Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5527
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A virtude como objeto da dialética em Platão. |
Título(s) alternativo(s): | Virtue as an object of dialectics in Plato. |
Autor: | SANTOS, José Saulo Nogueira dos |
Primeiro orientador: | NASCIMENTO, Sidnei Francisco do |
Primeiro membro da banca: | NASCIMENTO, Sidnei Francisco do |
Segundo membro da banca: | SILVA, Robert Brenner Barreto da |
Terceiro membro da banca: | PEREIRA, Ivanete |
Resumo: | Este trabalho investiga como a dialética platônica pretende contornar o relativismo e a ambiguidade que existem em algumas concepções, vigentes em seu tempo, de virtude e justiça, tal como sustentadas por sofistas, poetas ou pela moral convencional. Com a sofística emergem problemas a respeito da possibilidade de dizer o ser das coisas, no contexto em que se observa um processo de laicização na polis. Se anteriormente Alétheia vigorava como palavra dos mestres da verdade, os espaços de debate que surgem com a ascensão da democracia proporcionam ambientes em que o logos passa a depender de sua própria capacidade de convencimento e não da autoridade de quem fala. A autonomia do logos, que nos sofistas é elevada ao seu máximo, apresenta uma série de problemas éticos e epistemológicos, entre eles um relativismo ético, de que Trasímaco é exemplo, compondo um contexto em que a ética passava por uma crise. É nesse quadro que Platão se defronta com a sofística, tentando contornar seu relativismo, buscando uma alternativa capaz de sustentar uma ética universalizável, em suas investigações sobre a virtude (areté). Em sua obra República podemos ver, através da mudança de interlocutores, a abordagem das diversas perspectivas a respeito da virtude da justiça, as quais têm suas limitações e ambiguidades explicitadas por Sócrates. A resposta platônica, apresentada no diálogo com a introdução de novos interlocutores a partir do livro II da República, inaugura também uma forma de tratamento distinto do problema a respeito da virtude, o que enseja a oportunidade de apresentar uma noção de justiça atrelada a uma ideia de alma tripartite para contornar a tese de Trasímaco. Através da pesquisa bibliográfica de livros de Platão, principalmente Mênon e República, bem como de diferentes comentadores, buscaremos caracterizar a resposta platônica em suas estratégias para construir uma definição alternativa de virtude (areté). : |
Abstract: | This work investigates how Platonic dialectics intends to overcome the relativism and ambiguity that exist in some conceptions, in force at the time, of virtue and justice, as supported by sophists, poets or conventional morality. With sophistry, problems emerge regarding the possibility of saying the being of things, in the context in which a process of secularization is observed in the polis. If previously Alétheia prevailed as the word of the masters of truth, the spaces for debate that arise with the rise of democracy promise environments in which the logos begins to depend on its own capacity to convince and not on the authority of the speaker. The autonomy of logos, which in the sophists is elevated to its maximum, presents a series of ethical and epistemological problems, including ethical relativism, of which Thrasymachus is an example, creating a context in which ethics is going through a crisis. It is in this context that Plato confronts sophistics, trying to overcome its relativism, searching for an alternative capable of supporting a universalizable ethics, in his investigations into virtue (areté). In his work Republic we can see, through the change of interlocutors, an approach to the different perspectives regarding the virtue of justice, which have their limitations and ambiguities explained by Socrates. The Platonic response, presented in the dialogue with the introduction of new interlocutors from book II of the Republic, also inaugurates a different form of treatment of the problem regarding virtue, which gives rise to the opportunity to present a notion of justice linked to an idea of a tripartite soul to overcome the Thrasymachus thesis. Through bibliographic research of Plato's books, mainly Meno and Republic, as well as different commentators, we will seek to characterize a Platonic response in his strategies to construct an alternative definition of virtue (areté). |
Palavras-chave: | virtude; dialética; justiça; Platão; virtue; dialectic; justice; Platão |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - PPGFIL |
Citação: | SANTOS, José Saulo Nogueira dos. A virtude como objeto da dialética em Platão.. 2024. 116 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFIL) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5527 |
Data de defesa: | 1-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO EM FILOSOFIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ_SAULO.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,3 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.