Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5552
Tipo do documento: Dissertação
Título: Arte e projetos na educação básica: experiências metodológicas na prática docente
Título(s) alternativo(s): Art and projects in basic education: methodological experiences in teaching practice
Autor: COSTA, Francisca da Silva 
Primeiro orientador: MATOS, Elisene Castro
Primeiro membro da banca: BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Segundo membro da banca: SANTOS, Abimaelson
Terceiro membro da banca: MATOS, Elisene Castro
Resumo: Esta pesquisa pauta ações metodológicas do ensino da Arte através da estruturação e aplicação de projetos que atuam na estimulação da multidisciplinaridade. Para tanto, utilizei a Pedagogia de Projetos aliada à Pedagogia Cultural, como direcionamento e, por esta metodologia articular o total envolvimento participativo dos estudantes e professores, desde a elaboração com fundamentação e engajamento que possibilitassem a investigação científica e contribuição para a mudança social. A atuação é pautada na pesquisa quanti-quali por pautar os dados de forma subjetiva e por projetar os resultados no desenvolvimento geral da educação dos estudantes. Assim, os envolvimentos dos mesmos são percebidos, mas não em um tempo hábil à mensuração. Este estudo mostra um considerável número de atividades propostas, nos projetos desenvolvidos ao longo de treze anos de trabalho em sala de aula.
Abstract: This research structures methodological actions in the teaching of Art through the structuring and application of projects that work to stimulate multidisciplinarity. To this end, I used Project Pedagogy and Cultural Pedagogy, as a guideline and, through this methodology, articulate the total participatory involvement of students and teachers, from the elaboration with foundation and engagement that would enable scientific investigation and contribution to social change. The action is based on quantitative quali research by guiding the data subjectively and by projecting the results into the general development of students' education. Thus, their involvement is perceived, but not in a timely manner for measurement. This study shows a considerable number of proposed activities, in the projects I developed in a continuous process of thirteen years of work in the classroom.
Palavras-chave: ensino de Arte;
projetos;
educação;
Art teaching;
projects;
education
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: COSTA, Francisca da Silva. Arte e projetos na educação básica: experiências metodológicas na prática docente. 2024.128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5552
Data de defesa: 29-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisca_Costa.pdfDissertação de Mestrado9,47 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.