Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5495
Tipo do documento: Dissertação
Título: Típicos divergentes: entre a sala de aula, a sala de recursos multifuncionais e o Movimento da Neurodiversidade
Título(s) alternativo(s): Divergent typical: between the classroom, the multifunctional resource room and the Neurodiversity Movement
Autor: MATOS, Wlisses Figueiredo 
Primeiro orientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Primeiro membro da banca: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: CARVALHO FILHA, Francidalma Soares Sousa
Resumo: Este estudo corresponde a uma pesquisa exploratória, descritiva com uma abordagem qualitativa, iniciada com análise dos discursos do movimento social da neurodiversidade, um movimento protagonizado por pessoas neurodivergentes, que se autodenominam com conexões neurológicas atípicas, e reivindicam que esta singularidade seja tratada como uma questão de diferença humana, dentro da multiplicidade das distinções que caracterizam os humanos (sexuais, gênero, étnicas, raciais, entre outros), sob a ótica de autores como Judy Singer (1999, 2017) Tiago Abreu (2021), Lorna Wing (1981), Francisco Ortega (2008, 2009), entre outros. Com bases teóricas do feminismo e de outros movimentos, com citações de Judith Butler (2003, 2004), Joan Scott (1998), Carla Akotirene (2019), Simone Beauvoir (1980), etc. Os atuantes criticam também a supervalorização do diagnóstico, por vezes capacitista, nas práticas educacionais do Atendimento Educacional Especializado- AEE, instigando o problema desta pesquisa: É viável a aplicação do discurso do Movimento da Neurodiversidade nas experiências de escolarização de crianças neurodivergentes? A referida pesquisa foi realizada com 9 docentes do AEE das salas de recursos multifuncionais de 5 Unidades de Educação Básica (UEB’s) da área Itaqui Bacanga, na periferia de São Luís. Assim, este estudo analisou os dados coletados por meio de um roteiro semiestruturado de entrevistas, como objetivo primário, a viabilidade de aplicação do discurso do Movimento da Neurodiversidade nas experiências de escolarização de crianças neurodivergentes nestas UEB’s, demonstrado em muitas falas dos docentes pesquisados. Os objetivos secundários corresponderam à investigação do padrão de discurso do clínico e sua interferência na produção das metodologias de ensino utilizadas nas salas regulares e nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), observado com grande recorrência dado o diagnóstico ser um requisito básico na matrícula e nas metodologias aplicadas no processo escolar destes alunos; a identificação dos princípios que norteiam as formulações teóricas do Movimento da Neurodiversidade e existência/não de influências nos processos elaborados e/ou praticados pelo AEE, foram percebidos mas de forma indireta dado que os docentes não conhecem sobre o movimento, mas valorizam muito a individualidade dos alunos neurodivergentes. Alguns destes resultados observados abrem margem para projetos de sensibilização do ambiente escolar para se difundir o movimento, dada a relevância para a formação dos professores atuantes no AEE das escolas públicas de conhecimentos que auxiliem eles a entender a complexidade das demandas existentes na perspectiva inclusiva da educação especial, abrindo caminhos para se construir e implementar metodologias evidentemente inclusivas e menos capacitista para educação destas crianças.
Abstract: This study corresponds to an exploratory, descriptive research with a qualitative approach, starting with an analysis of the discourses of the neurodiversity social movement, a movement led by neurodivergent people, who describe themselves as having atypical neurological connections, and demand that this singularity be treated as an issue of human difference, within the multiplicity of distinctions that characterize humans (sexual, gender, ethnic, racial, among others), from the perspective of authors such as Judy Singer (1999, 2017) Tiago Abreu (2021), Lorna Wing (1981) , Francisco Ortega (2008, 2009), among others. With theoretical bases from feminism and other movements, with quotes from Judith Butler (2003, 2004), Joan Scott (1998), Carla Akotirene (2019), Simone Beauvoir (1980), etc. The actors also criticize the overvaluation of the diagnosis, sometimes ableist, in the educational practices of Specialized Educational Services - AEE, instigating the problem of this research: Is it viable to apply the discourse of the Neurodiversity Movement in the schooling experiences of neurodivergent children? This research was carried out with 9 AEE teachers from the multifunctional resource rooms of 5 Basic Education Units (UEB's) in the Itaqui Bacanga area, on the outskirts of São Luís. Thus, this study analyzed the data collected through a semi-structured script of interviews, as a primary objective, the feasibility of applying the discourse of the Neurodiversity Movement in the schooling experiences of neurodivergent children in these UEB's, demonstrated in many statements by the teachers researched. The secondary objectives corresponded to the investigation of the clinician's speech pattern and its interference in the production of teaching methodologies used in regular classrooms and Multifunctional Resource Rooms (SRM), observed with great recurrence given that the diagnosis is a basic requirement in enrollment and in methodologies applied in the school process of these students; the identification of the principles that guide the theoretical formulations of the Neurodiversity Movement and the existence/non-existence of influences on the processes elaborated and/or practiced by the AEE, were perceived but indirectly given that the teachers do not know about the movement, but highly value individuality of neurodivergent students. Some of these observed results open up space for projects to raise awareness in the school environment to spread the movement, given the relevance for the training of teachers working in AEE in public schools with knowledge that helps them understand the complexity of the demands that exist in the inclusive perspective of education. special, opening ways to build and implement methodologies that are evidently inclusive and less ableist for the education of these children.
Palavras-chave: neurodiversidade;
instituição de ensino;
capacitismo;
atendimento educacional especializado.
neurodiversity;
educational institution;
ableism;
specialized educational assistance.
Área(s) do CNPq: Educação
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Planejamento Institucional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MATOS, Wlisses Figueiredo. Típicos divergentes: entre a sala de aula, a sala de recursos multifuncionais e o Movimento da Neurodiversidade. 2024. 111 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5495
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WLISSESFIGUEIREDOMATOS.pdfDissertação de Mestrado2,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.