Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Wyldiany Oliveira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4659754339250374por
dc.contributor.advisor1SILVA, Marcelli Alves da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8985071802390376por
dc.contributor.referee1SILVA, Marcelli Alves da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8985071802390376por
dc.contributor.referee2BUENO, Thaísa Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4123207392983951por
dc.contributor.referee3ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9771150892683691por
dc.date.accessioned2024-09-11T15:32:12Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationSANTOS, Wyldiany Oliveira dos. Marcas de regionalidade no Instagram: análise do jornalismo independente em perfis informativos no Nordeste. 2024. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação -Mestrado em Comunicação - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5511-
dc.description.resumoComo temática principal desta dissertação, o jornalismo independente é um arranjo caracterizado pela oposição aos conglomerados de mídia, mas que além disso reflete o contato com a comunidade na produção de conteúdo informativo. Diante disso, o presente estudo se propõe a identificar características regionais nos perfis de iniciativas de jornalismo independente no Nordeste, a partir dos posts publicados no Instagram. Para isso, temos como aporte teórico conceitos que abordam o jornalismo independente, o jornalismo regional, a plataformização e a cidadania. Entre os autores que serão referência nesta pesquisa, estão Patrício (2020), D'Andrea (2020) e Reis (2022). O levantamento das iniciativas analisadas foi realizado a partir dos mapas disponibilizados pela Cajueira (2023) e pela Agência Pública (2016). Para a consecução dos objetivos, utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Franco (2005). Ademais, este trabalho se vincula aos estudos da cibercultura e se caracteriza como um estudo descritivo. O corpus para análise compreende nove iniciativas, uma de cada estado do Nordeste, de cujos perfis no Instagram foram coletadas 353 publicações do feed, por meio do programa 4K Stogram. Diante disso, podemos ressaltar que o Nordeste é uma região que conta com mais de 100 iniciativas de jornalismo autodeclaradas independentes que utilizam marcadores regionais ligados à identidade cultural, territorial e jornalística, fidelizando a produção de conteúdo a partir do contato com a comunidade.por
dc.description.abstractAs the main theme of this dissertation, independent journalism is an arrangement characterized by opposition to media conglomerates, but which also reflects contact with the community in the production of informative content. With this in mind, this study aims to identify regional characteristics in the profiles of independent journalism initiatives in the Northeast, based on posts published on Instagram. In order to do this, we have as our theoretical input concepts that address independent journalism, regional journalism, platformization and citizenship. Among the authors who will be referenced in this research are Patrício (2020), D'Andrea (2020) and Reis (2022). The survey of the initiatives analyzed was based on the maps provided by Cajueira (2023) and Agência Pública (2016). To achieve the objectives, we used the Content Analysis proposed by Franco (2005). In addition, this work is linked to cyberculture studies and is characterized as a descriptive study. The corpus for analysis comprises nine initiatives, one from each state in the Northeast, from whose Instagram profiles 353 posts were collected from the feed using the 4K Stogram program. As a result, we can point out that the Northeast is a region with more than 100 self-declared independent journalism initiatives that use regional markers linked to cultural, territorial and journalistic identity, building loyalty through the production of content based on contact with the community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-09-11T15:32:11Z No. of bitstreams: 1 WYLDIANYOLIVEIRADOSSANTOS.pdf: 4724053 bytes, checksum: 934f67f2808aadfdf17e35f3c0f8e003 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-11T15:32:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WYLDIANYOLIVEIRADOSSANTOS.pdf: 4724053 bytes, checksum: 934f67f2808aadfdf17e35f3c0f8e003 (MD5) Previous issue date: 2024-08-16eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectjornalismo Independente;por
dc.subjectjornalismo Regional;por
dc.subjectNordeste;por
dc.subjectInstagram;por
dc.subjectplataformização.por
dc.subjectindependent journalism;eng
dc.subjectregional journalism;eng
dc.subjectNortheast;eng
dc.subjectInstagram;eng
dc.subjectplatformization.eng
dc.subject.cnpqJornalismo e Editoraçãopor
dc.titleMarcas de regionalidade no Instagram: análise do jornalismo independente em perfis informativos no Nordestepor
dc.title.alternativeRegionality brands on Instagram: analysis of independent journalism in informative profiles in the Northeasteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WYLDIANYOLIVEIRADOSSANTOS.pdfDissertação de Mestrado4,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.