical proposals for environmental education in the dissemination of new information and socio environmental perceptions of young people about waterborne diseases. |
Palavras-chave: | ambiente escolar; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); kahoot; high school; Digital Information and Communication Technologies (TDIC); kahoot. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS - DCAA |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE/CCBS |
Citação: | AMBROSIO, Halana Tereza Marques de Jesus. Educação ambiental e as doenças de veiculação hídrica: a relação entre saúde e meio ambiente. 2023.129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente/CCBS) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5617 |
Data de defesa: | 6-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E AMBIENTE |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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HALANATEREZA.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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