Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5538
Tipo do documento: Dissertação
Título: O efeito de instrução e feedback sob o comportamento de abordagem policial a veículos
Título(s) alternativo(s): The effect of instruction and feedback on the behavior of police stops Vehicles
Autor: AMORIM, Graziela Serra 
Primeiro orientador: MESQUITA, Alex Andrade
Primeiro membro da banca: MESQUITA, Alex Andrade
Segundo membro da banca: RAMOS, Camila Carvalho
Terceiro membro da banca: CAROZZO, Nádia Prazeres Pinheiro
Resumo: O conceito de feedback tem sido definido como uma descrição verbal, escrita ou vocal do desempenho, fornecendo informações acerca da qualidade ou da quantidade do comportamento de alguém. Grande parte dos comportamentos humanos são adquiridos por meio de instruções. Instruções, conselhos, recomendações, sugestões, avisos, ordens, entre outros, são utilizadas para ensinar, informar e prescrever comportamentos nas mais diversas situações. Uma das abordagens mais utilizadas pelo policial militar durante o trabalho ostensivo é o da abordagem a veículos. A falta de padronização de procedimentos para sua execução pode causar uma série de riscos aos policiais, suspeitos e pessoas próximas. A pesquisa teve como objetivo principal analisar um modelo de intervenção para comportamentos adequados na abordagem a veículos, além disso, buscou-se identificar se a instrução em conjunto com feedback é mais efetiva na redução dos erros de abordagem do que apenas o feedback e modelar e instalar repertório comportamental de abordagem a veículos. O delineamento utilizado foi o de reversão de sujeito único do tipo A-B-A-B. O experimento foi realizado no Comando de Policiamento Metropolitano da Área Sul da Polícia Militar em São Luís, Maranhão, com quatro policiais voluntários divididos em duas duplas de participantes. O procedimento consistiu nas seguintes etapas: (A) linha de base dos comportamentos de abordagem a veículos. Na sequência (B) uma dupla foi exposta a instrução sobre a abordagem a veículos, e em seguida foi registrada por vídeo sua ação na abordagem, após a mesma, receberam feedback corretivo em caso de erro e parabenização em caso de acerto. Para a dupla dois foi apenas registrada por vídeo sua ação na abordagem e ocorreu o fornecimento de feedback corretivo em caso de erro ou parabenização pela sua ação correta (B). Na sequência houve um retorno à linha de base (A) sem intervenção, e posteriormente uma nova intervenção (B). Após três meses foi conduzido o follow-up. Os dados foram coletados pela pesquisadora entre os meses de Julho a Dezembro de 2023. Os resultados obtidos apontaram um aumento progressivo nos escores dos comportamentos-alvo dos policiais de ambas as equipes logo na intervenção um, o policial responsável pela segurança da equipe um atingiu o escore máximo de 100% de acertos a partir da segunda abordagem da intervenção um, e o responsável pela busca pessoal na terceira e a equipe dois atingiu o escore máximo na terceira abordagem da intervenção um. Os resultados mantiveram-se após três meses. Conclui-se que ambos os procedimentos foram eficazes, com uma pequena variação de aquisição das respostas corretas em favor da combinação feedback+instrução.
Abstract: The concept of feedback has been defined as a verbal, written, or vocal description of performance, providing information about the quality or quantity of someone's behavior. Most human behaviors are acquired through instructions. Instructions, advice, recommendations, suggestions, warnings, orders, among others, are used to teach, inform and describe behaviors in the most diverse situations. One of the approaches most used by military police officers during overt work is approaching vehicles. The lack of standardization of procedures for its execution can cause a series of risks to police officers, suspects and people close to them. The main objective of the research was to analyze a behavioral intervention model to adequately approach vehicles, in addition, it sought to identify whether instruction in conjunction with feedback is more effective in reducing approach errors than feedback alone and modeling and install behavioral repertoire for approaching vehicles. The design used was the single-subject version of type A-B-A-B. The experiment was carried out at the Metropolitan Policing Command of the Southern Area of the Military Police in São Luís, Maranhão, with four volunteer police officers divided into two pairs of participants. The procedure consists of the following steps: (A) baseline of vehicle approach behaviors. In sequence (B), a pair was given instructions on approaching vehicles, and then their action during the approach was recorded by video. Afterwards, they received corrective feedback in case of error and congratulations in case of success. For pair two, their action during the approach was only recorded by video and corrective feedback was provided in case of error or congratulations for their correct action (B). There was then a return to baseline (A) without intervention, and later a new intervention (B). After three months, the follow-up was produced. The data was collected by the researcher between the months of July and December 2023. The results obtained showed a progressive increase in the target behavior scores of the police officers from both teams. In intervention one, the police officer responsible for team one's security reached the maximum score of 100% correct from the second approach of intervention one, and the person responsible for the personal search in the third and team two reached the maximum score in the third approach of intervention one. The results were maintained after three months. It is concluded that both procedures were effective, with a small variation in the acquisition of correct answers in favor of the feedback+instruction combination.
Palavras-chave: instrução;
feedback;
Polícia militar;
gestão analítico- comportamental.
instruction;
feedback;
Military police;
analytical-behavioral management.
Área(s) do CNPq: Comportamento
Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: AMORIM, Graziela Serra. O efeito de instrução e feedback sob o comportamento de abordagem policial a veículos. 2024. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5538
Data de defesa: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRAZIELASERRAAMORIM.pdfDissertação de Mestrado1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.