Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5534
Tipo do documento: Tese
Título: Base nacional comum curricular e a prática dos professores do ensino fundamental: entre a normatividade e o currículo em ação
Título(s) alternativo(s): Common national curriculum base and the practice of elementary school teachers: between normativity and the curriculum in action
Base curricular nacional común y la práctica de los docentes de educación primaria: entre la normatividad y el currículo en acción
Autor: PEREIRA, Maria Elinete Gonçalves 
Primeiro orientador: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Primeiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Segundo membro da banca: NASCIMENTO, Ilma Vieira do
Terceiro membro da banca: BINFIM, Maria Núbia Barbosa
Quarto membro da banca: RODRIGUES, Ana Claúdia da Silva
Quinto membro da banca: ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de
Resumo: Este estudo, iniciado em 2020, foi impactado pela pandemia global de COVID-19, a qual exacerbou desigualdades sociais sob a influência da sociabilidade capitalista, marcando a conjuntura mundial contemporânea. Integra a Linha de Pesquisa: Instituições Educativas, Currículo Formação e Trabalho Docente. O objetivo central é analisar a influência da BNCC na organização do currículo escolar do Ensino Fundamental do município de Imperatriz – MA e na prática pedagógica dos professores, posto que a BNCC, aprovada em dezembro de 2017, normatiza a elaboração dos currículos da educação básica brasileira. Os participantes desta pesquisa foram trinta e cinco professores e quatro coordenadores pedagógicos de quatro escolas da respectiva rede de ensino. Com esse objetivo, o estudo parte da historicidade do currículo escolar, baseado em Goodson (1995), Apple (2001;2006), Saviani (2013ª, 2016) e Santomé (2013). As evidências dessa historicidade indicaram que o currículo escolar, desde sua origem, tencionou o controle social nas sociedades. E permanece na contemporaneidade, por meio de novas dinâmicas e estratégias que convergem para o tempo atual. Porém, a seleção e a distribuição do conhecimento escolar nessa perspectiva dificultam a emancipação dos sujeitos. Assim, transformar essa realidade exige uma abordagem crítica do conhecimento que se dará através da práxis pedagógica, que vai além de simplesmente ensinar conteúdos aos alunos. É um processo dinâmico e interativo, que envolve ação, reflexão e transformação, indo ao encontro do pensamento de Vázquez (2007), Young (2014; 2007), Sacristán (2000), Freire (2014) e Saviani (2013ª), que coadunam uma concepção de currículo crítico e transformador do sujeito, assumido neste estudo. O aporte teórico e metodológico adotado nessa pesquisa, abrangendo a conjuntura política, econômica e social, situa a BNCC como uma política curricular que prioriza as determinações neoliberais e secundariza a formação histórica e social dos sujeitos. A BNCC tem sido implementada por meio da elaboração de currículos regionais, estaduais e locais, como ocorrido no Estado do Maranhão, por meio da construção do DCTMA. Assim, esta tese argumenta que a implementação de uma política é influenciada pelo contexto social e pelas condições materiais presentes na instituição, ou seja, transcende o conhecimento e aplicação de normas, compreendendo concepções, valores, culturas, disponibilidade de recursos, identidades pessoais, profissionais e interesses dos sujeitos envolvidos. Consequentemente, o processo normativo estabelecido pela BNCC e pelo DCTMA não impedem que a escola crie e desenvolva seu próprio currículo. Esta pesquisa orientou-se pelo método do materialismo histórico-dialético imbricado pelas categorias da totalidade, historicidade, contradição e da mediação, movimentando-se no campo da pesquisa qualitativa. Foram realizados o estado da questão, que examinou o alcance do objeto nas pesquisas científicas; a pesquisa bibliográfica e documental; utilizando as técnicas de observação, do questionário e da entrevista semiestruturada para coletar dados do campo empírico. Além disso, foi aplicada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), que designou as categorias específicas, analisadas pelo método mencionado. No universo pesquisado, que reflete apenas uma amostra dos profissionais da rede municipal de ensino, observam-se diversas perspectivas sobre a efetividade da BNCC. No entanto, há um consenso entre eles: a BNCC não é o único referencial utilizado, e quando aplicada, muitas vezes as diretrizes são organizadas de acordo com a realidade e as necessidades locais. Isso indica que há flexibilidade na implementação das normas estabelecidas pelo documento, a partir da elaboração de outras possibilidades curriculares condizentes com os contextos específicos de ensino e aprendizagem.
