Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5518
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINHEIRO, Maria do Amparo Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7881077535927511por
dc.contributor.advisor1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee2COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee3CRUZ, Lélia de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180168121472915por
dc.contributor.referee4BRANDÃO, Raimundo José Barbosa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910896410830499por
dc.contributor.referee5CRUZ, Maria do Carmo Alves da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5658169510299963por
dc.date.accessioned2024-09-12T12:49:30Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Maria do Amparo Torres. Conhecimento numérico por meio da Tabela Zero Mais com adaptações da Tabela Pitagórico e aporte em representações semióticas: uma pesquisa realizada com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. 2024.126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5518-
dc.description.resumoNesta pesquisa, à luz de representações semióticas, investigamos a construção de conhecimentos numéricos por meio da Tabela Zero Mais, uma adaptação da Tabela Pitagórica, com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Alcântara (MA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção colaborativa, com destaque para a apropriação, pelos alunos, do valor posicional, conceito numérico e adição com números naturais. Para a coleta de dados, inicialmente, desenvolveu-se uma sequência didática de apropriação da Tabela Zero Mais, com as professoras das classes, lócus desta pesquisa, e depois as professoras aplicaram a referida Tabela aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. A intervenção para a construção dos dados constou de aplicações de atividades matemáticas, envolvendo valor posicional, contagem numérica e adição de números naturais desenvolvidas nas salas de aula, com o uso da Tabela Zero Mais. Para as análises desse processo investigativo, elegemos como destaque os registros escritos, pelos alunos, resultantes do preenchimento da Tabela Zero Mais e referenciados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Espera-se que esse trabalho traga contribuições tanto para a prática docente, quanto para os alunos que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização matemática, na perspectiva de avançar com o uso da Tabela Zero Mais no enfrentamento das dificuldades numéricas em diferentes contextos escolares.por
dc.description.abstractIn this research, in the light of semiotic representations, we investigated the construction of numerical knowledge through the Zero Mais Table, an adaptation of the Pythagorean Table, with students in the 1st and 2nd years of Elementary School at a municipal public school in the city of Alcântara (MA). This is a qualitative collaborative intervention research, with emphasis on the students' appropriation of place value, numerical concepts and addition with natural numbers. For data collection, initially, a didactic sequence of appropriation of the Zero Mais Table was developed, with the teachers of the classes, the locus of this research, and then the teachers applied the aforementioned Table to their students, with the supervision of the researcher. The intervention for data construction consisted of applications of mathematical activities, involving place value, numerical counting and addition of natural numbers developed in classrooms, using the Zero Mais Table. For the analysis of this investigative process, we chose as highlights the records written by the students, resulting from filling out the Zero Mais Table and referenced by the Theory of Records of Semiotic Representation. It is believed that this work will contribute to teachers and students who face difficulties in the mathematical literacy process, with a view to advancing the use of these resources.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-09-12T12:49:30Z No. of bitstreams: 1 MariadoAmparoPereira.pdf: 7334724 bytes, checksum: 1472e3e9c366e200a4cdcc49de9c2ff1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T12:49:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MariadoAmparoPereira.pdf: 7334724 bytes, checksum: 1472e3e9c366e200a4cdcc49de9c2ff1 (MD5) Previous issue date: 2024-06-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetização matemática;por
dc.subjecttabela;por
dc.subjectregistros de representação semiótico;por
dc.subjectletramento numérico;por
dc.subjectmathematical literacy; .eng
dc.subjecttable;eng
dc.subjectsemiotic records;eng
dc.subjectnumerical literacy.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleConhecimento numérico por meio da Tabela Zero Mais com adaptações da Tabela Pitagórico e aporte em representações semióticas: uma pesquisa realizada com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental   por
dc.title.alternativeNumerical knowledge through the Zero Mais Table with adaptations of the Pythagorean Table and input into semiotic representations: a survey carried out with students in the 1st and 2nd year of elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadoAmparoPereira.pdfDissertação de Mestrado7,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.