Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5517
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Marco Aurélio Godinho-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1047276014635271por
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Lucélia de Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688330353602729por
dc.contributor.referee1ALMEIDA, Lucélia de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1688330353602729por
dc.contributor.referee2FERREIRA, Cacio José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1928500395861445por
dc.contributor.referee3GOMES, Francisco Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4053992651415282por
dc.date.accessioned2024-09-12T12:38:19Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Marco Aurélio Godinho. A bildung e a formação do leitor literário: sugestões de aplicabilidade de textos literários. 2024. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5517-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar e propor sugestões de atividades para a formação do leitor literário no Ensino Médio através da noção da Bildung. Ao abordarmos a Bildung, a formação do leitor literário, suas representações, e o letramento literário percebemos a necessidade de conhecermos as particularidades implícitas, indo além do conhecimento prévio do docente e dos discentes nas formas nas quais transmite e aprendem. A formação da consciência crítica do leitor com ênfase na leitura literária resulta no trabalho dos docentes na escola com o uso do livro didático de língua portuguesa e literatura brasileira, abordando além dos textos literários, textos de gêneros diversos. Isso torna fundamental o trabalho das práticas de leitura literária nas aulas de literatura, sobretudo o letramento literário. A metodologia utilizada tratou-se de um estudo de caráter bibliográfico, de cunho qualitativo e explicativo. Para isso, a investigação fundamenta-se na leitura de Weber (2011), Hermann (2010), Dalbosco (2009), Cosson (2004, 2006, 2009, 2014, 2018, 2021), Klafki (2007), Gadamer (2004), Paulino (2010), Colomer (2003), Soares (2002, 1999), Kleiman (1995) e outros. Nesse cenário, buscou-se conhecer as várias habilidades e competências das representações aqui elencadas com o intuito de contribuir com a bildung enquanto processo de formação do leitor literário no Ensino Médio e do letramento literário.por
dc.description.abstractThe present research aims to investigate and propose suggestions for activities for the training of literary readers in high school through the notion of Bildung. When we approach Bildung, the formation of the literary reader, its representations, and literary literacy, we realize the need to know the particularities implicit in the ideas discussed here, going beyond the prior knowledge of teachers and students in how they transmit and learn. The formation of the reader's critical consciousness with an emphasis on literary reading results in the work of teachers at school using Portuguese language and Brazilian literature textbooks, which feature literary texts of different genres in their sections. This makes the work of literary reading practices in literature classes fundamentals, especially literary literacy. The methodology included a bibliographical design, of a qualitative and explanatory nature. For this, the investigation is based on the reading of Weber (2011), Hermann (2010), Dalbosco (2009), Cosson (2004, 2006, 2009, 2014, 2018, 2021), Klafki (2007), Gadamer (2004), Paulino (20010), Colomer (2003), Soares (2002, 1999), Kleiman (1995) and others. In this scenario, we sought to understand the various skills and competencies of the representations listed here to contribute to bildung as a process of training literary readers in high school and literary literacy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-09-12T12:38:19Z No. of bitstreams: 1 MARCOAURÉLIOGODINHORODRIGUES.pdf: 1011240 bytes, checksum: 932704f42c423de41e579c9d51bc2fb3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T12:38:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCOAURÉLIOGODINHORODRIGUES.pdf: 1011240 bytes, checksum: 932704f42c423de41e579c9d51bc2fb3 (MD5) Previous issue date: 2024-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS IIIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectbildung;por
dc.subjectformação do leitor literário;por
dc.subjectletramento literário;por
dc.subjectensino médio.por
dc.subjectbildung;eng
dc.subjecttraining of the literary reader;eng
dc.subjectliterary literacy;eng
dc.subjecthigh school.eng
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapor
dc.titleA bildung e a formação do leitor literário: sugestões de aplicabilidade de textos literáriospor
dc.title.alternativeBildung and the formation of the literary reader: suggestions for the applicability of literary textseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCOAURÉLIOGODINHORODRIGUES.pdfDissertação de Mestrado987,54 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.