Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, Luana Reis-
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Tânia Cristina Costa-
dc.contributor.referee1RIBEIRO, Tania Cristina Costa-
dc.contributor.referee2VASCONCELOS, Gisele Soares de-
dc.contributor.referee3PELLEGRIM, Emyle Pompeu de Barros Daltro-
dc.date.accessioned2024-11-14T16:48:32Z-
dc.date.issued2024-09-13-
dc.identifier.citationBRITO, Luana Reis. Cacuriando Corpos: os corpos das mulheres na dança do Cacuriá, discursos e empoderamento. 2024. 131 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5589-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar quais estratégias de empoderamento as mulheres que dançam no Cacuriá de Dona Teté utilizam para mediar os discursos patriarcais que as atravessam. Para isso, buscamos descrever a manifestação cultural do cacuriá e suas dinâmicas culturais; pretendendo, assim, detectar os discursos patriarcais que mais impactam nos corpos dessas mulheres dançarinas do cacuriá e, inferir que, através do rebolado, existe ações feministas rebeldes que configuram estratégias de empoderamento refletidas no modo com que as mulheres se expressam dançando no cacuriá.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze which empowerment strategies women who dance in Dona Teté's Cacuriá use to mediate the patriarchal discourses that permeate them. To this end, we seek to describe the cultural manifestation of the cacuriá and its cultural dynamics; thus, we intend to detect the patriarchal discourses that most impact the bodies of these female cacuriá dancers and, infer that, through the rebolado, there are rebellious feminist actions that configure empowerment strategies reflected in the way women express themselves dancing in the cacuriá.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-11-14T16:48:32Z No. of bitstreams: 1 LUANA REIS BRITO.pdf: 3800516 bytes, checksum: 831eec880a2d0393fbbd78f85ddc174b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-14T16:48:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUANA REIS BRITO.pdf: 3800516 bytes, checksum: 831eec880a2d0393fbbd78f85ddc174b (MD5) Previous issue date: 2024-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDança;por
dc.subjectManifestação cultural do cacuriá;por
dc.subjectDinâmicas culturaispor
dc.subjectDance;eng
dc.subjectCultural manifestation of the cacuriá;eng
dc.subjectCultural dynamicseng
dc.subject.cnpqDançapor
dc.titleCacuriando Corpos: os corpos das mulheres na dança do Cacuriá, discursos e empoderamentopor
dc.title.alternativeWOMEN'S BODIES IN THE CACURIÁ DANCE, DISCOURSES AND EMPOWEReng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA REIS BRITO.pdfDissertação de Mestrado3,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.