Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5523
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da geografia a partir das metodologias ativas: contribuições da aprendizagem baseada em projetos no contexto do ensino médio.
Título(s) alternativo(s): Teaching geography based on active methodologies: contributions from project-based learning in the context of high school.
Autor: SOUSA, Cleane Moraes de 
Primeiro orientador: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Primeiro membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Segundo membro da banca: MELO, José Carlos de
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Quarto membro da banca: MOTA, Antônia da Silva
Quinto membro da banca: DUARTE, Ana Lúcia Cunha
Resumo: A presente pesquisa aborda questões relativas à organização do ensino da Geografia a partir das Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos no contexto do Ensino Médio. Dessa forma partimos da seguinte questão problematizadora: como organizar o ensino da Geografia a partir das Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto de instituições de Ensino Médio de Paço do Lumiar - MA? Nesse sentido, estabelecemos como objetivo geral: compreender quais pressupostos teórico-metodológicos pode subsidiar a organização da prática pedagógica para o ensino da Geografia, a partir das Metodologias Ativas - Aprendizagem Baseada em Projetos - com vistas à elaboração de um guia de orientações didático - metodológicas para o planejamento dos/as professores/as do Ensino Médio. A pesquisa está consubstanciada na abordagem qualitativa, constituindo-se como sendo de Intervenção em educação do tipo colaborativa. Como instrumentos de geração de dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada, a análise documental e as sessões reflexivas. A análise dos dados foi realizada de forma reflexiva a partir da organização de categorias teóricas centrais ao estudo na relação com os dados gerados a partir do campo de investigação. Como colaboradores/as da pesquisa, participaram 04 (quatro) professores(as) de Geografia que compõem o quadro docente das três escolas campo. Os referenciais primários com os quais dialogamos foram: Barbosa (2016), Calvacanti (2015), Castellar (2019), Moran (2013; 2018), Bacich (2015), Berbel (2011), Bender (2014), Libâneo (2013; 2015), Gatti (2003, 2017), Vasconcelos (2009), Gauthier (2006), Ausubel (1980), Moreira (2011), dentre outros. Os resultados evidenciam a necessidade de se constituir espaços de formação continuada para professores/as do Ensino Médio que abordem questões relacionadas a utilização das Metodologias Ativas, entre estas, a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Constatamos como uma possibilidade para a organização da prática pedagógica para as aulas de Geografia, centrada no desenvolvimento de um saber contextualizado, à medida que assume como centralidade, ensinar e aprender a partir de situações problemas vivenciadas pelo estudante, relacionando com os conteúdos escolares, ou seja, o ensino ocorre com finalidades sociais claras. Como resultado da elaboração da dissertação, sistematizamos o produto educacional de forma colaborativa, sendo um guia de orientações didático-metodológicas, para subsidiar os/as professores/as do Ensino Médio, dentre estes, os do componente curricular Geografia na organização de situações de aprendizagem pautada nos métodos ativos com ênfase na Aprendizagem Baseada em Projetos possibilitando uma formação crítica, reflexiva e autêntica.
Abstract: This research addresses issues related to the organization of Geography teaching based on Active Methodologies with an emphasis on Project-Based Learning in the context of High School. Thus, we start with the following problematizing question: how to organize the teaching of Geography based on Active Methodologies with an emphasis on Project-Based Learning (PBL) in the context of high school institutions in Paço do Lumiar - MA? In this sense, we establish as a general objective: to understand which theoretical-methodological assumptions can support the organization of pedagogical practice for the teaching of Geography, based on Active Methodologies - Project-Based Learning - with a view to developing a guide of didactic - methodological guidelines for planning high school teachers. The research is based on the qualitative approach, constituting itself as a collaborative intervention in education. The following data generation instruments were used: semi-structured interviews, document analysis and reflective sessions. Data analysis was carried out reflexively based on the organization of theoretical categories central to the study in relation to the data generated from the field of investigation. As research collaborators, 04 (four) Geography teachers who make up the teaching staff of the three rural schools participated. The primary references with which we discussed were: Barbosa (2016), Calvacanti (2015), Castellar (2019), Moran (2013; 2018), Bacich (2015), Berbel (2011), Bender (2014), Libâneo (2013; 2015), Gatti (2003, 2017), Vasconcelos (2009), Gauthier (2006), Ausubel (1980), Moreira (2011), among others. The results highlight the need to create spaces for continued training for high school teachers that address issues related to the use of Active Methodologies, including Project-Based Learning (PBL). We see it as a possibility for organizing pedagogical practice for Geography classes, centered on the development of contextualized knowledge, as it assumes as centrality, teaching and learning from problem situations experienced by the student, relating to school content, that is, teaching occurs with clear social purposes. As a result of the preparation of the dissertation, we systematized the educational product in a collaborative way, being a guide of didactic-methodological guidelines, to support high school teachers, among them, those of the Geography curricular component in the organization of situations of learning based on active methods with an emphasis on Project-Based Learning, enabling critical, reflective and authentic training.
Palavras-chave: ensino da Geografia;
metodologias ativas;
aprendizagem baseada em projetos;
ensino médio;
teaching Geography;
active methodologies;
project-based learning;
high school.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SOUSA, Cleane Moraes de. O ensino da geografia a partir das metodologias ativas: contribuições da aprendizagem baseada em projetos no contexto do ensino médio. 2024. 230 F. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5523
Data de defesa: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleane_Sousa.pdfDissertação de Mestrado34,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.