Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5511
Tipo do documento: Dissertação
Título: Marcas de regionalidade no Instagram: análise do jornalismo independente em perfis informativos no Nordeste
Título(s) alternativo(s): Regionality brands on Instagram: analysis of independent journalism in informative profiles in the Northeast
Autor: SANTOS, Wyldiany Oliveira dos 
Primeiro orientador: SILVA, Marcelli Alves da
Primeiro membro da banca: SILVA, Marcelli Alves da
Segundo membro da banca: BUENO, Thaísa Cristina
Terceiro membro da banca: ALMEIDA FILHO, Edgard Patrício de
Resumo: Como temática principal desta dissertação, o jornalismo independente é um arranjo caracterizado pela oposição aos conglomerados de mídia, mas que além disso reflete o contato com a comunidade na produção de conteúdo informativo. Diante disso, o presente estudo se propõe a identificar características regionais nos perfis de iniciativas de jornalismo independente no Nordeste, a partir dos posts publicados no Instagram. Para isso, temos como aporte teórico conceitos que abordam o jornalismo independente, o jornalismo regional, a plataformização e a cidadania. Entre os autores que serão referência nesta pesquisa, estão Patrício (2020), D'Andrea (2020) e Reis (2022). O levantamento das iniciativas analisadas foi realizado a partir dos mapas disponibilizados pela Cajueira (2023) e pela Agência Pública (2016). Para a consecução dos objetivos, utilizamos a Análise de Conteúdo proposta por Franco (2005). Ademais, este trabalho se vincula aos estudos da cibercultura e se caracteriza como um estudo descritivo. O corpus para análise compreende nove iniciativas, uma de cada estado do Nordeste, de cujos perfis no Instagram foram coletadas 353 publicações do feed, por meio do programa 4K Stogram. Diante disso, podemos ressaltar que o Nordeste é uma região que conta com mais de 100 iniciativas de jornalismo autodeclaradas independentes que utilizam marcadores regionais ligados à identidade cultural, territorial e jornalística, fidelizando a produção de conteúdo a partir do contato com a comunidade.
Abstract: As the main theme of this dissertation, independent journalism is an arrangement characterized by opposition to media conglomerates, but which also reflects contact with the community in the production of informative content. With this in mind, this study aims to identify regional characteristics in the profiles of independent journalism initiatives in the Northeast, based on posts published on Instagram. In order to do this, we have as our theoretical input concepts that address independent journalism, regional journalism, platformization and citizenship. Among the authors who will be referenced in this research are Patrício (2020), D'Andrea (2020) and Reis (2022). The survey of the initiatives analyzed was based on the maps provided by Cajueira (2023) and Agência Pública (2016). To achieve the objectives, we used the Content Analysis proposed by Franco (2005). In addition, this work is linked to cyberculture studies and is characterized as a descriptive study. The corpus for analysis comprises nine initiatives, one from each state in the Northeast, from whose Instagram profiles 353 posts were collected from the feed using the 4K Stogram program. As a result, we can point out that the Northeast is a region with more than 100 self-declared independent journalism initiatives that use regional markers linked to cultural, territorial and journalistic identity, building loyalty through the production of content based on contact with the community.
Palavras-chave: jornalismo Independente;
jornalismo Regional;
Nordeste;
Instagram;
plataformização.
independent journalism;
regional journalism;
Northeast;
Instagram;
platformization.
Área(s) do CNPq: Jornalismo e Editoração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)
Citação: SANTOS, Wyldiany Oliveira dos. Marcas de regionalidade no Instagram: análise do jornalismo independente em perfis informativos no Nordeste. 2024. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação -Mestrado em Comunicação - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5511
Data de defesa: 16-Ago-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WYLDIANYOLIVEIRADOSSANTOS.pdfDissertação de Mestrado4,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.