Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5520
Tipo do documento: Dissertação
Título: Diálogos sobre educação para a biodiversidade na perspectiva da pedagogia decolonial a partir do contexto axixaense: um estudo nas escolas públicas da rede estadual de Axixá - MA.
Título(s) alternativo(s): Dialogues on education for biodiversity from the perspective of decolonial pedagogy from the context of Axixa: a study in public schools in the state network of Axixá - MA.
Autor: FREITAS, Vicente de Paula Campos 
Primeiro orientador: VALLE, Mariana Guelero do
Primeiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Segundo membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Terceiro membro da banca: ODA, Welton Yudi
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: SILVA, Jackson Ronie Sá da
Resumo: A Biologia é a Ciência que estuda a vida e toda a sua diversidade. Nesse percurso, encontramos a Educação para a biodiversidade, que nos revela, entre outros elementos, a relação do ser humano com a natureza a partir de suas diferentes experiências culturais. Tais experiências podem ter sido marcas deixadas pelos colonizadores e, se reafirmadas pelo processo educacional como superiores, podem passar de geração em geração, perpetuando estereótipos e preconceitos. Dessa forma, a presente dissertação trata de estabelecer diálogos entre a Educação para a biodiversidade na perspectiva da Pedagogia Decolonial a partir do contexto do município de Axixá-MA, por meio de estudo realizado nas escolas estaduais deste município. O objetivo da pesquisa é analisar a Educação para a biodiversidade na perspectiva da Pedagogia Decolonial, partindo das práticas pedagógicas de professores de Biologia das escolas-objeto, visando a construção de um produto capaz de auxiliar e estimular a abordagem dessas temáticas no cotidiano escolar. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Almeida (2017), Diegues (2000), Kawasaki; Oliveira (2003), Oliveira et al. (2016), Toledo e Barrera-Bassols (2015) e Walsh (2009). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo interpretativa. O método de procedimento de pesquisa utilizado foi o de Estudo de Caso. Os participantes da pesquisa são os professores de Biologia das escolas acima mencionadas. O instrumento de obtenção dos dados foi uma entrevista semiestruturada realizada de maneira presencial, nas escolas em estudo. Os dados foram analisados a partir de quatro categorias elaboradas a posteriori: Contexto local, identidade cultural e práticas pedagógicas decoloniais; Sensibilização biocultural; Currículo decolonial e Diálogo de saberes. Em relação ao contexto local, a identidade cultural e as práticas pedagógicas, foi constatado que os professores buscam contextualizar suas práticas de diferentes maneiras, a partir da realidade do estudante, levando a valorização da diversidade cultural presente em Axixá. Constatamos também que os professores buscam estratégias para a Educação para a biodiversidade por meio da sensibilização para a conservação dos recursos da diversidade biológica e, por consequência, a valorização da diversidade cultural. Em relação ao Currículo, observou-se a ausência de documentos norteadores e materiais didáticos específicos para que os professores possam trabalhar a Educação para a biodiversidade no contexto axixaense. Destacamos o diálogo de saberes que é feito pelos professores e as experiências e vivências das comunidades tradicionais da cidade, como os pescadores e os quilombolas. Como produto desta pesquisa, fizemos a construção coletiva de um produto no formato e-book, retratando a biodiversidade e sua relação com a Cultura a partir do contexto local. Esperamos assim facilitar o trabalho pedagógico de professores na abordagem sobre Educação para a biodiversidade no ambiente escolar. Por fim, consideramos que ao trabalharmos a decolonialidade do saber e do poder, refletimos sobre quem somos, e redescobrimos a importância da biodiversidade e da Cultura para nosso povo, levando-nos a valorização das nossas raízes culturais e dos ecossistemas que nos sustentam.
Abstract: Biology is the science that studies life and its entire diversity. In this journey, we encounter Education for biodiversity, which reveals, among other elements, the relationship between humans and nature through their different cultural experiences. These experiences may be influenced by the marks left by colonizers, and if reaffirmed by the educational process as superior, they can be passed down from generation to generation, perpetuating stereotypes and prejudices. Therefore, this dissertation aims to establish dialogues between Education for biodiversity from the perspective of Decolonial Pedagogy, based on the context of the municipality of Axixá-MA, through a study conducted in the state schools of this municipality. The research objective is to analyze Education for biodiversity from the perspective of Decolonial Pedagogy, starting from the pedagogical practices of Biology teachers in the target schools, aiming to construct a product capable of assisting and encouraging the approach of these themes in the school environment. The main bibliographic references used were: Almeida (2017), Diegues (2000), Kawasaki and Oliveira (2003), Oliveira et al. (2016), Toledo and Barrera-Bassols (2015), and Walsh (2009). This is a qualitative interpretative research. The research procedure method used was Case Study. The research participants are the Biology teachers of the aforementioned schools. The data collection instrument was a semi-structured interview conducted in person at the schools under study. The data were analyzed based on four categories developed a posteriori: Local context, cultural identity and decolonial pedagogical practices; Biocultural sensitization; Decolonial curriculum and Knowledge dialogue. Regarding the local context, cultural identity, and pedagogical practices, it was found that teachers seek to contextualize their practices in different ways, based on the student's reality, leading to the appreciation of the cultural diversity present in Axixá. It was also found that teachers seek strategies for Education for biodiversity through sensitization for the conservation of biological diversity resources and, consequently, the appreciation of cultural diversity. Regarding the curriculum, the absence of guiding documents and specific didactic materials for teachers to work on Education for biodiversity in the Axixá context was observed. We highlight the knowledge dialogue carried out by teachers and the experiences and practices of traditional communities in the city, such as fishermen and quilombolas. As a product of this research, we collectively constructed an e-book depicting biodiversity and its relationship with culture from the local context. We hope to facilitate the pedagogical work of teachers in addressing Education for biodiversity in the school environment. Finally, we consider that by working on the decoloniality of knowledge and power, we reflect on who we are, and rediscover the importance of biodiversity and culture for our people, leading us to value our cultural roots and the ecosystems that sustain us. Keywords:
Palavras-chave: biodiversidade;
cultura;
pedagogia decolonial;
professores;
ensino de Biologia;
biodiversity;
culture;
decolonial pedagogy;
teachers;
teaching Biology.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: FREITAS, Vicente de Paula Campos. Diálogos sobre educação para a biodiversidade na perspectiva da pedagogia decolonial a partir do contexto axixaense: um estudo nas escolas públicas da rede estadual de Axixá - MA. 2024. 198f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5520
Data de defesa: 16-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vicente_de_Paula_Campos_Freitas.pdfDissertação de Mestrado6,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.