Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5513
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SOUSA, Ilana Silva | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7469921939186376 | por |
dc.contributor.advisor1 | NUNES, Antonio de Assis Cruz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
dc.contributor.referee1 | NUNES, Antonio de Assis Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2108242146594455 | por |
dc.contributor.referee2 | SANTOS, Clênia de Jesus Pereira dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0207025204079745 | por |
dc.contributor.referee3 | FRANCO, Nanci Helena Rebouças | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6668613131852037 | por |
dc.contributor.referee4 | MELO, José Carlos de | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1282285394690979 | por |
dc.contributor.referee5 | SEGADILHA, Delcineide Maria Ferreira | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/4517242437763711 | por |
dc.date.accessioned | 2024-09-12T02:28:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Ilana Silva. A educação para as relações étnico-raciais na educação infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas na creche da Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves. 2024. 255 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024 | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5513 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa trata sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil. O local da pesquisa foi Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves, especificamente em duas salas de creche de três anos, no turno vespertino. A pesquisa partir do seguinte questionamento: O objetivo geral da pesquisa foi: Como a temática da Educação para as Relações Étnico-Raciais no contexto curricular da Educação Infantil, especificamente com crianças de creche (3 anos) poderá ser materializada por meio de um Caderno Pedagógico de Práticas Pedagógicas para uma educação étnico-racial em creche? A Dissertação está dividida em três partes, a saber: bibliográfica, empírica e uma proposta de aplicabilidade. Na parte bibliográfica são descritas seções que tratam sobre o processo histórico da criança como sujeito social e a Lei nº 10.639/03 enquanto proposta curricular para a Educação Infantil. Na parte empírica, discorremos sobre a caracterização da creche da Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves; os passos metodológicos da pesquisa e as análises e interpretações dos participantes da pesquisa. Em seguida foi apresentada uma proposta de produto educacional, por meio do Caderno de Práticas Pedagógicas para ERES na creche (03 anos). O caderno está composto por 04 (quatro) orientações e ações pedagógicas. Em função da Covid-19, não foi possível aplicar o produto educacional na instituição educativa selecionada para a pesquisa. Por conseguinte, apoiamo-nos na Instrução Normativa Nº 04/2020/PPGEEB/UFMA que torna facultativa a aplicabilidade do produto. As principais fontes bibliográficas utilizadas na pesquisa, foram: Abramowciz (2015), Amaral (2018), Barbosa (2006), Bento (2011), Brito (2011), Cavalleiro (2020), Duarte (2013), Gomes (2017), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação sistemática, a entrevista semiestruturada, o experimento, a análise documental e as fotografias. A pesquisa concluiu que a escola pesquisada necessita de maiores investimentos na perspectiva de formações continuadas sobre a Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, especificamente da população afro-brasileira e afro-maranhense. | por |
dc.description.abstract | The research deals with Education for Ethnic-Racial Relations in Early Childhood Education. The research location was the Monsenhor Frederico Chaves Basic Education Unit, specifically in two three-year-old nursery rooms, in the afternoon shift. The research was based on the following question: The general objective of the research was: How can the theme of Education for Ethnic-Racial Relations in the curricular context of Early Childhood Education, specifically with daycare children (3 years old) be materialized through a Pedagogical Notebook of Pedagogical Practices for ethnic-racial education in daycare? The Dissertation is divided into three parts, namely: bibliographical, empirical and an applicability proposal. The bibliographical part describes sections that deal with the historical process of the child as a social subject and Law No. 10,639/03 as a curricular proposal for Early Childhood Education. In the empirical part, we discuss the characterization of the daycare center at the Monsenhor Frederico Chaves Basic Education Unit; the methodological steps of the research and the analyzes and interpretations of the research participants. Next, a proposal for an educational product was presented, using the Pedagogical Practices Notebook for ERES in daycare centers (03 years old). The notebook is composed of 04 (four) guidelines and pedagogical actions. Due to Covid 19, it was not possible to apply the educational product at the educational institution selected for the research. Therefore, we rely on Normative Instruction No. 04/2020/PPGEEB/UFMA, which makes the applicability of the product optional. The main bibliographic sources used in the research were: Abramowciz (2015), Amaral (2018), Barbosa (2006), Bento (2011), Brito (2011), Cavalleiro (2020), Duarte (2013), Gomes (2017), among others. The data collection instruments used were systematic observation, semi-structured interviews, experiments, document analysis and photographs. The research concluded that the researched school needs greater investments in the perspective of continued training on Ethnic-Racial Education in Early Childhood Education, specifically for the Afro-Brazilian and Afro-Maranhense population. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-09-12T02:28:58Z No. of bitstreams: 1 Ilana_Sousa.pdf: 31699261 bytes, checksum: f8348121d004d102e5ff01c4b7849529 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-12T02:28:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ilana_Sousa.pdf: 31699261 bytes, checksum: f8348121d004d102e5ff01c4b7849529 (MD5) Previous issue date: 2024-01-31 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação-étnico racial; | por |
dc.subject | lei nº 10.639/03; | por |
dc.subject | educação Infantil; | por |
dc.subject | práticas pedagógicas; | por |
dc.subject | education-ethnic racial; | eng |
dc.subject | law No. 10,639/03; | eng |
dc.subject | child education; | eng |
dc.subject | pedagogical practices. | eng |
dc.subject.cnpq | Educação Pré-Escolar | por |
dc.title | A educação para as relações étnico-raciais na educação infantil: um estudo sobre práticas pedagógicas na creche da Unidade de Educação Básica Monsenhor Frederico Chaves | por |
dc.title.alternative | Education for ethnic-racial relations in early childhood education: a study on pedagogical practices in the daycare center of the Monsenhor Frederico Chaves Basic Education Unit | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ilana_Sousa.pdf | Dissertação de Mestrado | 30,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.