Abstract: This study, initiated in 2020, was impacted by the global COVID-19 pandemic, which exacerbated social inequalities under the influence of capitalist sociability, marking the contemporary global situation. It is part of the Research Line: Educational Institutions, Curriculum, Teacher Training, and Work. The main objective is to analyze the influence of the BNCC on the organization of the school curriculum for elementary education in the municipality of Imperatriz, MA, and on the pedagogical practices of teachers, given that the BNCC, approved in December 2017, regulates the preparation of curricula for Brazilian basic education. The participants of this research were thirty-five teachers and four pedagogical coordinators from four schools in the respective education network. With this objective, the study starts from the historicity of the school curriculum based on Goodson (1995), Apple (2001; 2006), Saviani (2013; 2016), and Santomé (2013). The evidence of this historicity indicated that the school curriculum, since its origin, has aimed at social control in societies. It remains contemporary through new dynamics and strategies that converge for the current time. However, the selection and distribution of school knowledge from this perspective hinder the emancipation of individuals. Thus, transforming this reality requires a critical approach to knowledge that will take place through pedagogical praxis, which goes beyond simply teaching content to students. It is a dynamic and interactive process that involves action, reflection, and transformation, aligning with the thoughts of Vázquez (2007), Young (2014; 2007), Sacristán (2000), Freire (2014), and Saviani (2013), who advocate a conception of a critical and transformative curriculum assumed in this study. The theoretical and methodological framework adopted in this research, encompassing the political, economic, and social context, positions the BNCC as a curricular policy that prioritizes neoliberal determinations and it also secondaryizes the historical and social formation of individuals. The BNCC has been implemented through the preparation of regional, state, and local curricula, as has occurred in the State of Maranhão through the construction of the DCTMA. Thus, this thesis argues that the implementation of a policy is influenced by the social context and material conditions present in the institution; that is, it transcends the knowledge and application of norms, encompassing conceptions, values, cultures, resource availability, personal and professional identities, and the interests of the subjects involved. Consequently, the normative process established by the BNCC and the DCTMA does not prevent the school from creating and developing its own curriculum. This research was guided by the method of historical-dialectical materialism, intertwined with the categories of totality, historicity, contradiction, and mediation, moving within the field of qualitative research. The state of the question was examined, addressing the scope of the object in scientific research; bibliographic and documentary research was conducted; using observation techniques, questionnaires, and semi-structured interviews to collect data from the empirical field. Additionally, Bardin's (2011) content analysis technique was applied, designating specific categories analyzed by the aforementioned method. In the researched universe, which reflects only a sample of the professionals from the municipal education network, various perspectives on the effectiveness of the BNCC are observed. However, there is a consensus among them: the BNCC is not the only reference used, and when applied, the guidelines are often organized/adapted according to local realities and needs. This indicates that there is flexibility in the implementation of the norms established by the document, seeking other curricular possibilities consistent with the specific contexts of teaching and learning.
