Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARINHO, Kenia Ariádna Santosrlos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4314642964138191por
dc.contributor.advisor1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee1MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee2ROCHA, Maira Teresa Gonçalves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550970069538080por
dc.contributor.referee3NEVES, Josélia Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1098108142638272por
dc.contributor.referee4SILVA, Marileia Santos Cruz da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7265625064123652por
dc.contributor.referee5SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.date.accessioned2024-09-12T12:28:19Z-
dc.date.issued2024-04-16-
dc.identifier.citationMARINHO, Kenia Ariádna Santosrlos de. Práticas pedagógicas antirracistas: análise da Lei 10.639/2003 no contexto escolar público. 2024.174 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5516-
dc.description.resumoA presente Dissertação trata-se de um estudo sobre as práticas pedagógicas para uma educação antirracista na perspectiva da lei 10.639/2003 nos anos finais do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual, visando à construção do produto educacional, um Caderno de Orientações Pedagógicas, sendo o lócus da pesquisa o Centro de Ensino Antonio Ribeiro. O objetivo da pesquisa é conhecer de que forma acontece a aplicação da Lei 10.639/2003, com vistas à construção do produto educacional, tendo como questões problema investigar quais são as práticas pedagógicas voltadas à pluralidade cultural, de respeito às diferenças, ao diálogo com o outro e à justiça social no contexto da Lei 10.639/2003 no C.E Antônio Ribeiro, quais marcas na cultura escolar do Centro em tela indicam o caminho de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para as Relações Étnico Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e de que forma o produto Caderno de Orientações Pedagógicas poderá auxiliar o C.E Antônio Ribeiro no caminho de implementação de práticas voltadas à pluralidade cultural no contexto da Lei 10.639/03. Apoiamos o estudo em Munanga (1998, 2012, 2015) Gomes (2005, 2011, 2012a, 2012b) Hofbauer (2003); Freire (1986, 2000, 2022), Gonzalez (1988), Forquim (1998) Cruz (2011, 2016), Hall (2003); Domingues (2007); Santos (2005); Candau (2008); Canen (2000). Minayo (2021), Pereira (2019), Gil (2019), Damiani (2013), entre outros. E nos documentos legais e curriculares oficiais. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com propósito de intervenção na realidade educativa, utilizando metodologia de cunho qualitativo, de natureza exploratória, utilizando como instrumentos: observação, questionário e entrevista. Consideramos que apesar de existirem algumas marcas na cultura escolar no caminho de implementação da Lei 10.639 no Centro de Ensino Antônio Ribeiro, esse é um processo ainda incipiente, demonstrado pela falta de envolvimento de todos os professores com a temática, assim como não existem propostas específicas como projetos didáticos voltados para trabalhar a temática. Esperamos contribuir com a transformação da educação do nosso estado e do Brasil, com a formação de professores para a educação das relações étnico-raciais e com uma escola mais democrática e equânime por meio da implementação da lei 10.639. Palavras-chave:por
dc.description.abstractThe present Dissertation is a study on pedagogical practices for anti-racist education from the perspective of the law 10.639/2003 in the final years of Elementary Education in the State Public Network, aiming at the construction of the educational product, a Pedagogical Guidelines Booklet, being the research locus the Centro de Ensino Antonio Ribeiro. The goal of the research is to understand how the Law 10,639/03 is applied, with a view to build an educational product, with the problem questions being to investigate what pedagogical practices are aimed at cultural plurality, respect for differences, dialogue with the another and social justice in the context of the Law 10.639/03 at C.E Antonio Ribeiro, which marks in the school culture at C.E Antonio Ribeiro indicate the path of implementation of the National Curricular Guidelines for Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of History and Afro Culture -Brazilian and African and how the product Caderno de Orientações Pedagógicas can help C.E Antonio Ribeiro in the path of implementing practices aimed at cultural plurality in the context of Law 10.639/03. We support the study in Munanga (1998, 2012, 2015) Gomes (2005, 2011, 2012a, 2012b) Hofbauer (2003); Freire (1986, 2000, 2022), Gonzalez (1988), Forquim (1998) Cruz (2011, 2016), Hall (2003); Domingues (2007); Santos (2005); Candau (2008); Canen (2000). Minayo (2021), Pereira (2019), Gil (2019), Damiani (2013), and others. And in official legal and curricular documents. It is applied research, with a product of intervention in the educational reality, using a qualitative methodology, of an exploratory nature, with a dialectical perspective approach using the instruments: observation, questionnaire and interview. We consider that although there are some marks in school culture on the path to implementing the Law 10,639 at the Centro de Ensino Antonio Ribeiro, this is still an incipient process, demonstrated by the lack of involvement of all teachers with the subject, as well as there are no specific proposals as didactic projects aimed at working on the theme. We hope to contribute to the transformation of education in our state and in Brazil, with the training of teachers for the education of ethnic-racial relations and with a more democratic and equitable school through the implementation of the law 10,639.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-09-12T12:28:19Z No. of bitstreams: 1 KENIA_MARINHO.pdf: 14768252 bytes, checksum: 40d0273bd78e5bf3c7ed86d768d248d6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-12T12:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KENIA_MARINHO.pdf: 14768252 bytes, checksum: 40d0273bd78e5bf3c7ed86d768d248d6 (MD5) Previous issue date: 2024-04-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdiretrizes curriculares para ERER;por
dc.subjectlei 10.639/2003;por
dc.subjectpluralidade cultural;por
dc.subjectpráticas pedagógicas;por
dc.subjectcurriculum guidelines for ERER;eng
dc.subjectlaw 10.639/2003;eng
dc.subjectcultural plurality;eng
dc.subjectpedagogical practices.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titlePráticas pedagógicas antirracistas: análise da Lei 10.639/2003 no contexto escolar público.       por
dc.title.alternativeAnti-racist pedagogical practices: analysis of Law 10,639/2003 in the public school context.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KENIA_MARINHO.pdfDissertação de Mestrado14,42 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.