Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5524
Tipo do documento: Dissertação
Título: Grandezas físicas da eletrodinâmica no ensino médio: uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel
Título(s) alternativo(s): Physical quantities of electrodynamics in high school: a didactic sequence based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning
Autor: SILVA, Camilo Lellis Saraiva 
Primeiro orientador: DINIZ, Raisa Marya Corrêa Souza
Primeiro membro da banca: DINIZ, Raisa Marya Corrêa Souza
Segundo membro da banca: DINIZ, Eduardo Moraes
Terceiro membro da banca: COUTINHO, Samir Silva
Resumo: As grandezas físicas fundamentais da Eletrodinâmica, tais como a corrente elétrica, a resistência elétrica, a tensão elétrica, a potência elétrica e a energia elétrica, trazem ideias relativamente simples e que muitas vezes despertam um interesse maior por parte dos alunos e professores. A realidade vivenciada em anos anteriores com a disciplina Física no 3o ano do ensino médio, no Centro de Ensino Governador Archer, nos mostrou que apenas uma abordagem tradicional desses assuntos não foi suficiente para uma melhor compreensão dos conceitos e fenômenos físicos, o que ficou constatado mediante ao baixo desempenho (notas abaixo de 6,0) em várias atividades avaliativas às quais os alunos foram submetidos, tais como simulados e provas (com questões objetivas e discursivas). Com base nisso, este trabalho apresenta, como produto educacional, a elaboração e aplicação de uma UEPS (Unidade de Ensino Potencialmente Significativa), que é uma sequência didática de ensino fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, cuja finalidade é investigar os conhecimentos prévios dos alunos sobre as grandezas físicas fundamentais da Eletrodinâmica. O trabalho, portanto, apresenta oito passos importantes da sequência didática que permitirão ao professor utilizar na sua prática pedagógica algumas ferramentas educacionais, tais como: questionário de conhecimentos prévios, mapa mental, mapa conceitual, simulador virtual e kit experimental. Os resultados obtidos com a implementação desta sequência didática possibilitaram mostrar evidências de uma aprendizagem significativa por parte dos alunos a respeito das grandezas físicas fundamentais da Eletrodinâmica, uma vez que os conhecimentos adquiridos por eles nas etapas iniciais serviram como ponto de ancoragem às novas ideias e conceitos relevantes que foram apresentados nas etapas finais da UEPS.
Abstract: The fundamental physical quantities of Electrodynamics, such as electric current, electric resistance, electric voltage, electric power and electric energy, bring relatively simple ideas that often arouse greater interest on the part of students and teachers. The reality experienced by High School senior students in previous years with the Physics subject, at Centro de Ensino Governador Archer, showed us that only a traditional approach to these subjects was not enough for a better understanding of physical concepts and phenomena, which was confirmed by low performance (grades below 6.0) in various assessment activities to which students were submitted, such as school simulations and tests (with objective and discursive questions). Based on this, this master's work presents, as an educational product, the elaboration and application of a PMTU (Potentially Meaningful Teaching Units), which is a didactic teaching sequence based on Ausubel's Theory of Meaningful Learning, whose purpose is to investigate the students' prior knowledge of the fundamental physical quantities of Electrodynamics. Therefore, the work presents eight important steps of the didactic sequence that will allow the teacher to use in their pedagogical practice some educational tools, such as previous knowledge questionnaire, mental map, conceptual map, virtual simulator and experimental kit. The results obtained with the implementation of this didactic sequence made it possible to show evidences of a meaningful learning by the students about the fundamental physical quantities of Electrodynamics, since the knowledge acquired by them in the initial stages served as an anchor point for the new ideas and relevant concepts that were presented in the final stages of the UEPS.
Palavras-chave: grandezas físicas;
eletrodinâmica;
ensino médio;
sequência didática;
aprendizagem significativa.
physical quantities;
electrodynamics;
high school;
didactic sequence;
meaningful learning.
Área(s) do CNPq: Eletricidade
Física
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVA, Camilo Lellis Saraiva. Grandezas físicas da eletrodinâmica no ensino médio: uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. 2023. 164 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5524
Data de defesa: 25-Set-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILOLELLISSARAIVASILVA.pdfDissertação de Mestrado5,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.