profundizo las desigualdades sociales ya imperantes bajo la influencia del sistema capitalista que marca la realidad contemporánea a nivel mundial. Esta investigación pone el foco en las instituciones educativas y la curricula de formación y trabajo docente. El objetivo central es analizar la influencia de la Base Nacional Curricular Común (BNCC) en la organización de la curricula de enseñanza primaria en la ciudad de Imperatriz-MA, y en la práctica pedagógica de los docentes, dado que el BNCC aprobado en diciembre 2017 regula la educación básica brasilera y los planes de estudio. Participaron de esta investigación, treinta y cinco docentes y cuatro coordinadores pedagógicos de cuatro escuelas de la red educativa antes mencionada. Como parte del objetivo de este estudio, se realiza un recorrido histórico de la curricula escolar, basándose en Goodson (1995), Apple (2001;2006), Saviani (2013ª, 2016) y Santomé (2013). Resultado de esta tarea, se evidencia que, desde sus orígenes, la curricula escolar funciono como un instrumento de control social, permaneciendo aun en la actualidad bajo nuevas dinámicas y estrategias. Desde esta perspectiva, la selección y organización del conocimiento dificulta la emancipación de los sujetos. Por lo tanto, transformar esta realidad requiere de un abordaje crítico del conocimiento que se dará a través de la praxis pedagógica, la cual va más allá de la simple enseñanza de contenidos a los estudiantes, Es un proceso dinámico e interactivo, que involucra acción, reflexión y transformación, de acuerdo con el pensamiento de Vázquez (2007), Young (2014; 2007), Sacristán (2000), Freire (2014) y Saviani (2013ª). que defienden una concepción curricular crítica y transformadora del objeto de estudio de esta investigación. El aporte teórico y metodológico adoptado en esta investigación, teniendo en cuenta la situación política, económica y social, ubica al BNCC como una política curricular que prioriza las determinaciones neoliberales y posterga la formación histórica y social de los sujetos. El BNCC ha sido implementado a través del desarrollo de currículas regionales, estaduales y locales, como ocurrió en el Estado de Maranhão, a través de la construcción del Documento curricular del territorio Maranhense (DCTMA). De esta manera, esta tesis sostiene que la implementación de una política pública de este tipo está influenciada por el contexto social, las condiciones materiales presentes en la institución, es decir, trasciende el conocimiento y aplicación de normas, y a su vez esta influenciado por concepciones, valores culturales, disponibilidad de recursos, identidades personales. , profesionales e intereses de los sujetos involucrados. Mas allá de esto, el proceso regulatorio establecido por BNCC y DCTMA no impide que las escuelas creen y desarrollen su propio plan de estudios. Esta investigación se enmarca en el método del materialismo histórico-dialéctico involucrando las categorías de totalidad, historicidad, contradicción y mediación, dentro del campo de la investigación cualitativa. Como estado de la cuestion se busco el objeto de estudio en investigaciones científicas, bibliográficas y documentaciones, se utilizaron técnicas de observación, cuestionario y entrevistas semiestructuradas para recolectar datos del campo empírico. Además, se aplicó la técnica de análisis de contenido de Bardin (2011), que designó las categorías específicas, analizadas mediante el método mencionado. En el universo investigado, que refleja apenas sólo una muestra de los profesionales de la red educativa municipal, se observaron diferentes perspectivas sobre la efectividad del BNCC. Sin embargo, hay consenso entre ellos: el BNCC no es la única referencia utilizada y, cuando se aplican, las directrices muchas veces se organizan según la realidad y las necesidades locales. Esto indica que existe flexibilidad en la implementación de los estándares establecidos por el documento, a partir de la elaboración de otras posibilidades curriculares consistentes con los contextos específicos de enseñanza y aprendizaje.
Palavras-chave: BNCC e DCTMA;
currículo escolar;
prática pedagógica;
políticas educacionais.
BNCC and DCTMA;
school curriculum;
pedagogical practice;
educational policies.
BNCC y DCTMA;
currículum escolar;
práctica pedagógica;
políticas educativas.
Área(s) do CNPq: Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PEREIRA, Maria Elinete Gonçalves. Base nacional comum curricular e a prática dos professores do ensino fundamental: entre a normatividade e o currículo em ação. 2024. 237 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação /CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5534
Data de defesa: 26-Jul-2024
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria_Elinete.pdfTese de Doutorado1,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.