Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5542
Tipo do documento: Dissertação
Título: Capoeira angola no apoio ao ensino de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: uma proposta de intervenção com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática para os anos finais do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Capoeira Angola in supporting the teaching of students with intellectual development disorder: an intervention proposal focusing on kinesthetic and logical-mathematical intelligence for the final years of Elementary School
Autor: PACHECO, Nando Marley Lima 
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia Conceição Costa
Segundo membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Terceiro membro da banca: FRANCO, Vitor Daniel Ferreira
Resumo: Esta pesquisa de mestrado se propôs investigar o ensino para estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas, com o apoio do conteúdo da Capoeira Angola, por meio de experiências cinestésicas, e produzir um Caderno de Orientações com Sequências Didáticas em uma perspectiva interdisciplinar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada por meio de uma proposta de intervenção pedagógica, caracterizada como exploratória. Os participantes da pesquisa são 2 (dois) professores da sala de recursos multifuncionais, 2 (dois) professores de Educação Física, 1 (um) professores de Matemática. Os docentes participantes foram submetidos às oficinas com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática e palestras voltadas para o conteúdo da Capoeira Angola, para que, desta vivência, se extraíssem atividades, condensadas de forma didática. A pesquisa foi realizada na Escola na UEB Ensino Fundamental Ministro Mario Andreazza, localizada no bairro da Liberdade-São Luís - MA. Os principais resultados demonstraram que a maioria dos professores participantes, quatro (80%), conhece a Teoria das Inteligências Múltiplas e, em específico, as inteligências cinestésica e lógico-matemática. Em relação às práticas pedagógicas com o apoio da Capoeira Angola todos os participantes foram unânimes em afirmar que consideram que experiências cinestésicas proporcionadas pela Capoeira Angola poderão apoiar o ensino-aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual em uma perspectiva interdisciplinar. No que diz respeito à interdisciplinaridade, todos foram unânimes em afirmar que s práticas pedagógicas podem ser utilizadas no processo de ensino de estudantes com a Deficiência Intelectual no apoio ao ensino de conteúdos lógico-matemáticos, por meio de oficinas, jogos, música que salientem o despertar dos sentidos. A intervenção pedagógica ocorreu de forma colaborativa com os professores que se propuseram a participar da pesquisa. No primeiro momento, realizamos a oficina da Capoeira Angola para demostrarmos a nossa proposta. Em seguida, reunimos os docentes para expor a nossa pesquisa de forma explicativa. Para tanto, utilizamos os seguintes recursos: notebook e data show. Constatamos que a Capoeira Angola pode ser um recurso metodológico para o ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento das Inteligências cinestésica e lógico-matemática. Os principais resultados evidenciaram que o professores da escola pública da esfera municipal da U.E.B. Ministro Mario Andreazza, reconhecem que a proposta interventiva da Capoeira Angola possibilitará os afloramentos das inteligências múltiplas com o foco da cenestésica e na lógica-matemática dos estudantes Deficiência Intelectual, com a bagagem pedagógica da Capoeira Angola. Sugerimos o uso de novas práticas pedagógicas com a Capoeira Angola com o intuito de favorecer o ensino-aprendizagem dos estudantes com deficiências do Deficiência Intelectual.
Abstract: This master's research aimed to investigate teaching for students with intellectual development disorders in light of the Theory of Multiple Intelligences, with the support of Capoeira Angola content, through kinesthetic experiences, and produce a Guidebook with Didactic Sequences in an interdisciplinary perspective. To this end, applied research was carried out through a pedagogical intervention proposal, characterized as exploratory. The research participants will be 2 (two) teachers from the multifunctional resource room, 2 (two) Physical Education teachers, 1 (one) Mathematics teachers. The participating teachers underwent workshops focusing on kinesthetic and logical-mathematical intelligence and lectures focused on the content of Capoeira Angola, so that activities could be extracted from this experience, condensed in a didactic way. The research was carried out at the School at UEB Ensino Fundamental Ministro Mario Andreazza, located in the neighborhood of Liberdade-São Luís/MA. The main results demonstrated that the majority of participating teachers, four (80%) know the Theory of Multiple Intelligences and specifically, kinesthetic and logical- mathematical intelligence. Regarding pedagogical practices with the support of Capoeira Angola, all participants were unanimous in stating that they consider that kinesthetic experiences provided by Capoeira Angola can support the teaching-learning of students with DID from an interdisciplinary perspective. With regard to interdisciplinarity, everyone was unanimous in stating that pedagogical practices can be used in the teaching process of students with DID to support the teaching of logical-mathematical content, through workshops, games, music that emphasize the awakening of the senses . The pedagogical intervention took place collaboratively with the teachers who proposed to participate in the research. Firstly, we held the Capoeira Angola workshop to demonstrate our proposal. We then brought together the teachers to present our research in an explanatory manner. To do so, we used the following resources: notebook and data show. In this way, we point out that Capoeira Angola can be a methodological resource for teaching-learning with a focus on the development of kinesthetic and logical-mathematical Intelligence. The main results showed that public school teachers in the municipal sphere of U.E.B. Minister Mario Andreazza, recognize that the interventional proposal of Capoeira Angola will enable the emergence of multiple intelligences with a focus on cenesthetics and mathematical logic of Intellectual Disability students, with the pedagogical background of capoeira angola. We suggest the use of new pedagogical practices with Capoeira Angola in order to favor the teaching-learning of students with DID disabilities.
Palavras-chave: ensino;
Transtorno do Desenvolvimento Intelectual;
capoeira Angola;
educação inclusiva.
teaching;
Intellectual Development Disorder;
capoeira Angola;
inclusive education.
Área(s) do CNPq: Educação Especial
Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PACHECO, Nando Marley Lima. Capoeira angola no apoio ao ensino de estudantes com transtorno do desenvolvimento intelectual: uma proposta de intervenção com foco nas inteligências cinestésica e lógico-matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. 2024. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5542
Data de defesa: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NANDOMARLEYLIMAPACHECO.pdfDissertação de Mestrado2,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.