Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUZA, Conceição de Maria Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1547546140814273por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee2MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee3PEREIRA JUNIOR, Jurandir Eduardo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2242183361158837por
dc.contributor.referee4ROCHA, Maíra Teresa Gonçalves-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550970069538080por
dc.contributor.referee5RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2024-09-12T15:16:14Z-
dc.date.issued2023-12-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Conceição de Maria Oliveira. Faces e interfaces da linguagem das artes visuais na educação infantil: diálogos narrativo-pedagógicos com educadores/as da Unidade de Educação Básica “Pequeno Polegar” – Anexo da UEB “Meus Amiguinhos”. 2023.231 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5522-
dc.description.resumoA pesquisa Faces e interfaces da linguagem das Artes Visuais na Educação Infantil: diálogos narrativo-pedagógicos das educadoras da Unidade de Educação Básica “Pequeno Polegar” – Anexo da UEB “Meus Amiguinhos” disserta sobre quais percursos educativos envolvem a teoria e a prática para o ensino aprendizagem de crianças pequenas sob a égide da área de Arte. Com a premissa de compreender, inter-relacionar e perceber o currículo de Arte, pretendeu-se com a escuta pedagógica, alcançar o seguinte objetivo central: Conhecer e analisar a práxis educativa das educadoras da Educação Infantil da UEB “Meus Amiguinhos”, sugerindo uma escuta pedagógica em forma de narrativas e objetivos específicos elencamos: verificar quais entendimentos sobre Educação Infantil em Arte as docentes possuem; averiguar quais concepções teóricas e metodológicas sobre a Linguagem das Artes Visuais as docentes se apropriam; compreender como as docentes desenvolvem as atividades de ensino envolvendo o ensino da Arte; perceber o ensino das Artes Visuais como intercessão entre os documentos: RCNEI, DCNEI e DCMT; dialogar sobre o quanto as narrativas artístico pedagógicas são fatores de interfaces para o ato educativo e o autoconceito das educadoras; desenvolver um curso de formação continuada contendo oficinas de práticas artístico-pedagógicas às colaboradoras com foco ao uso das experiências e conceitos da Linguagem das Artes Visuais para o surgimento do desenvolvimento gráfico infantil; construir um E-book sobre ensino de Arte contendo atividades significativas para a Educação Infantil, utilizando a linguagem Artes visuais para as docentes. Serviram de base como liame de aplicabilidade científica de abordagem qualitativa compreendida de estudo enquanto campo-exploratório, aliado às nossas memórias narrativas em redes de cotidianos como arte educadora por 16 (dezesseis) anos, adentrar na escola lócus. Com o intuito de ampliar os sentidos, construimos um E-book sobre a história das Artes Visuais como uma “guarnicê” para o alcance do ensino sistemático da Arte enquanto pulsão cultural para a E.I. Para orientar nossa trilha de investigação. Referencia-se teórico metodologicamente para atingir os objetivos elencados para a pesquisa: Vigotski (1989, 1991); Ibiapina (2008); Saviani (1999); Dewey (1980); delineram as questões que interfaciaram a Linguagem das Artes Visuais, o desenvolvimento gráfico infantil, currículo e prática educativa: Canteras (2009); Lowenfeld e Brittain (1970); Martins (2007); Barbosa (2008); Imbernón (2011); Ferraço (2003, 2011) entre outros foram de igual importância para os nossos propósitos. Os resultados indicaram que foi muito significativo as etapas que tecemos para sustentar a pesquisa qualitativa junto aos/às educadores/as, supervisores/as e os/as gestores/as da instituição pesquisada: sujeitos que pela convivência e a afirmativa de que as “faces” que experimentamos foram satisfatórias. Como introspecção, um uso de uma “lupa”, constatamos que as docentes compreenderam o processo formativo como um direito histórico a si e ao outro: a criança para ressignificar saberes-fazeres em vista ao ensino sistemático da Arte cotidianamente na Escola Pública Democrática. A análise e interpretação dos dados se deu por meio de quadros infográficos, relatórios, midiáticos e fotografias. Confirmamos que ao concluirmos as interfaces dialógicas em Artes Visuais, “vimos o que está além das aparências, a essência” como fator primordial para a reflexividade.por
