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Tipo do documento: Dissertação
Título: ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
Título(s) alternativo(s): PERFORMANCE OF THE SCHOOL PSYCHOLOGIST OF THE FEDERAL INSTITUTE OF MARANHÃO FOR THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES
Autor: MUNIZ, Maiara Amorim 
Primeiro orientador: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Primeiro membro da banca: MATOS, Pollianna Galvão Soares de
Segundo membro da banca: ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana
Terceiro membro da banca: FIGUEIREDO, Rosana Mendes Éleres de
Quarto membro da banca: MATOS, Daniel Carvalho de
Resumo: A entrada de estudantes com deficiência em todas as modalidades de ensino tem aumentado nos últimos anos, como um desdobramento do avanço das políticas de Educação Inclusiva no país. Na Educação Profissional, as matrículas desse público foram 115,63% maiores em 2020 do que em 2008, ano de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Nessa direção, essa pesquisa analisou a atuação de psicólogos escolares do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) para a inclusão dos estudantes com deficiência. Objetivou-se compreender características de atuação dos psicólogos do IFMA no processo de inclusão escolar; conhecer as fundamentações teórico-metodológicas desses profissionais; investigar concepções dos psicólogos sobre acessibilidade, ensino, aprendizagem, desenvolvimento e inclusão escolar de pessoas com deficiência. A Psicologia Escolar crítica e perspectiva Histórico-Cultural do desenvolvimento humano foram os alicerces teóricos-metodológicos do estudo, bases que compreendem a subjetividade como influenciada pelas relações humanas construídas historicamente e situadas em determinados contextos culturais, e que o desenvolvimento das pessoas, com e sem deficiência, está submetido às mesmas leis. De natureza qualitativa, o estudo fundamentou-se por uma abordagem construtiva e interpretativa, ocorrendo em três etapas: análise documental; questionário; debate em fórum virtual, que se desdobrou para um momento de roda de conversa online. Foram analisadas fontes documentais o Projeto de Desenvolvimento Institucional, a Política de Assistência ao Educando e a Resolução do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas. A aplicação do questionário alcançou 22 psicólogos, e as etapas do fórum virtual e o momento de roda de conversa contaram com 11 participantes. As informações foram analisadas a partir da epistemologia de Vygotsky que trata da circulação e construção de significados e zonas de sentido. Da análise documental, foram levantadas três categorias temáticas: (1) educação para a formação integral do estudante; (2) inclusão como responsabilidade compartilhada; (3) orientações genéricas para atuação. As demais etapas geraram as seguintes zonas de sentido: (1) entre a caracterização e a significação da atuação e formação do psicólogo do IFMA - a busca pela formação continuada no estado maranhense; (2) visão ampliada sobre processos inclusivos; (3) ausência de especificidade para atuação em Psicologia Escolar para a inclusão de estudantes com deficiência e (4) atuação pautada em compromisso ético e político com a transformação da realidade. As informações indicam tendência para atuações coletivas, estando em menor evidência ações individualizadas, convergindo para modelos contemporâneos e críticos. Entretanto, outras ações relacionadas com a perspectiva crítica em Psicologia Escolar apareceram com menor frequência, como aquelas com enfoque institucional. Isso sugere que os psicólogos têm práticas fundamentadas em modelos contemporâneos e os considerados tradicionais. Os participantes possuem leituras críticas, éticas e políticas sobre atuação e questões referentes à inclusão de estudantes com deficiência, inclinados para a mobilização do coletivo nesta frente. No entanto, apresentaram poucos desdobramentos práticos que orientem o trabalho no acompanhamento ao docente e ações direcionadas aos estudantes com deficiência no que se refere ao desempenho acadêmico. Diante das informações construídas, elaborou-se diretrizes para a atuação do psicólogo escolar do IFMA com a inclusão de estudantes com deficiência.
Abstract: The entry of students with disabilities in all types of education has increased in recent years, as a result of the advance of Inclusive Education policies in the country. In Professional Education, enrollment of this public was 115.63% higher in 2020 than in 2008, the year of implementation of the National Policy on Special Education from the Perspective of Inclusive Education. In this direction, this research analyzed the work of school psychologists from the Federal Institute of Maranhão (IFMA) to the inclusion of students with disabilities. The objective was to understand the performance characteristics of IFMA psychologists in the school inclusion process; to know the theoretical-methodological foundations of these professionals; to investigate psychologists' conceptions about accessibility, teaching, learning, development and school inclusion of people with disabilities. Critical School Psychology and the Historical-Cultural perspective of human development were the theoretical-methodological foundations of the study, bases that understand subjectivity as influenced by human relations historically constructed and situated in certain cultural contexts, and that the development of people, with and without disability, is subject to the same laws. As a qualitative research,, the study was based on a constructive and interpretive approach, that occourred in three stages: document analysis; quiz; debate in a virtual forum, which resulted in a moment of online conversation. Documentary sources such as the Institutional Development Project, the Student Assistance Policy and the Resolution of the Center for Assistance to People with Specific Educational Needs were analyzed. The application of the questionnaire reached 22 psychologists, and the stages of the virtual forum and the moment of conversation circle had 11 participants. The information was analyzed based on Vygotsky's epistemology, which deals with the circulation and construction of meanings and Zones of Senses. From the document analysis, three thematic categories were raised: (1) education for the integral formation of the student; (2) inclusion as shared responsibility; (3) generic guidelines for action. The other stages generated the following areas of meaning: (1) between the characterization and the meaning of the performance and training of the IFMA psychologist - the search for continuing education in the state of Maranhão; (2) expanded view of inclusive processes; (3) lack of specificity for performance in School Psychology for the inclusion of students with disabilities and (4) performance based on ethical and political commitment to the transformation of reality. The information indicates a tendency towards collective actions, with individual actions being less evident, converging on contemporary and critical models. However, other actions related to the critical perspective in School Psychology appeared less frequently, such as those with an institutional focus. This suggests that psychologists have practices based on contemporary models and those considered traditional. Participants have critical, ethical and political readings about performance and issues related to the inclusion of students with disabilities, inclined to mobilize the collective on this front. However, they presented few practical developments that guide the work in monitoring the teacher and actions aimed at students with disabilities with regard to academic performance. In view of the information constructed, guidelines were drawn up for the performance of the IFMA school psychologist with the inclusion of students with disabilities.
Palavras-chave: Psicologia Escolar Crítica;
Educação Profissional;
Educação Inclusiva
Critical School Psychology;
Professional Education;
Inclusion
Área(s) do CNPq: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: MUNIZ, Maiara Amorim.Atuação do psicólogo escolar do Instituto Federal do Maranhão para a inclusão de estudantes com deficiência. 2021. 187 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5457
Data de defesa: 22-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

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