Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5502
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ESCRE(VIVER) EM PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO: Escrita, história e vivência
Título(s) alternativo(s): WRITING (LIVING) IN PONCIÁ VICÊNCIO, BY CONCEIÇÃO EVARISTO: Writing, history and experience
Autor: CAMELO, Luis Fernando Lima 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Rubenil da Silva
Segundo membro da banca: PAES, Iêdo de Oliveira
Terceiro membro da banca: TOLOMEI, Cristiane Navarrete
Resumo: O presente estudo foi fruto de uma análise voltada para os estudos feministas e culturais, tendo como objeto de investigação a representatividade da mulher negra como escritora e como fruto de construção de personagens afrodescendentes. Dessa forma, foi utilizado o romance Ponciá Vicêncio (2013), de Conceição Evaristo, evidenciando desconstruções do estereótipo da mulher negra e seu lugar de fala na sociedade. Além disso, o debate sobre os elementos da ancestralidade e história do povo escravizado no romance de Conceição Evaristo. Essa obra apresenta configurações identitárias no período de pós-escravidão, por meio da ligação entre presente e passado e da representação simbólica dos ancestrais da personagem Ponciá. A temática se justifica através das categorias de raça, gênero e classe, dentro da literatura afro-brasileira de autoria feminina, tendo como objetivo geral analisar os sentidos da noção de escrevivência e a representatividade da mulher negra na constituição da escrita feminina em Ponciá Vicêncio, refletindo as marcas da diáspora africana e etnicidade histórica, além de especificar a experiência feminina, mostrando particularidades culturais e históricas da mulher negra e as marcas da escravatura que permanecem arraigadas nos afrodescendentes. Sobre o processo de investigação, convém mencionar que ele exige domínio na produção de conhecimentos de rigor teórico-metodológico, baseado na análise de trechos da obra Ponciá Vicêncio, utilizando as contribuições obtidas por meio da Crítica Feminista e Literatura de Autoria Feminina. Para respaldar este estudo, foi realizado um levantamento teórico de alguns autores que mergulham em pesquisas sobre a temática, tais como bell hooks (2020), Cuti (2010), Eduardo de Assis (2006), Grada Kilomba (2020), Lélia Gonzalez (2020), Patrícia Hill Collins (2019), dentre outros pesquisadores contemporâneos que se debruçam sobre as questões relacionadas ao feminismo negro, literatura e estudos culturais. O desenvolvimento do trabalho permitiu compreender o discurso narrativo de Conceição Evaristo, a construção da identidade do feminino negro na personagem Ponciá Vicêncio e a importância de se debater o lugar de fala da mulher negra.
Abstract: The present study was the result of an analysis focused on feminist and cultural studies, having as an object of investigation the representation of black women as writers and as a result of the construction of Afro-descendant characters. In this way, the novel Ponciá Vicêncio (2013), by Conceição Evaristo, was used, evidencing deconstructions of the stereotype of black women and their place of speech in society. In addition, the debate on the elements of the ancestry and history of the enslaved people in the novel by Conceição Evaristo. Work that presents identity configurations in the post-slavery period, through the connection between present and past and the representation of the ancestors of the character Ponciá. The theme is justified through the categories of race, gender and class within the Afro-Brazilian literature of female authorship, having as a general objective to analyze the meanings of the notion of writing and the representativeness of the black woman in the constitution of the feminine writing in Ponciá Vicêncio, reflecting the marks of the African diaspora and historical ethnicity, in addition to specifying the female experience, showing cultural and historical particularities of the black woman and as marks of slavery that remain ingrained in Afro-descendants. About the research process, it should be mentioned that it requires mastery in the production of knowledge of theoretical and methodological rigor, based on the analysis of excerpts from Ponciá Vicêncio's work, accepting contributions through Feminist Criticism and Literature by Female Authorship. To support this study, a theoretical survey of some authors who delved into research on the subject was carried out, such as bell hooks (2020), Cuti (2010), Eduardo de Assis (2006), Grada Kilomba (2020), Lélia Gonzalez (2020), Patrícia Hill Collins (2019), among other contemporary researchers who focus on issues related to black feminism, literature and cultural studies. The development of the work allowed us to understand the narrative discourse of Conceição Evaristo, the construction of the black feminine identity in the character Ponciá Vicêncio and the importance of debating the place of speech of the black woman.
Palavras-chave: Ponciá;
Feminismo Negro;
Conceição Evaristo
Ponciá;
Black Feminism;
Conceicao Evaristo.
Área(s) do CNPq: Literatura Brasileira
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LETRAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabal
Citação: CAMELO, Luis Fernando Lima. O escre(viver) em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo: Escrita, história e vivência. 2023. 101 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5502
Data de defesa: 30-Jun-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUÍS FERNANDO LIMA CAMELO.pdfDissertação de Mestrado785,45 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.