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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5551
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A perspectiva do feminismo negro sob a ótica de narrativas autobiográficas de mulheres negras trabalhadoras da educação em Praia Norte - Tocantins |
Título(s) alternativo(s): | The perspective of black feminism from the perspective of autobiographical narratives of black women education workers in Praia Norte - Tocantins |
Autor: | CONCEIÇÃO, Sônia Maria de Jesus da |
Primeiro orientador: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Primeiro membro da banca: | CARVALHO, Herli de Sousa |
Segundo membro da banca: | CRUZ, Edna Sousa |
Terceiro membro da banca: | BARROSO, Betania Oliveira |
Quarto membro da banca: | PEREIRA, Ana Lúcia |
Quinto membro da banca: | JÚLIO, Kelly Lislie |
Resumo: | Este trabalho sobre “A perspectiva do Feminismo Negro sob a ótica de narrativas autobiográficas de mulheres negras trabalhadoras da educação em Praia Norte – Tocantins” justifica-se pelo fato de que sou mulher negra educadora como parte deste contexto e com indagações sobre a temática foco do estudo. Assim, trago como problemática a percepção da existência de mulheres negras que não tem posicionamento político identitário enquanto educadoras antirracistas e feministas atravessadas por questões interseccionais de classe, gênero e raça. Para tanto, elenco como objetivos: averiguar os caminhos que me constroem como mulher negra educadora antirracista; apresentar os subsídios teóricos de empoderamento ao Feminismo Negro; discorrer como se dá o encontro metodológico da pesquisa com o coletivo de mulheres negras educadoras; analisar as experiências na perspectiva do Feminismo Negro das mulheres trabalhadoras na educação de Praia Norte – Tocantins; e, conhecer as trajetórias de mulheres negras trabalhadoras da educação em fragmentos de suas autobiografias, a fim de estruturar este estudo com as bases teóricas e metodológicas necessárias. Desta forma, a fundamentação são bases epistemológicas em intelectuais negras feministas sobre conceitos relacionados a abordagem evidenciada nas contribuições de Freire (1967; 1987; 1996; 2020), Gomes (1995; 2005; 2006; 2010; 2019), Carneiro (1985; 2004; 2005; 2011), Nascimento (2002), Evaristo (2008; 2017; 2020), Munanga (2009; 2012), Gonzalez (2010; 2017; 2018), Deus (2011), Adichie (2012; 2014; 2019), Cruz (2015), Carvalho (2016), Davis (2016; 2018), Ribeiro (2017; 2018; 2019), hooks (2017; 2019b), Collins (2019), Kilomba (2019), Santos (2019; 2022), Moraes (2021), Nascimento (2021), Lorde (2021), Rodrigues (2023), dentre outras. Para tanto, priorizei a Pesquisa Qualitativa, utilizando procedimentos da Pesquisa Autobiográfica em Educação, a partir de duas Rodas de Conversa presenciais, tendo como problematização a música “Triste, Louca ou Má” da Banda Francisco El Hombre, ouvi as narrativas das mulheres negras trabalhadoras da educação em duas escolas públicas de Praia Norte - Tocantins, deste modo, elaborei um roteiro de entrevista com dados pessoais e complementares que foram respondidos via Google Forms, realizei mais duas Rodas de Validação pela Plataforma Google Meet, e, foram analisadas relatos de vinte e seis mulheres como base de investigação, com o objetivo de garantir um embasamento científico ao estudo. Os resultados revelam que os sujeitos reproduzem discursos e práticas que marginalizam e invisibilizam as mulheres negras, deste modo destaco a necessidade de políticas públicas e espaços de diálogos atravessados pela interseccionalidade, equidade, visibilidade, respeito pelas falas e valorização da diversidade. Considerando a relevância das trajetórias de mulheres negras trabalhadoras na educação, essa pesquisa legitimou ser fundamental na construção de um conhecimento abrangente e representativo. Assim, surge uma oportunidade ímpar de convocar educadoras antirracistas e ativistas do Feminismo Negro para uma transformação profunda dos conceitos e práticas educativas e uma reavaliação dos seus posicionamentos. Além disso, como resultado dessa pesquisa, compartilho a jornada pessoal das mulheres interlocutoras da pesquisa em um livro de relatos autobiográficos, como uma forma de concretizar todo esse trabalho. |
Abstract: | This research The perspective of Black Feminism from the optics of autobiographical narratives of black women education workers in Praia Norte - Tocantins. Therefore, the narratives and this music in question are the objects of study in this research. It is justified by the fact that I am a black woman educator as part of this context and with questions about the focus of the study. Thus, I bring as a problem the perception of the existence of black women who do not have a political identity positioning as anti-racist and feminist educators crossed by intersectional issues of class, gender and race. Therefore, cast as goals: find out the paths that build me as a black woman and anti-racist educator; present the theoretical subsidies of empowerment for Black Feminism; discuss how the methodological encounter of research with the collective of black women educators takes place; analyze the experiences from the perspective of Black Feminism of women workers in education in Praia Norte – Tocantins; and, to know the trajectories of black women education workers in fragments of their autobiographies, in order to structure this study with the necessary theoretical and methodological bases. So, we substantiate epistemological bases on black feminist intellectuals on concepts related to the approach evidenced in the contributions of Freire (1967; 1987; 1996; 2020), Gomes (1995; 2005; 2006; 2010; 2019), Carneiro (1985; 2004; 2005; 2011), Nascimento (2002), Evaristo (2008; 2017; 2020), Munanga (2009; 2012), Gonzalez (2010; 2017; 2018), Deus (2011), Adichie (2012; 2014; 2019), Cruz (2015), Carvalho (2016), Davis (2016; 2018), Ribeiro (2017; 2018; 2019), hooks (2017; 2019b), Collins (2019), Kilomba (2019), Santos (2019; 2022), Moraes (2021), Nascimento (2021), Lorde (2021), Rodrigues (2023), among others. Therefore, prioritized Qualitative Research, using procedures from Autobiographical Research in Education, based on two person Conversation Wheels, with the problematization of the song “Triste, Louca ou Má” by the Banda Francisco El Hombre, heard the narratives of black workers women of education in two public schools in Praia Norte - Tocantins, so, and this way, created an interview script with personal and complementary data that were answered via Google Forms, accomplished two more validation wheels through the Google Meet stand, and, reports from 26 women were analyzed as a basis for investigation, with the aim of guaranteeing a scientific basis for the study. The results reveal that society reproduces discourses and practices that marginalize and make black women invisible. Contrast the need for public political, spaces for dialogue permeated by intersectionality, equity, visibility, respect for speech and appreciation of diversity. Considering the relevance of the trajectories of black women workers in education, our research legitimized being fundamental in the construction of comprehensive and representative knowledge. So, there is potential to expand the engagement of anti-racist educators and Black Feminist activists in re-signifying teaching concepts and practices and rethinking positions. Furthermore, as a result of this research, share the personal journey of the women involved in the research in a book of autobiographical stories, as a way of materialize all this work. |
Palavras-chave: | narrativas autobiográficas; feminismo negro; mulheres negras; educação antirracista. experiences; black feminism; black women; anti-racist education; autobiographical narratives. |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Citação: | CONCEIÇÃO, Sônia Maria de Jesus da. A perspectiva do feminismo negro sob a ótica de narrativas autobiográficas de mulheres negras trabalhadoras da educação em Praia Norte - Tocantins. 2023. 180 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz. 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5551 |
Data de defesa: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SÔNIAMARIADEJESUSDACONCEIÇÃO.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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