Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Flávio Lopes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6996836527694589por
dc.contributor.advisor1CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108108377954751por
dc.contributor.referee1TRINDADE, Brasilena Gottschall Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067687416547515por
dc.contributor.referee2CERQUEIRA, Daniel Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2805074334017394por
dc.contributor.referee3CORDEIRO, Risaelma de Jesus Arcanjo Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108108377954751por
dc.date.accessioned2024-08-26T14:37:29Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationARAÚJO, Flávio Lopes de. Metodologias de ensino: um estudo da prática docente em música durante a pandemia COVID-19. 2024. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Prof-Artes em Rede Nacional/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5461-
dc.description.resumoA presente dissertação — que investiga a atividade docente desenvolvida pelos pro fessores de música do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Campus Teresina Central, durante o período pandêmico da Covid-19 (2020-2021) — tem como objetivo identifi car as soluções metodológicas, bem como as estratégias de aprendizagens imple mentadas pelos educadores musicais em atuação no Curso Ensino Técnico de Ins trumento Musical do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, em face aos desafios impostos pelo isolamento social. No percurso metodológico, realizamos uma pesquisa descritiva-exploratória a partir de abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário online aplicado junto a nove profes sores de música que ministraram aulas remotas durante a pandemia do coronavírus. Para a análise dos dados coletados, elegemos como método investigativo análise de conteúdo (Bardin, 1987). Ao fim do trabalho, ficou demonstrado não só que o domínio das tecnologias de informação e comunicação foram determinantes para a qualidade de ensino para a nova modalidade de ensino que ora se apresentava, mas também que é necessário planejamento e investimento para a construção organizada do en sino na sua forma remota. Os resultados apoiam a continuidade de construção de novos saberes voltados para a tecnologia e para o mundo digital. Esperamos que tais resultados, alinhados a outros conhecimentos, provoquem uma mudança conceitual nos professores e gestores no que diz respeito às metodologias de ensino.por
dc.description.abstractThis dissertation — which investigates the teaching activity developed by music teach ers at Instituto Federal do Piauí (IFPI), Teresina Central Campus, during the period of the Covid-19 pandemic (2020-2021) — aims to identify the methodological solutions, as well as the learning strategies implemented by music educators working on the Technical Musical Instrument Teaching Course at the IFPI, Teresina Central Campus, in the face of the challenges imposed by social isolation. In the methodological path way, we conducted a descriptive-exploratory study using a qualitative approach. The data collection instrument used was an online questionnaire applied to nine music teachers who taught remote classes during the coronavirus pandemic. To analyze the data collected, we chose content analysis (Bardin, 1987) as an investigative method. At the end of the study, it was demonstrated not only that mastery of information and communication technologies was decisive for the quality of teaching for the new teach ing modality that was now emerging, but also that planning and investment are needed for the organized construction of teaching in its remote form. The results support the continued construction of new knowledge focused on technology and the digital world. We hope that these results, aligned with the other knowledge, will provoke a concep tual change in teachers and managers regarding teaching methodologies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-08-26T14:37:29Z No. of bitstreams: 1 FlavioAraújo.pdf: 704523 bytes, checksum: 03da4697d84ae12be5c95f113312a67a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T14:37:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FlavioAraújo.pdf: 704523 bytes, checksum: 03da4697d84ae12be5c95f113312a67a (MD5) Previous issue date: 2024-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmetodologias ativas;por
dc.subjectensino-aprendizagem de Música;por
dc.subjectnovas Tecnologias da Informação e da Comunicação;por
dc.subjectInstituto Federal do Piauí;por
dc.subjectpandemia de Covid-19;por
dc.subjectactive methodologies;eng
dc.subjectteaching-learning in Music;eng
dc.subjectNew Information and Communications Technology – NICT;eng
dc.subjectInstituto Federal do Piauí;eng
dc.subjectCovid-19 Pandemic.eng
dc.subject.cnpqArtespor
dc.titleMetodologias de ensino: um estudo da prática docente em música durante a pandemia COVID-19por
dc.title.alternativeTeaching methodologies: a study of music teaching practice during the COVID-19 pandemiceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FlavioAraújo.pdfDissertação de Mestrado688,01 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.