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dc.creatorMARQUES, Miqueas Protasio-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2847886462640261por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Luis Hernán Uribe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7480727485255787por
dc.contributor.referee1MIRANDA, Luís Hernan Uribe-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7480727485255787por
dc.contributor.referee2SILVA JUNIOR, Francisco Valdério Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9611868983567957por
dc.contributor.referee3URIBE, Íris Fátima da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8906333256517819por
dc.date.accessioned2024-09-17T12:08:49Z-
dc.date.issued2024-08-08-
dc.identifier.citationMARQUES, Miqueas Protasio. Agostinho de Hipona e Luigi Pareyson: uma análise comparativa sobre o problema do mal. 2024. 135 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5539-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa do problema do mal no pensamento de Agostinho de Hipona e Luigi Pareyson. Agostinho em De libre arbítrio (O livre-arbítrio - 387-395), obra dedicada ao problema do mal, nega a ideia do mal ontológico, concebendo-o com não ser, e posiciona o problema unicamente no campo da moral a partir da noção de pecado, o qual segundo ele, tem como origem o livre-arbítrio da vontade humana; dessa forma, Agostinho exclui a responsabilidade de Deus pela existência do pecado, ainda que seja Ele o seu redentor. Pareyson, por sua vez, em Ontologia da Liberdade: O mal e o sofrimento (1955), apresenta sua visão sobre o negativo, através de uma hermenêutica da experiencia religiosa, conferindo ao mal um estatuto ontológico, que além de ser uma realidade, isto é, realidade positiva em sua negatividade, afirma ser Deus a origem do mal e o homem seu autor. Ambos os autores recorrem a narrativa bíblica da “criação”, “queda” e “redenção” para refletirem sobre o problema do mal. Portanto, visando o propósito a ser alcançado, será analisado tanto a visão agostiniana sobre o mal a partir de O livre-arbítrio, quanto a hermenêutica de Pareyson presente em Ontologia da Liberdade: O mal e o sofrimento, e por fim, será feita uma comparação entre suas teorias, identificando suas aproximações e distanciamentos.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to carry out a comparative analysis of the problem of evil in the thought of Augustine of Hippo and Luigi Pareyson. Augustine in De libre arbítrio (Free Will - 387-395), a work dedicated to the problem of evil, denies the idea of ontological evil, conceiving it as non-being, and positions the problem solely in the field of morality based on the notion of sin, which according to him has its origin in the free will of the human will; in this way, Augustine excludes God's responsibility for the existence of sin, even though he is its redeemer. Pareyson, on the other hand, in Ontology of Freedom: Evil and Suffering (1955), presents his vision of the negative through a hermeneutic of religious experience, giving evil an ontological status, which in addition to being a reality, that is, a positive reality in its negativity, affirms that God is the origin of evil and man its author. Both authors use the biblical narrative of “creation”, “fall” and “redemption” to reflect on the problem of evil. Therefore, in order to achieve this goal, we will analyze both the Augustinian view of evil from The Free Will, and Pareyson's hermeneutics in Ontology of Freedom: Evil and Suffering, and finally, we will compare their theories, identifying their approximations and diferences.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-09-17T12:08:49Z No. of bitstreams: 1 MIQUEASPROTASIOMARQUES.pdf: 997303 bytes, checksum: 71adaeef6bf408be61e50bd27adf9acc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-17T12:08:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIQUEASPROTASIOMARQUES.pdf: 997303 bytes, checksum: 71adaeef6bf408be61e50bd27adf9acc (MD5) Previous issue date: 2024-08-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFILpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDeus;por
dc.subjectliberdade;por
dc.subjectlivre-arbítrio;por
dc.subjectontologia da liberdade;por
dc.subjectmal.por
dc.subjectGod;eng
dc.subjectfreedom;eng
dc.subjectfree will;eng
dc.subjectontology of freedom;eng
dc.subjectevil.eng
dc.subject.cnpqComportamentopor
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titleAgostinho de Hipona e Luigi Pareyson: uma análise comparativa sobre o problema do malpor
dc.title.alternativeAugustine of Hippo and Luigi Pareyson: a comparative analysis of the problem of evileng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA

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