Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5518
Tipo do documento: Dissertação
Título: Conhecimento numérico por meio da Tabela Zero Mais com adaptações da Tabela Pitagórico e aporte em representações semióticas: uma pesquisa realizada com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental   
Título(s) alternativo(s): Numerical knowledge through the Zero Mais Table with adaptations of the Pythagorean Table and input into semiotic representations: a survey carried out with students in the 1st and 2nd year of elementary school
Autor: PINHEIRO, Maria do Amparo Torres 
Primeiro orientador: NERES, Raimundo Luna
Primeiro membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Segundo membro da banca: COSTA, Manoel dos Santos
Terceiro membro da banca: CRUZ, Lélia de Oliveira
Quarto membro da banca: BRANDÃO, Raimundo José Barbosa
Quinto membro da banca: CRUZ, Maria do Carmo Alves da
Resumo: Nesta pesquisa, à luz de representações semióticas, investigamos a construção de conhecimentos numéricos por meio da Tabela Zero Mais, uma adaptação da Tabela Pitagórica, com alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Alcântara (MA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de intervenção colaborativa, com destaque para a apropriação, pelos alunos, do valor posicional, conceito numérico e adição com números naturais. Para a coleta de dados, inicialmente, desenvolveu-se uma sequência didática de apropriação da Tabela Zero Mais, com as professoras das classes, lócus desta pesquisa, e depois as professoras aplicaram a referida Tabela aos seus alunos, com a supervisão da pesquisadora. A intervenção para a construção dos dados constou de aplicações de atividades matemáticas, envolvendo valor posicional, contagem numérica e adição de números naturais desenvolvidas nas salas de aula, com o uso da Tabela Zero Mais. Para as análises desse processo investigativo, elegemos como destaque os registros escritos, pelos alunos, resultantes do preenchimento da Tabela Zero Mais e referenciados pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Espera-se que esse trabalho traga contribuições tanto para a prática docente, quanto para os alunos que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização matemática, na perspectiva de avançar com o uso da Tabela Zero Mais no enfrentamento das dificuldades numéricas em diferentes contextos escolares.
Abstract: In this research, in the light of semiotic representations, we investigated the construction of numerical knowledge through the Zero Mais Table, an adaptation of the Pythagorean Table, with students in the 1st and 2nd years of Elementary School at a municipal public school in the city of Alcântara (MA). This is a qualitative collaborative intervention research, with emphasis on the students' appropriation of place value, numerical concepts and addition with natural numbers. For data collection, initially, a didactic sequence of appropriation of the Zero Mais Table was developed, with the teachers of the classes, the locus of this research, and then the teachers applied the aforementioned Table to their students, with the supervision of the researcher. The intervention for data construction consisted of applications of mathematical activities, involving place value, numerical counting and addition of natural numbers developed in classrooms, using the Zero Mais Table. For the analysis of this investigative process, we chose as highlights the records written by the students, resulting from filling out the Zero Mais Table and referenced by the Theory of Records of Semiotic Representation. It is believed that this work will contribute to teachers and students who face difficulties in the mathematical literacy process, with a view to advancing the use of these resources.
Palavras-chave: alfabetização matemática;
tabela;
registros de representação semiótico;
letramento numérico;
mathematical literacy; .
table;
semiotic records;
numerical literacy.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PINHEIRO, Maria do Amparo Torres. Conhecimento numérico por meio da Tabela Zero Mais com adaptações da Tabela Pitagórico e aporte em representações semióticas: uma pesquisa realizada com alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. 2024.126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5518
Data de defesa: 7-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadoAmparoPereira.pdfDissertação de Mestrado7,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.