Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5512
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada e saberes docentes: implicações na prática de educadores da Educação Infantil da Creche Balão Mágico Bacabeira - MA.
Título(s) alternativo(s): Formación continua y enseñanza del conocimiento: implicaciones para la práctica de los educadores de Educación Infantil de la Creche Balão Mágico Bacabeira - MA.
Autor: ARAÚJO, Suzane Castro de 
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: DUTRA, Rosyane de Moraes Martins
Terceiro membro da banca: SANTOS, Sandra Regina Rodrigues dos
Quarto membro da banca: CANAVIEIRA, Fabiana Oliveira
Quinto membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Resumo: A formação continuada de educadores da Educação Infantil implica nos saberes que são construídos ao longo das experiências profissionais. O diálogo que se faz entre a teoria e a prática se faz necessário para a construção da profissão docente. Esta pesquisa problematiza: como a formação continuada e os saberes docentes poderão contribuir com a prática de educadoras da Educação Infantil por meio de uma proposta de intervenção pedagógica? O objetivo geral é investigar a formação continuada e os saberes de educadoras na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: verificar as concepções teórico-metodológicas sobre formação e saberes; descrever as práticas pedagógicas; propor uma intervenção pedagógica sobre formação e saberes; elaborar um caderno com orientações pedagógicas. Para subsidiar o referencial teórico-metodológico, Tardif (2009), Gauthier (1998), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), Pimenta (1997) e outros, irão colaborar na discussão sobre formação e saberes. Kulhmann Jr. (2000), Kramer (2006), Filho e Nunes (2013) e outros subsidiarão a respeito da História da Educação Infantil. Assim como a análise dos documentos legais da etapa no Brasil e do Maranhão. O percurso metodológico foi de uma pesquisa aplicada, com uma abordagem quati-qualitativa; os objetivos da pesquisa são do tipo descritivo e com procedimentos do tipo pesquisa de intervenção pedagógica. As colaboradoras desta pesquisa foram 08 educadoras. O lócus desta pesquisa foi a Creche Escolar Balão Mágico da rede de ensino municipal de Bacabeira–MA, localizada na sede do município. Os instrumentos utilizados foi a observação estruturada das práticas pedagógicas, aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. A análise e interpretação dos dados em consonância com os instrumentos, utilizou as anotações das observações estruturadas da prática pedagógica das Educadoras, estruturado por meio do quadro de respostas. De maneira colaborativa, foi elaborado um Caderno de Orientações Pedagógicas como Produto Educacional, o qual as Educadoras sinalizaram ser um importante instrumentos para a formação continuada e a construção dos saberes.
Abstract: La formación contínua de educadores de Educación Infantil se relaciona diretamente con el conocimiento que se construye desde las experiencias profesionales. El diálogo entre la teoria y la práctica es importante para la profesión docente. Esta investigación problematiza: ¿ Cómo puede la educación continua y la enseñanza del conociemiento contribuir a la práctica de los educadores de Ecucación Infantil através de una propuesta de intervención pedagógica? El objetivo general es investigar la formación continua y el conocimiento de los educadores en Educación Infantil. Los objetivos específicos son: verificar las concepciones teórico-metodológicas acerca de la formación y del conocimiento; crear un caderno con propuestas pedagógicas. Para establecer el marco teórico-metodológico, Tardif (2009), Gauthier (1998), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), Pimenta (1997) y otros, colaborarán en la discusión sobre formación y conocimiento, Kulhmann Jr. (2000), Kramer (2006), Filho y Nunes (2013) y otros brindarán informaciones sobre la historia de la Educación Infantil así como el análisis de los documentos legales en Brasil y en Maranhão. El caminho metodológico fue la investigación aplicada, con enfoque cuanti-cualitativo; Los objetivos de la investigación son descriptivos y con procedimentos de investigación pedagógica. Los colaboradores en esta investigación fueron 08 educadores. El lugar de esta investigación fue la Guardería Escolar Balão Mágico de la red educativa municipal Bacabeira-MA, ubicada en la sed del condado. Los instrumentos utilizados fueron la observación estructurante de práticas pedagógicas, la aplicación de cuestionarios y entrevistas semiestructuradas a través del cuadro de respuestas. De manera colaborativa fue creado un Produto Educativo que es una Cartilla de Orientaciones Pedagógicas la que los educadores señalaron como un instrumento importante para la formación contínua y la Construcción de conocimientos.
Palavras-chave: formação de educadores;
educação Infantil;
formação continuada;
saberes docentes;
formación docente;
educación Infantil;
formación continua;
enseñanza del conocimiento.
Área(s) do CNPq: Educação Pré-Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: ARAÚJO, Suzane Castro de. Formação continuada e saberes docentes: implicações na prática de educadores da Educação Infantil da Creche Balão Mágico Bacabeira - MA.2024. 191 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5512
Data de defesa: 16-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuzaneCastro.pdfDissertação de Mestrado27,59 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.