Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5477
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dava um nervoso, dava um frio na barriga, sim: uma investigação da mobilização de estratégias afetivas por aprendentes de inglês do iema idiomas, durante as aulas remotas emergenciais, pela perspectiva da complexidade |
Título(s) alternativo(s): | It made me nervous, it gave me butterflies in my stomach, yes: An investigation into the mobilization of affective strategies by English learners from IEMA Languages, during emergency remote classes, from the perspective of complexity |
Autor: | VEIGA, Leandro Valente da |
Primeiro orientador: | ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva |
Primeiro membro da banca: | ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva |
Segundo membro da banca: | BRAGA, Junia de Carvalho Fidelis |
Terceiro membro da banca: | ARANHA, Marize Barros Rocha |
Quarto membro da banca: | SANTOS, Naiara Sales Araujo |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo investigar a mobilização de estratégias afetivas por aprendentes de inglês como língua adicional de nível intermediário, que estudam em um centro de línguas localizado na cidade de São Luís-MA, durante a pandemia de COVID-19. Para esta finalidade, utilizamos como referencial teórico as estratégias de aprendizagem de Oxford (1990), ansiedade linguística (Tobias, 1986); (Horwitz et al, 1986); (MacIntyre e Gardner,1989; 1994) e a hipótese do filtro afetivo (KRASHEN 1985). Esta pesquisa se pauta por uma visão de ciência pela perspectiva da complexidade (MORIN, 2005), bem como pela concepção de língua enquanto um sistema adaptativo complexo. A partir da submissão dos aprendentes ao inventário de estratégias de aprendizagem de línguas de Oxford (1990), além da escrita de suas narrativas de aprendizagem e uma entrevista semiestruturada buscamos, por meio de análise temática, identificar questões afetivas que permeassem a trajetória destes aprendentes, no que diz respeito à utilização de estratégias, à presença (ou não) de ansiedade linguística, bem como do estado do filtro afetivo destes aprendentes, buscando realizar a relação entre estes fatores e o desempenho destes aprendentes, principalmente no período concernente à pandemia de COVID-19. Como resultados pudemos notar que, no geral, com a pandemia de COVID-19 e a mudança da dinâmica das aulas para o modelo remoto emergencial, novos fatores estressores foram adicionados à prática de aprendizagem do inglês, como por exemplo, a preocupação com passar aos colegas a impressão de cansaço ou desânimo, a falta de um local e/ou equipamentos adequados para participar da aula com maior proveito, problemas de conectividade, ter que ligar a câmera e se expor o expor o lugar onde vive, tendo a possibilidade de virar “meme”, ter que carregar toda a atenção para si todas as vezes que participar da aula, entre outros, o que levou os aprendentes a intensificarem a utilização de habilidades afetivas que já possuíam, ou a diminuírem sua participação nas aulas. Ao mesmo tempo, entre os aprendentes que não apresentavam alguma identificação afetiva com a língua adicional ou que não lançaram mão de estratégias afetivas para lidar com as novas dificuldades enfrentadas, pudemos notar uma maior dificuldade no SAC em manter sua estabilidade. |
Abstract: | This study aims to investigate the mobilization of affective strategies by intermediate learners of English as an additional in a language center located in the city of São Luís MA, during the COVID-19 pandemic. For this purpose, we used as a theoretical framework Oxford’s (1990)language learning strategies, language anxiety (Tobias, 1986); (Horwitz et al, 1986) (MacIntyre and Gardner, 1989; 1994) and the affective filter hypothesis (KRASHEN 1985). Our research is guided by a concept of science from the complexity perspective (MORIN, 2005), as well as by the conception of language as a complex adaptive system. From the submission of learners to the Oxford (1990) inventory of language learning strategies, in addition to the writing of their learning narratives and a semi-structured interview, we sought, through thematic analysis, to identify affective issues that permeated these learners’ trajectory, with regard to the use of learning strategies, the presence (or not) of language anxiety, as well as the state of these learners’ affective filter, seeking to establish the relationship between these factors and their performance, especially in the period concerning the COVID pandemic -19. In our results, we could notice that, in general, with the COVID 19 pandemic and the change in the dynamics of classes to the learning remote model, new stressors were added to the practice of English learning, such as the concern with giving the classmates the impression of tiredness or discouragement, the lack of an adequate location and/or equipment to guarantee a more effective participation during the lessons, connectivity problems, having to turn on the camera and expose yourself or expose the place where you live, having the possibility of becoming a “meme”, having to carry all the attention to themselves every time they participate in the class, among others, which led learners either to intensify their use of affective strategies or to reduce their participation in classes. At the same time, among the learners who did not have any affective identification with the additional language or who did not use affective strategies to deal with the new challenges faced, we could notice a greater difficulty in the complex system in maintaining its stability. |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem; Estratégias afetivas; Ansiedade linguística; Filtro afetivo; Teoria da complexidade; Pandemia; Ensino remoto emergencial Learning strategies; Affective strategies; Language anxiety; Affective filter; Complexity Theory; Pandemic; Remote learning |
Área(s) do CNPq: | Lingüística Aplicada |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga |
Citação: | VEIGA, Leandro Valente da. Dava um nervoso, dava um frio na barriga, sim: uma investigação da mobilização de estratégias afetivas por aprendentes de inglês do iema idiomas, durante as aulas remotas emergenciais, pela perspectiva da complexidade. 2022. 169 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5477 |
Data de defesa: | 5-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LEANDRO_VEIGA.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.