Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Welton Vale-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5151025069593926por
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.contributor.referee1CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.contributor.referee2REINALDO, Telma Bonifácio dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5242381268998292por
dc.contributor.referee3BARROS, Antonio Evaldo de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769por
dc.date.accessioned2024-08-27T16:41:26Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.identifier.citationPEREIRA, Welton Vale. Saberes históricos interdisciplinares: história e ensino da pesquisa para formação de pesquisadores no bairro do Anjo da Guarda. 2024. 208 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5470-
dc.description.resumoTrata-se da análise das rotinas dos docentes de professores (as), alunos (as), de uma escola no bairro do Anjo da Guarda, no centro da região do Itaqui-Bacanga, em São Luís – Maranhão, fundamenta-se no conceito de Interdisciplinaridade de Fazenda (1993), Freire (1996), Santos (2019) com vista à formação de uma consciência histórica de Rüsen (2001), entendida como forma da consciência humana que está relacionada imediatamente com a vida humana prática. Utiliza-se a metodologia de análise descritiva de cunho qualitativo ancorado em um Projeto de intervenção na escola campo da pesquisa, oportunizando romper os muros da escola participando do Seminário de Interdisciplinar de Incentivo à Pesquisa – SEMIP, socializando as experiências e os experimentos desenvolvidos por professores (as) alunos (as) da referida escola. Coleta-se os dados desse exercício de extensão pedagógica através de observação, entrevistas e questionários aplicados ao público alvo para quantificar os resultados objetivados inicialmente. Encontram-se resultados que motivaram a sugerir através de um Caderno Pedagógico, complemento dessa dissertação de Mestrado, oferecer orientações básicas para que os sujeitos, em outros contextos educativos, possam replicar tais experiências e experimentos, pressupondo-se que essa metodologia possa ser de valor imensurável para a melhoria do ensino e das aprendizagens dos alunos (as) do Ensino Fundamental – Anos Finais na escola; campo de pesquisa.por
dc.description.abstractThis analysis focuses on the routines of teachers and students at a school in the Anjo da Guarda neighborhood, located in the Itaqui-Bacanga region of São Luís, Maranhão. It is based on the concept of interdisciplinarity as presented by Fazenda (1993), Freire (1996), and Santos (2019), with the aim of developing a historical consciousness as defined by Rüsen (2001), which is understood as a form of human consciousness directly related to practical human life. The study employs a qualitative descriptive analysis methodology anchored in an intervention project at the research school. This approach allows for breaking the boundaries of the school by participating in the Interdisciplinary Research Incentive Seminar – SEMIP, where the experiences and experiments developed by teachers and students from the school are shared. Data for this pedagogical extension exercise is collected through observation, interviews, and questionnaires applied to the target audience to quantify the initially intended results. The findings prompted the suggestion, through a Pedagogical Notebook, which complements this master's dissertation, to offer basic guidelines so that individuals in other educational contexts may replicate these experiences and experiments. It is assumed that this methodology could be of immeasurable value for improving teaching and learning outcomes for students in the final years of elementary education at the research school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-08-27T16:41:26Z No. of bitstreams: 1 WELTONVALEPEREIRA.pdf: 9923787 bytes, checksum: 92c82d253cf4aadeaa8b9baaa693e78a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T16:41:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WELTONVALEPEREIRA.pdf: 9923787 bytes, checksum: 92c82d253cf4aadeaa8b9baaa693e78a (MD5) Previous issue date: 2024-07-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsaberes históricos;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjecthistória;por
dc.subjecthistória local;por
dc.subjectinterdisciplinaridade.por
dc.subjecthistorical knowledge;eng
dc.subjecthistory education;eng
dc.subjecthistory;eng
dc.subjectlocal history;eng
dc.subjectinterdisciplinarity.eng
dc.subject.cnpqFatores Humanos no Trabalhopor
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleSaberes históricos interdisciplinares: história e ensino da pesquisa para formação de pesquisadores no bairro do Anjo da Guardapor
dc.title.alternativeInterdisciplinary historical knowledge: history and teaching of research for training researchers in the Anjo da Guarda neighborhoodeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELTONVALEPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado9,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.