Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5515
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A formação continuada de professores na escola: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de ensino médio no Maranhão |
Título(s) alternativo(s): | Continuing teacher training at school: possibilities for combating violence in secondary education institutions in Maranhão |
Autor: | MACIEL, Andréa Maia |
Primeiro orientador: | VITURIANO, Hercilia Maria de Moura |
Primeiro membro da banca: | VITURIANO, Hercília Maria de Moura |
Segundo membro da banca: | FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho |
Terceiro membro da banca: | SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira |
Quarto membro da banca: | ZAQUEU, Livia da Conceição Costa |
Quinto membro da banca: | GOMES, Albiane Oliveira |
Resumo: | A pesquisa intitulada, “A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ESCOLA: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de Ensino Médio no Maranhão”, elaborada no âmbito do Mestrado Profissional (UFMA/PPGEEB), parte da seguinte questão problematizadora: quais saberes/conhecimentos relativos ao enfrentamento a violência em instituições de Ensino Médio podem se constituir como base teórica e metodológica para fomentar o processo de formação continuada de professores nessa etapa da educação básica? Partindo de tal problematização, este estudo tem como objetivo compreender que saberes/conhecimentos relativos ao enfrentamento a violência em instituições de ensino médio são necessários para a constituição de uma base teórica e metodológica para fomentar o processo de formação continuada de professores, com vistas a elaboração de um guia de orientações didático pedagógicas, para organização do trabalho formativo no contexto de uma instituição de ensino médio em Paço do Lumiar - MA. Sendo assim, as principais referências bibliográficas foram: Abromovay (2002; 2006; 2009), Camacho (2001), Bourdieu (1998; 2006), Imbernón (2011), Nóvoa (1992), entre outros. Os objetivos elucidados caminham para um percurso metodológico organizado da seguinte forma: é uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa, que em seus objetivos consubstancia-se como exploratória. Tem seus procedimentos baseados em elementos sistematizados em alguns pressupostos da Intervenção pedagógica; A análise e interpretação dos dados se deu por meio de quadros e tabelas em que as categorias centrais que nortearam este processo são: Violência na escola; Enfrentamento a Violência, Ensino Médio, Formação de Professores. Os resultados da pesquisa obtidos com a construção das seções teóricas apontam que a questão da violência no contexto escolar é uma realidade no Brasil, e por isso precisa ser estudada e problematizada, a fim de compreender as suas bases constituintes, e ao mesmo tempo, as possibilidades para o seu enfrentamento. Constatamos que a escola não pode resolver o problema de forma isolada, mas pode contribuir com a construção de possíveis percursos de enfrentamento. Nesse cenário a formação de professores se apresenta como uma das possibilidades que pode contribuir com o enfrentamento dessa problemática. A partir desta verificação, propomos um Guia de Orientações Teórico-Metodológicas, desenvolvido através das intervenções realizadas na escola pelos colaboradores da pesquisa, para contribuir com professores e gestão na organização de Projetos, atividades e parcerias em busca do enfrentamento à violência nas escolas e a busca de uma cultura de paz. |
Abstract: | The research entitled, “CONTINUED TRAINING OF TEACHERS AT SCHOOL: possibilities for confronting violence in high school institutions in Maranhão”, prepared within the scope of the Professional Master’s Degree (UFMA/PPGEEB), starts from the following problematizing question: what knowledge/knowledge relating to combating violence in secondary education institutions can constitute a theoretical and methodological basis to promote the process of continuing teacher training at this stage of basic education? Starting from this problematization, this study aims to understand that knowledge related to confronting violence in secondary education institutions is necessary to establish a theoretical and methodological basis to encourage the process of continuing teacher training, with a view to developing of a guide of didactic-pedagogical guidelines, for organizing training work in the context of a secondary education institution in Paço do Lumiar - MA. Therefore, the main bibliographic references were: Abromovay (2002; 2006; 2009), Camacho (2001), Bourdieu (1998; 2006), Imbernón (2011), Nóvoa (1992), among others. The elucidated objectives follow a methodological path organized as follows: it is an applied research of a qualitative nature, which in its objectives is considered exploratory. Its procedures are based on elements systematized in some assumptions of pedagogical intervention; Data analysis and interpretation took place through charts and tables in which the central categories that guided this process are: Violence at school; Confronting Violence, Secondary Education, Teacher Training. The research results obtained with the construction of the theoretical sections indicate that the issue of violence in the school context is a reality in Brazil, and therefore needs to be studied and problematized, in order to understand its constituent bases, and at the same time, the possibilities for coping. We found that the school cannot solve the problem in isolation, but it can contribute to the construction of possible coping paths. In this scenario, teacher training presents itself as one of the possibilities that can contribute to tackling this problem. Based on this verification, we propose a Guide of Theoretical-Methodological Guidelines, developed through interventions carried out at school by research collaborators, to contribute to teachers and management in the organization of Projects, activities and partnerships in search of combating violence in schools and search for a culture of peace. |
Palavras-chave: | violência na escola; enfrentamento à violência; ensino médio; formação docente; violence at school; confronting violence; high school; teaching training |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | MACIEL, Andréa Maia. A formação continuada de professores na escola: possibilidades para o enfrentamento à violência em instituições de ensino médio no Maranhão. 2024.224 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5515 |
Data de defesa: | 7-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrea_Maia_Maciel_.pdf | Dissertação de Mestrado | 19,97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.