Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5517
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | RODRIGUES, Marco Aurélio Godinho | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/1047276014635271 | por |
dc.contributor.advisor1 | ALMEIDA, Lucélia de Sousa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1688330353602729 | por |
dc.contributor.referee1 | ALMEIDA, Lucélia de Sousa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1688330353602729 | por |
dc.contributor.referee2 | FERREIRA, Cacio José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1928500395861445 | por |
dc.contributor.referee3 | GOMES, Francisco Alves | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4053992651415282 | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T12:38:19Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Marco Aurélio Godinho. A bildung e a formação do leitor literário: sugestões de aplicabilidade de textos literários. 2024. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2024. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5517 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo investigar e propor sugestões de atividades para a formação do leitor literário no Ensino Médio através da noção da Bildung. Ao abordarmos a Bildung, a formação do leitor literário, suas representações, e o letramento literário percebemos a necessidade de conhecermos as particularidades implícitas, indo além do conhecimento prévio do docente e dos discentes nas formas nas quais transmite e aprendem. A formação da consciência crítica do leitor com ênfase na leitura literária resulta no trabalho dos docentes na escola com o uso do livro didático de língua portuguesa e literatura brasileira, abordando além dos textos literários, textos de gêneros diversos. Isso torna fundamental o trabalho das práticas de leitura literária nas aulas de literatura, sobretudo o letramento literário. A metodologia utilizada tratou-se de um estudo de caráter bibliográfico, de cunho qualitativo e explicativo. Para isso, a investigação fundamenta-se na leitura de Weber (2011), Hermann (2010), Dalbosco (2009), Cosson (2004, 2006, 2009, 2014, 2018, 2021), Klafki (2007), Gadamer (2004), Paulino (2010), Colomer (2003), Soares (2002, 1999), Kleiman (1995) e outros. Nesse cenário, buscou-se conhecer as várias habilidades e competências das representações aqui elencadas com o intuito de contribuir com a bildung enquanto processo de formação do leitor literário no Ensino Médio e do letramento literário. | por |
dc.description.abstract | The present research aims to investigate and propose suggestions for activities for the training of literary readers in high school through the notion of Bildung. When we approach Bildung, the formation of the literary reader, its representations, and literary literacy, we realize the need to know the particularities implicit in the ideas discussed here, going beyond the prior knowledge of teachers and students in how they transmit and learn. The formation of the reader's critical consciousness with an emphasis on literary reading results in the work of teachers at school using Portuguese language and Brazilian literature textbooks, which feature literary texts of different genres in their sections. This makes the work of literary reading practices in literature classes fundamentals, especially literary literacy. The methodology included a bibliographical design, of a qualitative and explanatory nature. For this, the investigation is based on the reading of Weber (2011), Hermann (2010), Dalbosco (2009), Cosson (2004, 2006, 2009, 2014, 2018, 2021), Klafki (2007), Gadamer (2004), Paulino (20010), Colomer (2003), Soares (2002, 1999), Kleiman (1995) and others. In this scenario, we sought to understand the various skills and competencies of the representations listed here to contribute to bildung as a process of training literary readers in high school and literary literacy. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-09-12T12:38:19Z No. of bitstreams: 1 MARCOAURÉLIOGODINHORODRIGUES.pdf: 1011240 bytes, checksum: 932704f42c423de41e579c9d51bc2fb3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-12T12:38:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOAURÉLIOGODINHORODRIGUES.pdf: 1011240 bytes, checksum: 932704f42c423de41e579c9d51bc2fb3 (MD5) Previous issue date: 2024-07-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | bildung; | por |
dc.subject | formação do leitor literário; | por |
dc.subject | letramento literário; | por |
dc.subject | ensino médio. | por |
dc.subject | bildung; | eng |
dc.subject | training of the literary reader; | eng |
dc.subject | literary literacy; | eng |
dc.subject | high school. | eng |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.subject.cnpq | Literatura Brasileira | por |
dc.title | A bildung e a formação do leitor literário: sugestões de aplicabilidade de textos literários | por |
dc.title.alternative | Bildung and the formation of the literary reader: suggestions for the applicability of literary texts | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCOAURÉLIOGODINHORODRIGUES.pdf | Dissertação de Mestrado | 987,54 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.