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Tipo do documento: Dissertação
Título: Corpos que transitam, corpos que gritam: violências de gênero no Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Bodies that transit, bodies that scream: gender violence in high school
Autor: DIAS, Adriana da Silva 
Primeiro orientador: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Primeiro membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Segundo membro da banca: GOMES, Márcia Cristina
Terceiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Quarto membro da banca: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Resumo: Esta pesquisa trata das violências de gênero no Ensino Médio, compreendendo-as pelas relações de poder que envolvem as questões de gênero e de suas intersecções no curso do tempo histórico e cultural. Objetivou-se analisar violências de gênero ocorridas no cotidiano escolar, destacando-se as possíveis ações de combate pelo corpo docente e gestão do Liceu Maranhense. No percurso metodológico, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo no Liceu Maranhense, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com o gestor, um apoio pedagógico e seis docentes de uma turma do 2o ano do Ensino Médio, turno vespertino, da escola lócus da pesquisa, situada na zona metropolitana de São Luís/MA. Utiliza-se a Análise Proposicional do Discurso (APD) de Laurence Bardin (2016) no tratamento dos dados e informações geradas por meio dos documentos e das entrevistas. A pesquisa revela discriminações e preconceitos de gênero contra as identidades trans e sobre o uso do nome social; episódios da automutilação e brigas entre meninas; situações de bullying com meninas nas aulas de Educação Física. Dentre as ações de combate, a gestão e as/os docentes apontam a realização de palestras que visam combater violências. Contudo, não há medidas de enfrentamento relativas às violências de gênero, mas sim, à violência macrossocial. Alguns docentes declaram trabalhar as questões de gênero e suas intersecções na prática educativa, enquanto outras/os relatam que não abordam conteúdos dessa natureza, porque não estão intrínsecos ao componente curricular os quais atuam. Os resultados deste estudo mostram que as violências de gênero ocorrem no cotidiano da escola e as ações de combate ainda se distanciam de um consenso pedagógico e educativo.
Abstract: This research addresses gender violence in high school, understanding it through the power relations that involve gender issues and their intersections over historical and cultural times. The objective was to analyze gender violence occurring in daily school life, highlighting possible counteractions by the teaching staff and management of the Liceu Maranhense. The methodological approach involved a qualitative study, with a literature review, document analysis, and field research at the Liceu Maranhense, through semi-structured interviews conducted with the principal, a pedagogical support staff, and six teachers from a 2nd-year high school class in the afternoon shift, at the research locus school, located in the metropolitan area of São Luís/MA. Laurence Bardin's (2016) Propositional Discourse Analysis (PDA) was used to process the data and information generated from the documents and interviews. The research reveals discrimination and gender prejudice against trans identities and the use of social names, episodes of self-harm and fights among girls, and bullying situations involving girls in Physical Education classes. Among the counteractions, the management and teachers point out the implementation of lectures aimed at combating violence. However, there are no measures addressing gender violence specifically, but rather macro-social violence. Some teachers claim to address gender issues and their intersections in their educational practice. In contrast, others report that they do not cover such content because it is not intrinsic to their curriculum component. The results of this study show that gender violence occurs in daily school life, and the counteractions are still far from a pedagogical and educational consensus.
Palavras-chave: violências de gênero;
cotidiano escolar;
ações de combate;
ensino médio.
gender violence;
school daily life;
combat actions;
high school.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: DIAS, Adriana da Silva. Corpos que transitam, corpos que gritam: violências de gênero no Ensino Médio. 2024. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5548
Data de defesa: 15-Ago-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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