Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5514
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de filosofia africana no contexto da lei 10.639/03: uma proposta de ensino para a Unidade Integrada Sarney Filho no município da Raposa/Maranhão
Título(s) alternativo(s): The teaching of African philosophy in the context of law 10.639/03: a teaching proposal for the Sarney Filho Integrated Unit in the municipality of Raposa/Maranhão
Autor: BARBOSA, Rosinélia Machado 
Primeiro orientador: SILVA, Marileia Santos Cruz da
Primeiro membro da banca: SILVA, Marileia Santos Cruz da
Segundo membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Terceiro membro da banca: SANTOS, Clênia de Jesus Pereira dos
Quarto membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Quinto membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Resumo: A pesquisa trata sobre O ENSINO DE FILOSOFIA AFRICANA NO CONTEXTO DA LEI 10.639/03: uma proposta de ensino para a Unidade Integrada Sarney Filho no Município da Raposa/Maranhão. O Estudo tem como objetivo geral investigar acerca dos conteúdos filosóficos desenvolvidos na Unidade Integrada Sarney Filho, na perspectiva de construir um Caderno de Orientações Didáticas, juntamente com o docente de Filosofia sobre o ensino de temáticas filosóficas africanas, no sentido de agregar à proposta curricular de filosofia do Ensino Fundamental, anos finais, do município da Raposa- MA. As principais fontes bibliograficas utilizadas no presente estudo: Asante (2000, 2009); Appiah (2010); Hountondji (1006); Noguera (2014); Dantas (2014); Nascimento e Rocha (2016); Nascimento (2002); Lei nº 10.639/03 (BRASIL,2003); Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnicos-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. (BRASIL, 2008); Cliver (2020); Castro (2020). O trabalho está organizado nas seguintes seções: na primeira, discorremos sobre a introdução a qual a configuração teórica e metodológica da pesquisa; na segunda seção, apresenta alguns questionamentos sobre a polêmica discussão acerca do lugar, território que surgiu o conhecimento filosófico, Grécia ou África (Especificamente no solo do Antigo Egito), sem a pretensão de invalidar nenhumas das teorias, possibilitando apenas aos leitores um alargamento nos horizontes epistêmicos. Na terceira seção apresentaremos a Filosofia Africana: a população negra como sujeito da sua história. Essa seção está subdivida em três subseção: Afroperspectivismo; Afrocentrismo; Etnofilosofia. A quarta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções, a caracterização da Unidade Integrada Sarney Filho; a metodologia da pesquisa: Análise e Interpretação dos dados da Pesquisa e o produto educacional; na quinta seção, apresentaremos as considerações finais. O método de procedimento da pesquisa adotado foi o estudo de caso do tipo instrumental. Os participantes da pesquisa foram o gestor escolar, a supervisora pedagógica e o professor de filosofia das turmas do 9ºA e B. Em decorrência do período pandêmico causado pelo vírus Covid/19, nossos instrumentos de coletas de dados foram as entrevistas, sendo realizadas através das redes sociais dos entrevistados. A interpretação dos dados da pesquisa empirica foi sob a forma de quadros. A pesquisa empirica foi desenvolvida em dois momentos: entrevistas através das redes sociais dos participantes e composição do produto final. A pesquisa concluiu que a inserção de temáticas filosóficas africanas no contexto da Lei 10.639/03 no currículo, possibitou a comunidade escolar Sarney Filho a desmitificação acerca da existência das produções filosóficas africanas, permitindo ao docente desenvolver temáticas referentes as relações étnicos-raciais.
Abstract: The research deals with TEACHING AFRICAN PHILOSOPHY IN THE CONTEXT OF LAW 10.639/03: a teaching proposal for the Sarney Filho Integrated Unit in the Municipality of Raposa/Maranhão. The Study's general objective is to investigate the philosophical contents developed at the Sarney Filho Integrated Unit, with a view to building a Booklet of Teaching Guidelines, together with the Philosophy teacher on the teaching of African philosophical themes, in order to add to the curricular proposal of philosophy of Elementary Education, final years, in the municipality of Raposa-MA. The main bibliographical sources used in this study: Asante (2000, 2009); Appiah (2010); Hountondji (1006); Noguera (2014); Dantas (2014); Nascimento and Rocha (2016); Nascimento (2002); Law No. 10,639/03 (BRAZIL, 2003); National curricular guidelines for the education of ethnic-racial relations and for the teaching of Afro-Brazilian and African history and culture. (BRAZIL, 2008); Cliver (2020); Castro (2020). The work is organized into the following sections: in the first, we discuss the introduction to the theoretical and methodological configuration of the research; in the second section, it presents some questions about the controversial discussion about the place, territory in which philosophical knowledge emerged, Greece or Africa (Specifically on the soil of Ancient Egypt), without the intention of invalidating any of the theories, only allowing readers to broaden their epistemic horizons. In the third section, we will present African Philosophy: the black population as a subject of its history. This section is subdivided into three subsections: Afroperspectivism; Afrocentrism; Ethnophilosophy. In the fourth section, we discuss the empirical research, which was divided into three subsections, the characterization of the Sarney Filho Integrated Unit; the research methodology: Analysis and Interpretation of Research data and the educational product; In the fifth section, we will present final considerations. The research procedure method adopted was the instrumental case study. The research participants were the school manager, the pedagogical supervisor and the philosophy teacher from the 9 th A and B classes. Due to the pandemic period caused by the Covid/19 virus, our data collection instruments were interviews, carried out through interviewees’ social networks. The interpretation of empirical research data was in the form of tables. The empirical research was developed in two moments: interviews through the participants' social networks and composition of the final product. The research concluded that the inclusion of African philosophical themes in the context of Law 10.639/03 in the curriculum enabled the Sarney Filho school community to demystify the existence of African philosophical productions, allowing the teacher to develop themes relating to ethnic-racial relations.
Palavras-chave: Filosofia;
Filosofia africana;
lei nº 10.639
Philosophy;
african Philosophy;
law No. 10.639.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Filosofia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: BARBOSA, Rosinélia Machado. O ensino de filosofia africana no contexto da lei 10.639/03: uma proposta de ensino para a Unidade Integrada Sarney Filho no município da Raposa/Maranhão. 2024. 221 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5514
Data de defesa: 14-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosineliabarbosa.pdfDissertação de Mestrado5,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.