Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5537
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Programa Brasil sem homofobia: uma análise acerca das repercussões do programa no Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Brazil without homophobia program: an analysis of the repercussions of the program in Maranhão |
Autor: | FREITAS, Luciane Fontinele de |
Primeiro orientador: | FERREIRA, Rosinete Silva de Jesus |
Primeiro membro da banca: | MARTINS, Carlos Wellington Soares |
Segundo membro da banca: | ALVARENGA, Ricardo Costa |
Terceiro membro da banca: | MARTINS, Dayse Marinho |
Resumo: | O Programa Brasil Sem Homofobia (PBSH), iniciado em 2004, representa uma abordagem abrangente para lidar com as demandas LGBT+ no Brasil, visando preparar tanto o setor público, quanto a sociedade civil para uma mudança de atitude diante da LGBTfobia. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar as estratégias de implementação do PBSH desde seu início, buscando compreender o cenário de sua implantação e suas possíveis repercussões. Para orientar essa pesquisa bibliográfica, foi necessária uma contextualização histórica da execução do programa, além da apresentação das narrativas relacionadas ao PBSH e dos desdobramentos do projeto local Escola Sem LGBTfobia no Maranhão. A escola foi teoricamente situada como um espaço onde diversas formas de opressão relacionadas a gênero e sexualidade se manifestam. Em seguida, foi contextualizado o cenário de implementação do PBSH em 2004, seguido por uma pesquisa bibliográfica das produções técnico-científicas que abordaram o programa a partir desse ano. Por fim, foi analisado o Escola Sem LGBTfobia no Maranhão com propostas similares às do PBSH, a fim de compreender os fatores envolvidos na execução desse projeto no estado. Apesar dos desafios enfrentados, como a repressão de opositores, desinformação e preconceito cultural, o Programa Brasil Sem Homofobia continua presente, com suas sementes espalhadas por todo o país. Este estudo destaca a importância de programas como o PBSH na promoção da igualdade e na luta contra a discriminação com base na orientação sexual e identidade de gênero. A temática é também inclusiva e pertinente ao Programa de Pós-graduação em Psicologia, especialmente a Linha de História, Epistemologia e Fenômenos Psicossociais. Concluímos, assim, que o sucesso de programas como o PBSH depende de uma transformação por meio da Educação para que se alcance o pleno funcionamento de tais ações e que os insucessos do programa foram consequência direta da LGBTfobia institucionalizada no país. |
Abstract: | The "Brasil Sem Homofobia (PBSH)" program, started in 2004, is a wide scale approach on how to deal with the demands of the LGBT+ population in Brazil, attempting to guide both the public government sectors and civil society towards another attitude regarding LGBTphobia. This study has the objective of analyzing the strategies of implementing BSG since its inception, while trying to understand the context of its creation and its possible repercussions. To guide this bibliographical research, we needed to contextualize the program's creation, much like the narratives associated with it and the consequences of the local project "Escola Sem LGBTfobia" on the state of Maranhão in Brazil. School was thought as a viable space for the development of such a project because it is a space where several different forms of oppression related to gender and sexuality appear. We establish the context of the implementation of PBSH in 2004, followed by a bibliographic survey of articles and other scientific writings that discussed the program after its creation. Finally, we analyze the "Escola Sem LGBTfobia" project as a descendant of PBSH, while trying to understand the factors involved in the execution of such a project in the state of Maranhão. Despite the challenges faced after its implementation, such as resistance from opposing parties, disinformation and cultural prejudice, PBSH still has effects, sowing seeds all around the nation. This study highlights the importance of programs like PBSH for promoting equality and fighting discrimination based on sexual orientation and gender identity. Such research is pertinent to the "Programa de Pós- Graduação em Psicologia", especially its approach regarding History, Epistemology and Psychosocial Phenomena. We conclude, therefore, that the success of programs like PBSH depends on a transformation through Education in order to achieve the full functioning of such actions and that the failures of the program were a direct consequence of institutionalized LGBTphobia in the country. |
Palavras-chave: | Programa Brasil Sem Homofobia; LGBT; educação; escola. Programa Brasil Sem Homofobia; LGBT; education; school. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH |
Citação: | FREITAS, Luciane Fontinele de. Programa Brasil Sem Homofobia: uma análise acerca das repercussões do programa no Maranhão. 2024. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5537 |
Data de defesa: | 20-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIANEFONTINELEDEFREITAS.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,44 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.