Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5552
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Arte e projetos na educação básica: experiências metodológicas na prática docente |
Título(s) alternativo(s): | Art and projects in basic education: methodological experiences in teaching practice |
Autor: | COSTA, Francisca da Silva |
Primeiro orientador: | MATOS, Elisene Castro |
Primeiro membro da banca: | BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes |
Segundo membro da banca: | SANTOS, Abimaelson |
Terceiro membro da banca: | MATOS, Elisene Castro |
Resumo: | Esta pesquisa pauta ações metodológicas do ensino da Arte através da estruturação e aplicação de projetos que atuam na estimulação da multidisciplinaridade. Para tanto, utilizei a Pedagogia de Projetos aliada à Pedagogia Cultural, como direcionamento e, por esta metodologia articular o total envolvimento participativo dos estudantes e professores, desde a elaboração com fundamentação e engajamento que possibilitassem a investigação científica e contribuição para a mudança social. A atuação é pautada na pesquisa quanti-quali por pautar os dados de forma subjetiva e por projetar os resultados no desenvolvimento geral da educação dos estudantes. Assim, os envolvimentos dos mesmos são percebidos, mas não em um tempo hábil à mensuração. Este estudo mostra um considerável número de atividades propostas, nos projetos desenvolvidos ao longo de treze anos de trabalho em sala de aula. |
Abstract: | This research structures methodological actions in the teaching of Art through the structuring and application of projects that work to stimulate multidisciplinarity. To this end, I used Project Pedagogy and Cultural Pedagogy, as a guideline and, through this methodology, articulate the total participatory involvement of students and teachers, from the elaboration with foundation and engagement that would enable scientific investigation and contribution to social change. The action is based on quantitative quali research by guiding the data subjectively and by projecting the results into the general development of students' education. Thus, their involvement is perceived, but not in a timely manner for measurement. This study shows a considerable number of proposed activities, in the projects I developed in a continuous process of thirteen years of work in the classroom. |
Palavras-chave: | ensino de Arte; projetos; educação; Art teaching; projects; education |
Área(s) do CNPq: | Artes |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | COSTA, Francisca da Silva. Arte e projetos na educação básica: experiências metodológicas na prática docente. 2024.128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5552 |
Data de defesa: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Francisca_Costa.pdf | Dissertação de Mestrado | 9,47 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.