Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUIDA, José de Lourdes Soares-
dc.contributor.advisor1DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee1DOMINGO, Reinaldo Portal-
dc.contributor.referee2VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee3COSTA, Isabel Mota-
dc.date.accessioned2024-09-05T16:54:41Z-
dc.date.issued2023-03-01-
dc.identifier.citationGUIDA, José de Lourdes Soares. EXPOART: Análise sobre gênero no contexto da produção do artesanato do bordado ponto cruz e seu reflexo nas disciplinas de artes visuais. 2023. 51 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5504-
dc.description.resumoEste artigo trata de uma proposta pedagógica intitulada “Expoart: análise sobre gênero no contexto da produção do artesanato do bordado ponto cruz e seu reflexo na disciplina de artes visuais”, realizada na Unidade Integrada Abrahão Martins, localizada no município de Loreto-MA. A pesquisa alinha-se com Processos de Ensino, Aprendizagem e Mediação em Artes do Programa PROFARTE-UFMA e objetiva descrever as possíveis contribuições da técnica de bordado ponto cruz, enquanto modalidade da arte visual, no combate do preconceito da diferença de gênero dentro das salas de aula de Arte. A metodologia é quanti-qualitativa e tem como principais referências, para construção norteadora da proposta, a BNCC (2017), que garante que o aluno deve tanto fluir como valorizar as vivências culturais; Castells (2018) afirma que é preciso, utilizar dentro do referencial teórico o que mostra de fato, uma conscientização sobre a cultura patriarcal dentro do espaço escolar, já que a escola fez uma separação por sexo vários momentos em seu percurso. No desenvolvimento dessa proposta buscou-se o diálogo de forma que o bordado ponto cruz na sala possa inibir estereótipo sobre o gênero masculino, não poder exercer a profissão das artes manuais. Foi realizado um Projeto Pedagógico em que apresento os trabalhos dos alunos e alunas, e finalizo o trabalho com uma culminância de exposição, chamada Expoart.por
dc.description.abstractThis article deals with a pedagogical proposal entitled "Expoart: analysis of gender in the context of cross-stitch embroidery craft production and its reflection in the visual arts discipline", held at the Abrahão Martins Integrated Unit, located in the municipality of Loreto-MA. The research is aligned with Teaching, Learning and Mediation Processes in Arts and aims to describe the possible contributions of the cross-stitch embroidery technique, as a modality of visual art, in combating the prejudice of gender difference within Art classrooms. The methodology is quantitative-qualitative and has as main references, for the guiding construction of the proposal, the BNCC (2017), which guarantees that the student must both flow and value cultural experiences; Castells (2018) states that, in fact, an awareness of the patriarchal culture within the school space is necessary, since the school made a separation by sex several moments in its trajectory. In the development of this proposal, dialogue was sought so that cross stitch embroidery in the living room can inhibit stereotypes about the male gender not being able to exercise the profession of manual arts and the culmination was worked on an exhibition, called Expoart.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-09-05T16:54:41Z No. of bitstreams: 1 JOSÉ DE LOURDES SOARES GUIDA.pdf: 2146557 bytes, checksum: 8c5d2c61e1ba50f813eac9d2f6ab92c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-05T16:54:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOSÉ DE LOURDES SOARES GUIDA.pdf: 2146557 bytes, checksum: 8c5d2c61e1ba50f813eac9d2f6ab92c7 (MD5) Previous issue date: 2023-03-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MEDICINA I/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBordado Ponto Cruz e discussão de Gênero;por
dc.subjectArte Educaçãopor
dc.subjectCross Stitch Embroidery and Gender Discussion;eng
dc.subjectArt Educationeng
dc.subject.cnpqTecelagempor
dc.titleEXPOART: análise sobre gênero no contexto da produção do artesanato do bordado ponto cruz e seu reflexo nas disciplinas de artes visuaispor
dc.title.alternativeEXPOART: analysis of gender in the context of the production of cross-stitch embroidery and its impact on visual arts disciplineseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ DE LOURDES SOARES GUIDA.pdfDissertação de Mestrado2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.