Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5545
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | DRAMATURGIA MUSICAL DESCOLONIAL DO GRUPO GRITA NO ESPETÁCULO PRETO FUGIDO |
Título(s) alternativo(s): | DECOLONIAL MUSICAL DRAMATURGY BY THE GRITA GROUP IN THE SHOW PRETO FUGIDO DRAMATURGIA MUSICAL DECOLONIAL DEL GRUPO GRITA EN EL ESPECTÁCULO NEGRO FUGIDO DRAMATURGIE MUSICALE DÉCOLONIALE DU GRUPO GRITA DANS LE SPECTACLE NOIR FUGIDO |
Autor: | SANTOS, Ricardo Wayland Gomes |
Primeiro orientador: | SILVA, Maria José Lisboa |
Primeiro membro da banca: | SILVA, Maria Jose Lisboa |
Segundo membro da banca: | FONSECA, Michelle Nascimento Cabral |
Terceiro membro da banca: | MOREIRA, Jussara Trindade |
Resumo: | Esta pesquisa teve o objetivo de investigar a dramaturgia musical descolonial do espetáculo musical Preto Fugido, tendo como embasamento de critérios de análises: conceitos da dramaturgia musical contemporânea, estabelecendo relações dialógicas, com as Teorias Descoloniais a luz das ideias de Walter Mignolo, sobre o Pensamento de Fronteira. A pesquisa teve enquanto proposta metodológica a realização de uma pesquisa histórica de caráter fenomenológica, no intuito de desenvolver diálogos entre os conteúdos de ensino mais sistemáticos e outros saberes menos formais, a partir de uma abordagem pautada nas experiências empíricas relacionadas aos processos e poéticas da cena. Sendo consideradas as entrevistas do autor e compositor das canções musicais, do diretor do espetáculo, dos atores e atrizes que participaram da montagem do espetáculo musical Preto Fugido. Os resultados dessas investigações apontaram a dramaturgia musical descolonial do Grupo GRITA, de forma específica: os processos criativos; os modos de produção colaborativa; a organização artística comunitária, sendo desenvolvida nas perspectivas da fronteira da resistência colonial, a não subalternização do pensamento eurocêntrico, da valorização de práticas artísticas, enquanto forma de enfrentamento ao racismo estrutural, valorizando diversas formas de musicalidade, saberes ancestrais de matriz africanas e da cultura popular maranhense. |
Abstract: | Esta investigación tuvo como objetivo indagar en la dramaturgia musical descolonial del
espectáculo musical Preto Fugido, a partir de criterios de análisis: conceptos de la
dramaturgia musical contemporánea, estableciendo relaciones dialógicas, con Teorías
Descoloniales a la luz de las ideas de Walter Mignolo sobre el Pensamiento Fronterizo. La
propuesta metodológica de la investigación fue realizar una investigación histórica de carácter
fenomenológico, con el objetivo de desarrollar diálogos entre contenidos didácticos más
sistemáticos y otros saberes menos formales, a partir de un enfoque sustentado en
experiencias empíricas relacionadas con los procesos y poéticas de la escena. . Considerando
las entrevistas con el autor y compositor de las canciones musicales, el director del
espectáculo, los actores y actrices que participaron en la producción del espectáculo musical
Preto Fugido. Los resultados de estas investigaciones señalaron de manera específica la
dramaturgia musical descolonial del Grupo GRITA: los procesos creativos, los modos de
producción colaborativa, la organización artística comunitaria, desarrollándose desde las
perspectivas de la frontera de la resistencia colonial, la no -subordinación del pensamiento
eurocéntrico, valorización de las prácticas artísticas, como forma de enfrentar el racismo
estructural, valorando diferentes formas de musicalidad, conocimientos ancestrales de origen
africano y cultura popular maranhense. This research aimed to investigate the decolonial musical dramaturgy of the musical show Preto Fugido, based on analysis criteria: concepts of contemporary musical dramaturgy, establishing dialogical relationships, with Decolonial Theories in light of Walter Mignolo's ideas on Border Thought. The methodological proposal of the research was to carry out a historical research of a phenomenological nature, with the aim of developing dialogues between more systematic didactic content and other less formal knowledge, based on an approach supported by empirical experiences related to the processes and poetics of the scene. . Considering the interviews with the author and composer of the musical songs, the director of the show, the actors and actresses who participated in the production of the musical show Preto Fugido. The results of these investigations specifically pointed out the decolonial musical dramaturgy of the GRITA Group: the creative processes, the modes of collaborative production, the community artistic organization, developing from the perspectives of the frontier of colonial resistance, the non-subordination of Eurocentric thought, valorization of artistic practices, as a way of confronting structural racism, valuing different forms of musicality, ancestral knowledge of African origin and popular Maranhense culture. Cette recherche visait à étudier la dramaturgie musicale décoloniale de la spectacle musical Preto Fugido, basé sur des critères d'analyse : concepts du dramaturgie musicale contemporaine, établissant des relations dialogiques, avec des théories Décolonial à la lumière des idées de Walter Mignolo sur la pensée frontalière. Le La proposition méthodologique de la recherche était de mener une enquête historique sur un phénoménologique, dans le but de développer des dialogues entre des contenus didactiques plus des connaissances systématiques et d'autres moins formelles, basées sur une approche basée sur expériences empiriques liées aux processus et à la poétique de la scène. . Considérant les entretiens avec l'auteur et compositeur des chansons musicales, le directeur du spectacle, les acteurs et actrices qui ont participé à la réalisation du spectacle musical Preto Fugido. Les résultats de ces enquêtes ont spécifiquement mis en évidence la dramaturgie musicale décoloniale du Groupe GRITA : les processus créatifs, les modes de production collaborative, organisation artistique communautaire, développement à partir du perspectives frontalières de la résistance coloniale, non-subordination de la pensée Eurocentrique, valorisation des pratiques artistiques, comme moyen de lutter contre le racisme structural, valorisant différentes formes de musicalité, savoirs ancestraux d'origine Culture populaire africaine et maranhense. |
Palavras-chave: | Dramaturgia Musical; Descolonial; Pensamento de Fronteira; Grupo GRITA; Preto Fugido Dramaturgia Musical; Descolonial; Pensamiento de Fronterizo; Grupo GRITA; Preto Fugido Musical Dramaturgy; Decolonial; Border Thought; GRITA Group; Preto Fugido Dramaturgie musicale; Décolonial; Pensée frontière; Grappe CRIER; Preto Fugido |
Área(s) do CNPq: | Dramaturgia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS |
Citação: | SANTOS, Ricardo Wayland Gomes.Dramaturgia musical descolonial do grupo Grita no espetáculo Preto Fugido. 2023. 145 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5545 |
Data de defesa: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ricardo_Wayland.pdf | Dissertação de Mestrado | 2,95 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.