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Tipo do documento: Dissertação
Título: O valor estratégico da comunicação: uma proposta de dashboard para visualizar, mensurar e avaliar os resultados da comunicação organizacional
Título(s) alternativo(s): The strategic value of communication: a proposal for a dashboard to visualize, measure and evaluate the results of organizational communication
Autor: JESUS, André Luís Cruz Souza de 
Primeiro orientador: SOUSA, Li Chang Shuen Cristina Silva
Primeiro membro da banca: SOUSA, Li Chang Shuen Cristina Silva
Segundo membro da banca: SANTOS, Marcio Carneiro dos
Terceiro membro da banca: MATOS, Ludimila Santos
Resumo: Este estudo consistiu em uma pesquisa aplicada com foco na construção de uma ferramenta de mensuração e avaliação de resultados em comunicação a ser utilizada por profissionais da área e organizações que desejam acompanhar e adequar os esforços do campo aos seus objetivos estratégicos. O produto foi a criação de um dashboard que permite a visualização de dados e indicadores das atividades e relaciona essas informações com a finalidade de facilitar as percepções e entendimentos para possivelmente potencializar as tomadas de decisões estratégicas. Para tanto, apresentou-se as temáticas das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), Comunicação Estratégica, objetivos, metas, métricas e indicadores de desempenho. O estudo fundamentou-se sob a perspectiva do paradigma interacional, que versa a respeito das transformações digitais nas organizações no contexto contemporâneo e do uso de tecnologias para entender e estimular situações de interação, além de buscar soluções para demandas organizacionais e dos públicos. Dessa forma, o projeto teve como objetivo, a partir de uma estrutura teórica e prática, compreender os caminhos necessários para a construção do produto. A questão norteadora foi alicerçada em compreender como podemos gerar mudanças de perspectivas e inovação nos ambientes organizacionais a partir da avaliação e mensuração de resultados em comunicação. A metodologia foi construída seguindo a estratégia de triangulação metodológica, que incluiu o levantamento bibliográfico, a pesquisa documental e a utilização de métodos quantitativos e qualitativos para coleta de dados. Como ferramentas, foram empregados questionários de múltipla escolha e debates baseados nos métodos ágeis, como o Canvas e o SMART. Por fim, apresentou-se uma prova conceitual para a ideia proposta.
Abstract: This study consisted of applied research focused on building a tool for measuring and evaluating results in communication to be used by professionals in the field and organizations that wish to monitor and adapt efforts in the field to their strategic objectives. The product was the creation of a dashboard that allows the visualization of data and indicators of activities and relates this information with the purpose of facilitating perceptions and understandings to possibly enhance strategic decision-making. To this end, the themes of Information and Communication Technologies (ICTs), Strategic Communication, objectives, goals, metrics and performance indicators were presented. The study was based on the perspective of the interactional paradigm, which deals with digital transformations in organizations in the contemporary context and the use of technologies to understand and stimulate interaction situations, in addition to seeking solutions to organizational and public demands. Thus, the project aimed, based on a theoretical and practical structure, to understand the paths necessary to build the product. The guiding question was based on understanding how we can generate changes in perspectives and innovation in organizational environments based on the evaluation and measurement of results in communication. The methodology was constructed following the methodological triangulation strategy, which included bibliographical research, documentary research and the use of quantitative and qualitative methods for data collection. As tools, multiple-choice questionnaires and debates based on agile methods, such as Canvas and SMART, were used. Finally, a conceptual proof for the proposed idea was presented.
Palavras-chave: comunicação estratégica;
mensuração;
avaliação;
dashboard.
strategic communication;
measurement;
assessment;
dashboard.
Área(s) do CNPq: Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: JESUS, André Luís Cruz Souza de. O valor estratégico da comunicação: uma proposta de dashboard para visualizar, mensurar e avaliar os resultados da comunicação organizacional. 2024. 160 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5509
Data de defesa: 27-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

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