Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5521
Tipo do documento: Dissertação
Título: LGBTfobia e educação: um estudo sobre os enfretamentos à violência de gênero e sexual no centro educa mais Maria Mônica Vale
Título(s) alternativo(s): LGBTphobia and education: a study on coping with gender and sexual violence in the center educates more Maria Mônica Vale
Autor: SOARES, Ana Paula dos Santos 
Primeiro orientador: AMORIM, Elisângela Santos de
Primeiro membro da banca: AMORIM, Elisângela Santos de
Segundo membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Terceiro membro da banca: SILVA, Sirlene Mota Pinheiro da
Quarto membro da banca: ROCHA, Viviane Moura da
Quinto membro da banca: ANJOS, Elisa Maria dos
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a relação entre LGBTfobia e Educação no enfrentamento às violências de gênero e sexual no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, uma escola de ensino médio que integra a Rede Estadual de Educação em Tempo Integral do Maranhão, localizada no bairro Vinhais em São Luís - MA. Esta pesquisa partiu do seguinte problema de investigação: Qual é a relação entre a Educação e a LGBTfobia, e quais contribuições um caderno pedagógico sobre identidades de gênero e orientação sexual pode oferecer nos enfrentamentos às violências de gênero e sexual no Centro de Educação Integral Maria Mônica Vale, situado no Bairro Vinhais, em São Luís – MA? A metodologia da pesquisa é de natureza aplicada com uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método de procedimento. Os instrumentos de coleta utilizados foram questionários, rodas de conversa e entrevistas. A interpretação dos dados foi conduzida por meio da análise de conteúdo. Os participantes foram professores/as, gestores/as e estudantes. Teoricamente, o estudo está fundamentado em autoras e autores pós estruturalistas, os quais defendem uma concepção de desigualdades baseada nas relações de poder existentes na sociedade. Os resultados destacam a urgência em discutir as temáticas de gênero e sexualidade no ambiente escolar como forma de combater o preconceito e a discriminação. Observa-se que a escola invisibiliza seus/suas estudantes LGBTQIA+, silenciando suas experiências e existências no currículo. É evidente que os/as professores/as não se sentem preparados/as para abordar essas temáticas, como consequência há falta de acolhimento aos/as estudantes e representatividade nas práticas pedagógicas. Portanto, a formação de professores e a inclusão das temáticas da diversidade são condições essenciais para romper o ciclo da exclusão e combater a LGBTfobia nas nossas escolas.
Abstract: This study aims to investigate the relationship between LGBTphobia and its connection to Education in addressing gender and sexual violence. The study is conducted at "Educa Mais Maria Mônica Vale Center, a high school that is part of the Maranhão State Full-Time Education Network. It is located in the Vinhais neighborhood, in São Luís-MA. The research is focused on the following problems: how are issues related to gender identities and sexual orientation being addressed at school to stimulate a reflection on prejudice, discrimination and contribute to an atmosphere that combats gender and sexual violence? The research methodology is applied in nature with a qualitative approach, using the case study (what case study) as a method of procedure. The collection instruments used were questionnaires, conversation circles and interviews. Data interpretation was conducted through content analysis. The participants were teachers, managers and students. Theoretically, the study is based on post-structuralist authors, who defend a conception of inequalities based on existing power relations in society. The results highlight the urgency in discussing gender and sexuality issues in the school environment as a way to combat prejudice and discrimination. It is observed that the school makes its LGBTQIA+ students invisible, silencing their experiences and existences in the curriculum. It is evident that teachers do not feel prepared to address these topics, as a result of which there is a lack of acceptance for students and representation in pedagogical practices. Therefore, teacher training and the inclusion of diversity themes are essential conditions for breaking the cycle of exclusion and combating LGBT phobia in our schools.
Palavras-chave: LGBTfobia;
gênero;
sexualidade;
educação;
LGBTphobia;
gender;
sexuality;
education.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SOARES, Ana Paula dos Santos. LGBTfobia e educação: um estudo sobre os enfretamentos à violência de gênero e sexual no centro educa mais Maria Mônica Vale. 2024. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5521
Data de defesa: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana_Paula_Santos.pdfDissertação de Mestrado8,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.