dc.description.abstractThe research Faces and interfaces of the language of Visual Arts in Early Childhood Education: narrative-pedagogical dialogues of educators from the Basic Education Unit “Pequeno Thumb” – UEB Annex “Meus Amiguinhos” talks about which educational paths involve theory and practice for the teaching learning of young children under the umbrella of the Art area. With the premise of understanding, inter-relating and perceiving the Art curriculum, the aim of pedagogical listening was to achieve the following central objective: To know and analyze the educational praxis of Early Childhood Education educators at UEB “Meus Amiguinhos”, suggesting a pedagogical listening in the form of narratives and specific objectives we list: verifying what understandings about Early Childhood Education in Art the teachers have; find out which theoretical and methodological conceptions about the Language of Visual Arts the teachers appropriate; understand how teachers develop teaching activities involving the teaching of Art; perceive the teaching of Visual Arts as an intercession between the documents: RCNEI, DCNEI and DCMT; discuss how artistic pedagogical narratives are interface factors for the educational act and the self-concept of educators; develop a continuing training course containing workshops on artistic pedagogical practices for collaborators with a focus on the use of experiences and concepts from the Language of Visual Arts for the emergence of children's graphic development; build an E-book on teaching Art containing significant activities for Early Childhood Education, using the language of Visual Arts for teachers. They served as a basis for the scientific applicability of a qualitative approach understood as a study as an exploratory field, combined with our narrative memories in everyday networks as an educational art for 16 (sixteen) years, entering the school locus. In order to broaden the meanings, we created an E-book on the history of Visual Arts as a “garnish” to achieve the systematic teaching of Art as a cultural drive for E.I. To guide our investigation path. Theoretical methodological reference is made to achieve the objectives listed for the research: Vigotski (1989, 1991); Ibiapina (2008); Saviani (1999); Dewey (1980); outline the issues that interfaced the Language of Visual Arts, children's graphic development, curriculum and educational practice: Canteras (2009); Lowenfeld and Brittain (1970); Martins (2007); Barbosa (2008); Imbernón (2011); Ferraço (2003, 2011) among others were of equal importance for our purposes. The results indicated that the steps we took to support the qualitative research with the educators, supervisors and managers of the researched institution were very significant: subjects who, through coexistence and the affirmation that the “faces ” that we tried were satisfactory. As an introspection, a use of a “magnifying glass”, we found that the teachers understood the training process as a historical right to themselves and to others: the child to re-signify knowledge and practices in view of the systematic teaching of Art on a daily basis in the Democratic Public School. Data analysis and interpretation took place through infographics, reports, media and photographs. We confirm that when we completed the dialogic interfaces in Visual Arts, “we saw what is beyond appearances, the essence” as a primary factor for reflexivity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-09-12T15:16:14Z No. of bitstreams: 1 Conceicao_de_Maria_Oliveira_Souza.pdf: 30094889 bytes, checksum: 96cfd220cee95bbd35794606236ff022 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T15:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Conceicao_de_Maria_Oliveira_Souza.pdf: 30094889 bytes, checksum: 96cfd220cee95bbd35794606236ff022 (MD5) Previous issue date: 2023-12-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectartes visuais;eng
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjecteducação infantil;por
dc.subjectnarrativas;por
dc.subjectvisual arts;eng
dc.subjectcurriculum;eng
dc.subjectchild education;eng
dc.subjectnarratives.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleFaces e interfaces da linguagem das artes visuais na educação infantil: diálogos narrativo-pedagógicos com educadores/as da Unidade de Educação Básica “Pequeno Polegar” – Anexo da UEB “Meus Amiguinhos”por
dc.title.alternativeLGBTphobia and education: a study on coping with gender and sexual violence in the center educates more Maria Mônica Valeo Básica “Pequeno Polegar” – Anexo da UEB “Meus Amiguinhos”eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conceicao_de_Maria_Oliveira_Souza.pdfDissertação de Mestrado29,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.