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Tipo do documento: Dissertação
Título: O planejamento do trabalho pedagógico na perspectiva da prática experimental em química: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA
Título(s) alternativo(s): Planning pedagogical work from the perspective of experimental practice in chemistry: envisioning paths and possibilities in the EJA modality
Autor: SILVA, Antonio José Miranda 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Jerino Queiroz
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Resumo: A experimentação no ensino de ciências apresenta-se como mais uma possibilidade metodológica para fortalecer a construção de problemas reais que possibilitam a contextualização e questionamentos de investigação. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar as práticas experimentais contidas no planejamento das aulas contextualizadas dos professores de química da modalidade EJA, com vista a contribuir para um ensino de qualidade em escolas públicas do Ensino Médio da rede estadual de São Luís-MA. As principais referências bibliográficas utilizadas foram Haddad e Di Pierro (2000), Menegolla e Sant’Anna (2014), Libâneo (2017), Vasconcellos (2015), Chizzoti (2014), Giordan (1999), Chassot (2018), dentre outras. O método de procedimento da pesquisa que foi adotado foi o Estudo de Caso. Os colaboradores da pesquisa foram os(as) professores(as) que ministram a disciplina de química e atuam na primeira etapa da EJA. Os instrumentos de coleta de dados foram pautados na entrevista semiestruturada e na análise do plano de ensino anual. A análise e a interpretação dos dados se deram por meio da análise exploratória e descritiva dos planos de ensino anuais e da análise das entrevistas com os professores(as), utilizando a análise de conteúdo (Bardin, 2011). Em relação aos dados da pesquisa, verificou-se, na seção I, que tratou sobre o perfil formativo dos(as) professores(as), que há o predomínio do gênero masculino (sete) em detrimento do gênero feminino (duas); outra característica é que a minoria dos docentes (três deles) possui graduação em licenciatura em química. A seção II versou sobre a forma com que as práticas de química são planejadas e, nela, identificou-se que as atividades experimentais não alcançam aspectos de atividades problematizadoras. Já na seção III, que abordou as concepções dos(as) professores(as) de química da EJA em relação a planejamento, contextualização e experimentação, constatou-se que a maioria, o equivalente a sete pessoas, considera importante, em seu planejamento, o perfil dos(as) alunos(as). O catálogo de práticas experimentais contextualizadas “O contexto regional inserido em práticas experimentais em química na primeira etapa da EJA”, com ênfase na experimentação investigativa, foi produzido para ser colaborativo junto à prática de ensino do(a) professor(a).
Abstract: Experimentation in Science teaching presents itself as another methodological possibility to strengthen the constructing real problems that enable contextualization and investigative questioning. The purpose of this research was to identify and analyze the experimental practices contained in the contextualized lesson plans of Chemistry teachers to the “EJA” teaching Modality (Education for Youth and Adults), aiming to contribute to the quality of Public High School teaching network in São Luís-MA. The main bibliographical references used were Haddad and Di Pierro (2000), Menegolla and Sant'Anna (2014), Libâneo (2017), Vasconcellos (2015), Chizzoti (2014), Giordan (1999), Chassot (2018), among others. The adopted research procedure method is the Case Study. The research collaborators were teachers who teach Chemistry and work in the first stage of the “EJA”. The data collection instruments were based on semi-structured interviews and analysis of the annual teaching plan. The data was analyzed and interpreted through exploratory and descriptive analysis of the annual teaching plans and analysis of the interviews with the teachers, using content analysis (Bardin, 2011). Regarding the research data, section I, which dealt with the teachers' educational profile, showed a predominance of males (seven) to the detriment of females (two); another characteristic is that the minority of teachers (three of them) have a degree in Chemistry. Section II dealt with how Chemistry practices are planned and identified that the experimental activities do not achieve aspects of problem solving activities. Section III, which dealt with the conceptions of EJA Chemistry teachers concerning planning, contextualization, and experimentation, found that the majority, equivalent to seven people, consider the profile of the students to be important in their planning. The catalog of contextualized experimental practice "The regional context inserted in experimental practices in chemistry in the first stage of EJA" with an emphasis on investigative experimentation, was produced to be collaborative with the teacher's teaching practice.
Palavras-chave: planejamento didático;
contextualização;
experimentação;
Química;
EJA;
didactic planning;
contextualization;
experimentation;
Chemistry;
EJA.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Antonio José Miranda. O planejamento do trabalho pedagógico na perspectiva da prática experimental em química: vislumbrando caminhos e possibilidades na modalidade EJA. 2024. 217 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5519
Data de defesa: 21-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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