Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Carmemylla Batista-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/1704771478283009por
dc.contributor.advisor1PASSOS, Helder Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590913624385216por
dc.contributor.referee1PASSOS, Helder Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590913624385216por
dc.contributor.referee2SILVA, Ana Cristina Champoudry Nascimento da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8866975260944446por
dc.contributor.referee3FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.contributor.referee4SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6839139546415569por
dc.contributor.referee5BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2024-09-05T13:58:34Z-
dc.date.issued2023-11-14-
dc.identifier.citationVIEIRA, Carmemylla Batista. A tertúlia filosófica no ensino de Filosofia: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. 2023. 156 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5499-
dc.description.resumoO presente estudo tem como título: A TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. Essa pesquisa tem como motivação inicial uma inquietação que surge da minha prática docente com estudantes do ensino médio da rede pública. Apresentando como objetivo geral analisar a prática da leitura filosófica no ensino médio especificamente nas turmas de primeiro ano do Instituto Estadual De Educação, Ciência e Tecnologia Do Maranhão – Iema no município de Bacabeira- MA e como os objetivos específicos , construir uma prática de leitura filosófica nos alunos do ensino médio levando em consideração seu próprio universo de leitura; Estimular a leitura filosófica de obras clássicas da Filosofia; Promover um ensino de filosofia que ofereça espaço de protagonismo para alunos e alunas; Apresentar a tertúlia filosófica como uma metodologia de incentivo à leitura filosófica na disciplina de Filosofia. Promover situações pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades cognitivas necessárias aos alunos para solucionarem os problemas concretos que vivenciam. A leitura filosófica é um dos pontos centrais de discussão quando nos referimos ao ensino de filosofia. A leitura filosófica é um dos pontos centrais de discussão quando nos referimos ao ensino de filosofia. A leitura tem sido considerada, na educação humanística, como principal ferramenta para a conservação da tradição (memória da humanidade) e de grande relevância para a formação dos indivíduos. Analisar e discutir sobre a leitura filosófica como um problema na contemporaneidade faz-se necessária. Principalmente porque a educação do século XXI é marcada pelas incertezas das rápidas transformações. Nessa perspectiva, observa-se a escola e a economia de modo articulado, voltados para o sentido utilitarista. De um lado a forte concorrência de um espaço globalizado e do outro, a função de qualificação do conhecimento na produção de bens e serviços. A cultura é fomentada, mediante a prescrição exata dos limites que asseguram contrariedade apenas dentro dos padrões previsíveis, no caso da cultura de massa e dos interesses do mercado de trabalho. Junta-se a essa problemática o desejo de desenvolver com os estudantes e com os demais profissionais da educação uma metodologia de leitura para o ensino de filosofia que incentive os estudantes e permita que os mesmos alcancem a autonomia. A metodologia das tertúlias filosóficas oferece subsídio para construção de um saber escolar filosófico fundamentado em representações inclusivas e que podem contribuir com a resolução de problemas. Para corroborar teoricamente com a pesquisa utiliza-se o pensamento nietzschiano. Nessa concepção o filósofo Nietzsche observa a importância pedagógica da hermenêutica no desenvolvimento da educação humanística em detrimento de uma educação técnica.por
dc.description.abstractThe present study has the title: PHILOSOPHICAL TERTULIA IN THE TEACHING OF PHILOSOPHY: A practical teaching experience at the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão – IEMA Pleno Bacabeira. and as the specific objectives, build a philosophical reading practice in high school students taking into account their own reading universe; Encourage philosophical reading of classic works of Philosophy; Promote philosophy teaching that offers space for male and female students to take center stage; Present the philosophical gathering as a methodology to encourage philosophical reading in the discipline of Philosophy. Promote pedagogical situations to develop the cognitive skills necessary for students to solve the concrete problems they experience. This research is initially motivated by a concern that arises from my teaching practice with public high school students. Philosophical reading is one of the central points of discussion when we refer to the teaching of philosophy. Reading has been considered, in humanistic education, as the main tool for the conservation of tradition (memory of humanity) and of great relevance for the formation of individuals. Analyzing and discussing philosophical reading as a contemporary problem is necessary. Mainly because 21st century education is marked by the uncertainties of rapid transformations. From this perspective, school and economy are seen in an articulated way, focused on a utilitarian sense. On the one hand, the strong competition of a globalized space and on the other, the function of qualifying knowledge in the production of goods and services. Culture is fostered through the exact prescription of limits that ensure contradiction only within predictable patterns, in the case of mass culture and the interests of the labor market. Added to this problem is the desire to develop with students and other education professionals a reading methodology for teaching philosophy that encourages students and allows them to achieve autonomy. The methodology of philosophical gatherings offers support for the construction of philosophical school knowledge based on inclusive representations that can contribute to problem solving. To theoretically corroborate the research, Nietzschean thinking is used. In this conception, the philosopher Nietzsche observes the pedagogical importance of hermeneutics in the development of humanistic education to the detriment of technical education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-09-05T13:58:34Z No. of bitstreams: 1 CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA.pdf: 3474352 bytes, checksum: 4810b3a76b315a73f6cfad942cbc818c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-05T13:58:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA.pdf: 3474352 bytes, checksum: 4810b3a76b315a73f6cfad942cbc818c (MD5) Previous issue date: 2023-11-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Filosofia;por
dc.subjectLeitura;por
dc.subjectTertúlias filosóficaspor
dc.subjectTeaching Philosophy;eng
dc.subjectReading;eng
dc.subjectPhilosophical gatheringseng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleA TERTÚLIA FILOSÓFICA NO ENSINO DE FILOSOFIA: Uma experiência prática de ensino no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA Pleno Bacabeirapor
dc.title.alternativePHILOSOPHICAL TALKS IN PHILOSOPHY TEACHING: A practical teaching experience at the Maranhão State Institute of Education, Science and Technology – IEMA Pleno Bacabeiraeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARMEMYLLA BATISTA VIEIRA.pdfDissertação de Mestrado3,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.