Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRESENDE, Renilson José Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5610316236481299por
dc.contributor.advisor1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.referee1CUNHA, Darliane Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9993324017321694por
dc.contributor.referee2PORTE, Marcelo de Santana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8937619771449775por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Clóvis Bôsco Mendonça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1539316397090000por
dc.date.accessioned2024-08-13T17:33:50Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationRESENDE, Renilson José Silva. Tecnologias emergentes no setor portuário: um estudo no setor portuário brasileiro. 2023. 70 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5453-
dc.description.resumoNos últimos anos, a indústria portuária enfrentou crescentes desafios relacionados à sua sustentabilidade, à medida que a demanda por transporte marítimo na economia global continuou a crescer. Para lidar com esses desafios, os portos têm adotado tecnologias emergentes para melhorar sua eficiência, segurança e sustentabilidade. Os resultados da revisão bibliométrica revelaram que a Internet das Coisas tem sido uma das tecnologias mais abordadas. A Internet das Coisas serve como base para outras tecnologias, como inteligência artificial e sistemas autônomos, que estão sendo aplicados nos portos para automatizar processos e aprimorar tomadas de decisão. Países com uma tradição consolidada em transporte marítimo, como Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Grécia e Holanda lideraram em pesquisa e desenvolvimento na área. A inteligência artificial e sistemas autônomos têm o potencial de reduzir emissões de poluentes e otimizar o uso de recursos energéticos, contribuindo para a sustentabilidade. Além disso, tecnologias de monitoramento em tempo real auxiliam na identificação e mitigação de riscos ambientais, promovendo operações portuárias mais seguras e sustentáveis. No contexto brasileiro, a demanda crescente por transporte marítimo tem incentivado a adoção de tecnologias emergentes nos principais portos. Tecnologias como radar, data lake, telemetria e realidade aumentada estão sendo aplicadas para melhorar a eficiência, qualidade e sustentabilidade das operações portuárias. Empresas líderes, como Vale, Transpetro, Amaggi e Mineração Rio do Norte, estão na vanguarda da adoção de tecnologias emergentes devido ao seu compromisso com a inovação e a responsabilidade socioambiental. No geral, as tecnologias emergentes estão impulsionando melhorias substanciais nas operações portuárias, refletindo um compromisso com a inovação e sustentabilidade, ao mesmo tempo em que preparam o cenário para a adoção de tecnologias ainda mais avançadas. Como limitação no estudo, identificou-se que os relatórios não distinguem tecnologias aplicadas exclusivamente na logística portuárias e foi identificado as seguintes oportunidades futuras de pesquisa: avaliar o impacto real das tecnologias emergentes na eficiência, segurança e sustentabilidade das operações portuárias brasileiras, investigar como as tecnologias mencionadas estão sendo adotadas por portos de menor porte no Brasil, entender como as várias tecnologias mencionadas estão sendo integradas e coordenadas nos portos brasileiros, investigar como essas tecnologias estão afetando a sustentabilidade a longo prazo dos portos brasileiros, realizar uma comparação entre a adoção de tecnologia nos portos e em outros setores de transporte no Brasil, analisar como as políticas públicas incentivam ou dificultam a adoção de tecnologia nos portos brasileiros, explorar como as inovações tecnológicas nos portos estão afetando as comunidades locais em termos de empregos, meio ambiente e qualidade de vida, investigar a cibersegurança nos portos brasileiros, analisar como os trabalhadores portuários estão sendo treinados e capacitados para usá-las efetivamente e realizar uma comparação entre as inovações tecnológicas nos portos brasileiros e em portos de outros países. Nessa oportunidade, este trabalho traz o contato do autor com as tecnologias estudadas no seu contexto profissional da empresa Vale, pois esse contato trouxe uma visão real dessa temática na sustentabilidade.por
dc.description.abstractIn recent years, the port industry has faced escalating challenges regarding its sustainability, as the demand for maritime transportation in the global economy has continued to grow. To address these challenges, ports have been adopting emerging technologies to enhance their efficiency, safety, and sustainability. The results of the bibliometric review revealed that the Internet of Things (IoT) has been one of the most addressed technologies. IoT serves as the foundation for other technologies, such as artificial intelligence and autonomous systems, being applied in ports to automate processes and improve decision-making. Countries with established traditions in maritime transportation, such as Germany, China, Spain, the United States, Greece, and the Netherlands, have led research and development in this field. Artificial intelligence and autonomous systems have the potential to reduce pollutant emissions and optimize the use of energy resources, contributing to sustainability. Additionally, real-time monitoring technologies assist in identifying and mitigating environmental risks, promoting safer and more sustainable port operations. In the Brazilian context, the increasing demand for maritime transportation has encouraged the adoption of emerging technologies in major ports. Technologies like radar, data lakes, telemetry, and augmented reality are being applied to enhance the efficiency, quality, and sustainability of port operations. Leading companies such as Vale, Transpetro, Amaggi, and Mineração Rio do Norte are at the forefront of adopting emerging technologies due to their commitment to innovation and socio-environmental responsibility. Overall, emerging technologies are driving substantial improvements in port operations, reflecting a commitment to innovation and sustainability while paving the way for the adoption of even more advanced technologies. As a limitation in the study, it was identified that the reports do not distinguish technologies exclusively applied in port logistics. The following future research opportunities were identified: evaluating the real impact of emerging technologies on the efficiency, safety, and sustainability of Brazilian port operations; investigating how mentioned technologies are being adopted by smaller ports in Brazil; understanding how various mentioned technologies are being integrated and coordinated in Brazilian ports; exploring the long-term sustainability effects of these technologies on Brazilian ports; conducting a comparison between technology adoption in ports and other transportation sectors in Brazil; analyzing how public policies encourage or hinder technology adoption in Brazilian ports; exploring how technological innovations in ports are affecting local communities in terms of employment, environment, and quality of life; investigating cybersecurity in Brazilian ports; analyzing how port workers are being trained and empowered to effectively use these technologies, and conducting a comparison between technological innovations in Brazilian ports and ports in other countries. This work presents the author's firsthand experience with the studied technologies in the professional context at Vale, providing a real-world perspective on this sustainability- related theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-08-13T17:33:50Z No. of bitstreams: 1 RENILSONJOSÉSILVARESENDE.pdf: 1445132 bytes, checksum: 1cbea1819896929f85a9e7d6d72d111e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T17:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENILSONJOSÉSILVARESENDE.pdf: 1445132 bytes, checksum: 1cbea1819896929f85a9e7d6d72d111e (MD5) Previous issue date: 2023-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE CIENCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInteligência Artificial;por
dc.subjectinternet das coisas;por
dc.subjectobjetivos do desenvolvimento sustentável;por
dc.subjectportos;por
dc.subjectrelatórios de sustentabilidade;por
dc.subjectsetor portuário brasileiro;por
dc.subjectsistemas autônomos;por
dc.subjectsustentabilidade;por
dc.subjecttecnologias emergentes.por
dc.subjectinternet of things;por
dc.subjectsustainable development goals;eng
dc.subjectports;eng
dc.subjectsustainability reports;eng
dc.subjectbrazilian port sector;eng
dc.subjectautonomous aystems;eng
dc.subjectsustainability;eng
dc.subjectemerging technologies.eng
dc.subject.cnpqPortospor
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopor
dc.titleTecnologias emergentes no setor portuário: um estudo no setor portuário brasileiropor
dc.title.alternativeEmerging technologies in the port sector: a study in the Brazilian port sectoreng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENILSONJOSÉSILVARESENDE.pdfDissertação de Mestrado1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.