Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5452
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRODRIGUES, Maria dos Reis Dias-
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee1CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee2SANTOS, Raquel Amorim dos-
dc.contributor.referee3MOURA, Jónata Ferreira de-
dc.contributor.referee4SOUSA, Ricardo Costa de-
dc.contributor.referee5FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão-
dc.date.accessioned2024-08-13T17:29:54Z-
dc.date.issued2023-09-20-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Maria dos Reis Dias. Experiências em Educação Antirracista com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhão. 2023. 163 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5452-
dc.description.resumoO estudo sobre as Experiências em Educação Antirracista com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhão justifica a problematização do racismo na escola, evidenciando a existência da história da África e afro-brasileiros, a ser conhecida e valorizada. Tem como objeto a Educação Antirracista, discutindo como as percepções das crianças sobre o racismo na escola se configuram no silenciamento e nas formas de superação. Parte da problemática de invisibilização do racismo na escola. Os objetivos propostos são: evidenciar as interfaces entre a construção da identidade negra e as relações raciais em minha trajetória de vida e formação; contextualizar as categorias que fundamentam a Educação Antirracista com criança; delinear o percurso metodológico de nossa pesquisa com crianças; analisar as percepções das crianças sobre o racismo na escola; apresentar como se elaborou o paradidático A Professora Marrom produto da pesquisa. Portanto, traz as contribuições de Almeida (2019), Cavalleiro (2001; 2006; 2021), Gomes (2005; 2008; 2012; 2017), Kilomba (2019), Lopes (2005), Munanga (2005; 2020), Nascimento (2016), Ribeiro (2018; 2019), Sobral (2011; 2014), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996); Lei 10.639 (Brasil, 2003); Parecer n. 03 (Brasil, 2004), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; dentre outros. As categorias criança e infância referenciadas em Sarmento (2005), os estudos com narrativas infantis de Passeggi (2011; 2016), Cruz (2008), as Rodas de Conversa em Warschauer (2004), a Análise de Conteúdo (AC) em Bardin (2016), Larrosa (2002; 2011) que fundamenta a abordagem da categoria experiência, como também Dominicé (2010) e Delory-Momberger (2006; 2014) a fim de embasar a escrita da história de vida e formação. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa com foco nas narrativas de crianças, o que permitiu partilhar experiências ao ouvir as crianças a respeito do racismo, com a finalidade de trabalhar a Educação Antirracista. O estudo foi realizado numa escola pública municipal, sendo alvo uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 8 e 9 anos de idade. Foram realizadas seis Rodas de Conversa, com vinte crianças, registro dos relatos em áudio e vídeo para produção dos dados e Análise de Conteúdo em Bardin (2016). Como produto da pesquisa foi escrito o livro paradidático A Professora Marrom com base nas conversas com as crianças, a obra aborda uma prática docente que recorre à Literatura para mediar o diálogo e conflitos sobre as relações raciais entre as crianças. A relevância social do estudo se firma na possibilidade de dialogar sobre o racismo na escola com conhecimento crítico acerca das relações raciais no Brasil. Os resultados ensejam o diálogo para a construção de uma postura pedagógica fundamentada na Educação Antirracista, desta forma, aspira-se que as manifestações racistas sejam minimizadas, haja respeito às diferenças e que sejam efetivadas como sujeitos de direitos e protagonistas de suas histórias, com potencialidade para falarem e serem ouvidas em suas singularidades e pluralidades ao interagir em espaços de socialização.por
dc.description.abstractThe study on Experiences in Anti-Racist Education with children in the early years of elementary school in a public school in Maranhão justifies the problematizing of racism in school, emphasizing the existence of the history of Africa and Afro-Brazilians, to be known and valued. Its object is anti-racist education, discussing how children's perceptions of racism at school are shaped by silencing and ways of overcoming it. It starts from the problem of the invisibility of racism at school. The proposed objectives are: to show the interfaces between the construction of black identity and race relations in my life and academic background; to contextualize the categories that support Anti Racist Education with children; to outline the methodological path of our research with children; to analyze the children's perceptions of racism at school; to present how the paradidactic A Professora Marrom (The Brown Teacher), the product of the research, was developed. Therefore, it brings in the contributions of Almeida (2019), Cavalleiro (2001; 2006; 2021), Gomes (2005; 2008; 2012; 2017), Kilomba (2019), Lopes (2005), Munanga (2005; 2020), Nascimento (2016), Ribeiro (2018; 2019), Sobral (2011; 2014), Law of Guidelines and Bases of Education - LDB (Brazil, 1996); Law 10. 639 (Brazil, 2003); Report No. 03 (Brazil, 2004), which establishes the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and for the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture; among others. The categories child and childhood are referenced in Sarmento (2005), the studies with children's narratives by Passeggi (2011; 2016), Cruz (2008), the Conversation Circles in Warschauer (2004), the Content Analysis (CA) in Bardin (2016), Larrosa (2002; 2011) which supports the approach to the category experience, as well as Dominicé (2010) and Delory-Momberger (2006; 2014) in order to support the writing of life history and education. It is characterized as qualitative research with a focus on children's narratives, which made it possible to share experiences when listening to children about racism, with the aim of working on Anti-Racist Education. The study was conducted in a municipal public school, targeting a third-grade elementary school class aged between 8 and 9 years old. Six rounds of Conversation Circles were held with twenty children, and the reports were recorded on audio and video for data production and content analysis based on Bardin (2016). As a product of the research, the paradidactic book A Professora Marrom (The Brown Teacher) was written based on conversations with the children. The work addresses a teaching practice that uses literature to mediate dialog and conflicts about race relations among children. The study's social relevance lies in the possibility of dialoguing about racism at school with critical knowledge about race relations in Brazil. The results provide an opportunity for dialogue in order to build a pedagogical stance based on Anti-Racist Education. In this way, it is hoped that racist manifestations will be minimized, that there will be respect for differences and that they will be made effective as subjects of rights and protagonists of their stories, with the potential to speak and be heard in their singularities and pluralities when interacting in spaces of socialization.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-08-13T17:29:54Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO__MariadosReisDiasRodrigues_2023.pdf: 2020106 bytes, checksum: 5ca5cdaa67fb0bd8bfc08fe92ef3777f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-13T17:29:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO__MariadosReisDiasRodrigues_2023.pdf: 2020106 bytes, checksum: 5ca5cdaa67fb0bd8bfc08fe92ef3777f (MD5) Previous issue date: 2023-09-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectExperiências;por
dc.subjectRacismo;por
dc.subjectEducação Antirracista;por
dc.subjectNarrativas com Criançaspor
dc.subjectExperiences;eng
dc.subjectRacism;eng
dc.subjectAnti-Racist Education;eng
dc.subjectNarratives with childreneng
dc.subject.cnpqAntropologia Educacionalpor
dc.titleExperiências em Educação Antirracista com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública no Maranhãopor
dc.title.alternativeExperiences in Antiracist Education with children in the Early Years of a public school in the state of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO__MariadosReisDiasRodrigues_2023.pdfDissertação de Mestrado1,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.