Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5463
Tipo do documento: Dissertação
Título: A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA
Título(s) alternativo(s): The visual representation of black women and their re(productions) in the UFMA design course
Autor: PEREIRA, Danielle Cristina dos Santos 
Primeiro orientador: MACHADO, Raimunda Nonata da Silva
Primeiro membro da banca: SARAIVA, Gisele Reis Correa
Segundo membro da banca: MARTINS, Marilda da Conceição
Terceiro membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Resumo: Esta pesquisa analisa as contribuições do Grupo de Pesquisa Narrativas em Inovação, Design e Antropologia (NIDA) do curso de Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na criação de representações visuais de mulheres negras brasileiras. Mapeia as representações visuais de mulheres negras nas produções do NIDA e identifica as referências utilizadas na criação de representações visuais, problematizando como o uso dessas representações visuais se relacionam com os estereótipos racistas e sexistas sobre mulheres negras que são amplamente propagados na sociedade. Discute os lugares em que as questões raciais e de gênero atravessam a formação dos designers, sobretudo, as representações visuais dos modos de vida e da mulher afrodescendente. Para isso, este estudo faz uso da abordagem qualitativa com revisão de literatura, pesquisa documental, entrevista aberta e análise de representações visuais pelo método de análise de imagens fixas de Mendes (2019). A perspectiva antirracista, afrocêntrica e decolonial embasa o referencial teórico composto por: Hall (2016), Asante (2020), Collins (2019), Ballestrin (2013) dentre outros/as estudiosos/as. De forma interseccionada, discutimos o design partindo da abordagem Design para a Inovação Social de Manzini (2017) com centralidade na Linha Pesquisa Diversidade, Cultura e Inclusão, do Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGE/UFMA). As discussões teóricas e a análise das representações visuais concluímos que a desconstrução do imaginário negativo em relação às mulheres negras envolve a conscientização sobre a necessidade de mulheres negras serem percebidas como agentes, com produtoras de conhecimento e que as suas percepções sobre si mesmas sejam evidenciadas em todos os espaços.
Abstract: This research analyzes the contributions of the Narrative Research Group in Innovation, Design and Anthropology (NIDA) of the Design course at the Federal University of Maranhão (UFMA) in creating visual representations of black Brazilian women. It maps the visual representations of black women in NIDA productions and identifies the references used in the creation of these visual representations, problematizing how the use of these visual representations relates to racist and sexist stereotypes about black women that are widely propagated in society. It discusses the places where racial and gender issues permeate the training of designers, especially the visual representations of ways of life and of Afro-descendant women. To achieve this, this study uses a qualitative approach with literature review, documentary research, open interviews and analysis of visual representations using the still image analysis method of Mendes (2019). The anti-racist, Afrocentric and decolonial perspective supports the theoretical framework composed by: Hall (2016), Asante (2020), Collins (2019), Ballestrin (2013) among other scholars. In an intersecting way, we discuss design based on the Design for Social Innovation approach by Manzini (2017) with a focus on the Diversity, Culture and Inclusion Research Line, of the Postgraduate Program in Education (PPGE/UFMA). The theoretical discussions and the analysis of visual representations concluded that the deconstruction of the negative imaginary in relation to black women involves raising awareness about the need for black women to be perceived as agents, as producers of knowledge and for their perceptions of themselves to be highlighted in all spaces..
Palavras-chave: representações visuais;
mulheres negras;
Design;
racismo;
visual representations;
black women;
Design;
racism.
Área(s) do CNPq: Educação
Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PEREIRA, Danielle Cristina dos Santos. A representação visual da mulher negra e suas re(produções) no curso de design da UFMA. 2024. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5463
Data de defesa: 18-Jul-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaniellePereira.pdfDissertação de Mestrado2,99 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.