Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5451
Tipo do documento: Dissertação
Título: O novo ensino médio e as práticas curriculares do trio gestor no Centro de Ensino Educa Mais Sousândrade
Título(s) alternativo(s): The new high school and the curricular practices of the management trio at the Educa Mais Sousândrade Teaching Center
Autor: SANTOS, Flávya Soraya Mendes Machado dos 
Primeiro orientador: SANTOS, Maria José Albuquerque dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque dos
Segundo membro da banca: FERNANDES, Filipe Santos
Terceiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Quarto membro da banca: MOTA, Antonia da Silva
Quinto membro da banca: PAVÃO, Maria do Socorro Estrela
Resumo: A presente pesquisa abordou sobre o Novo Ensino Médio e as Práticas Curriculares do trio gestor. O local de pesquisa investigado foi a escola de Ensino Médio Centro de Ensino Educa Mais Sousândrade, que está localizado no Bairro do Lira. Como objetivo geral da pesquisa tivemos: analisar o impacto do Novo Ensino Médio no Maranhão nas funções do trio gestor das escolas em Tempo Integral Educa Mais, com vista a produzir um caderno de orientações com as funções administrativo pedagógicas específicas de cada sujeito gestor. Os questionamentos da pesquisa foram: Quais são os documentos e práticas adotados em nosso Estado nas Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral? Que concepções, saberes e conhecimentos pedagógicos os gestores da rede estadual precisam ter frente às perspectivas do Novo Ensino Médio? Como os gestores desenvolvem e registram suas práticas curriculares? Como um caderno pedagógico de narrativas poderia contribuir para a práxis de outros gestores da Rede Estadual? A Dissertação está dividida em cinco seções, a saber: a Introdução; Apresentando a Gestão Escolar; Conceituando as Narrativas e seus impactos no fazer dos gestores escolares; O Novo Ensino Médio e as Narrativas do Trio Gestor no Centro Educa Mais Sousândrade; Retornando o caminho metodológico: Narrativas em cena nas linhas e entrelinhas da pesquisa. O Produto educacional é um Caderno de Orientações Pedagógicas onde após oito encontros os gestores construirão um portfólio com as narrativas pertinentes a assuntos da esfera sócio emocionais que permeiam a prática curricular dos gestores e envolve suas subjetividades e até o presente momento, poucos registros. Propusemos as atividades partindo de músicas, escuta entre os pares, textos acadêmicos e bastante reflexões sobre as práticas curriculares do trio gestor. Ancoramos-nos na Instrução Normativa No 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a aplicabilidade do produto educacional. As fontes bibliográficas que deram sustentação à pesquisa foram: Libâneo (2001), Silva (2010), Lombardi (2010), Silveira (2018), Vasconcelos (2007), Zambelo (2019), dentre outros. No que diz respeito às opções metodológicas, Minayo (1996), Fazenda (2015) e Richardson (1999). Com ênfase na parte curricular e narrativa apontamos ainda Oderich (2009), Paraíso (2023), Souza (2011). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevista via google forms para levantamento do perfil de cada gestor, levantamento através de planilha em excel das atribuições mais utilizadas na práxis de cada gestor. Os dados foram sistematizados, analisados e interpretados com base nas categorias de interesse da pesquisa e reunidos em quadros de respostas que comporão um mosaico das práticas curriculares que o novo ensino médio propiciam ao trio gestor. As narrativas são um elemento de parceria que aponta para as vozes muitas vezes silenciadas do trio gestor.
Abstract: This research addressed the New High School and the Curricular Practices of the managing trio. The research site investigated was the Centro de Ensino Educa Mais Sousândrade high school, which is located in Bairro do Lira. The general objective of the research was to: analyze the impact of the New Secondary Education in Maranhão on the functions of the managing trio of schools in Tempo Integral Educa Mais, with a view to producing a guidebook with the specific administrative pedagogical functions of each managing subject. The research questions were: What are the documents and practices adopted in our State in Full-Time High Schools? What conceptions, knowledge and pedagogical knowledge do state network managers need to have in view of the perspectives of the New High School? How do managers develop and record their curricular practices? How could a pedagogical notebook of narratives contribute to the praxis of other managers of the State Network? The Dissertation is divided into five sections, namely: the Introduction; Introducing School Management; Conceptualizing Narratives and their impacts on the work of school managers; The New High School and the Narratives of the Trio Gestor at Centro Educa Mais Sousândrade; Returning to the methodological path: Narratives on the scene in the lines and between the lines of research. The educational product is a Pedagogical Guidance Notebook where, after eight meetings, managers will build a portfolio with narratives relevant to issues in the socio-emotional sphere that permeate the managers' curricular practice and involve their subjectivities and, to date, few records. We proposed activities based on music, peer listening, academic texts and a lot of reflection on the curricular practices of the managing trio. We are anchored in Normative Instruction No. 04/2020/PPGEEB/UFMA, which made the applicability of the educational product optional. The bibliographic sources that supported the research were: Libâneo (2001), Silva (2010), Lombardi (2010), Silveira (2018), Vasconcelos (2007), Zambelo (2019), among others. With regard to methodological options, Minayo (1996), Fazenda (2015) and Richardson (1999). With an emphasis on the curricular and narrative part, we also point out Oderich (2009), Paraíso (2023), Souza (2011). The data collection instruments used were observation, interviews via Google Forms to survey the profile of each manager, and a survey using an Excel spreadsheet of the duties most used in each manager's practice. The data was systematized, analyzed and interpreted based on the categories of research interest and gathered into response tables that will make up a mosaic of curricular practices that the new high school provides to the management trio. The narratives are an element of partnership that points to the often silenced voices of the managing trio.
Palavras-chave: educação;
Novo Ensino Médio;
narrativas;
gestão escolar;
tempo integral.
education;
New High School;
narratives;
school management;
full-time.
Área(s) do CNPq: Educação
Currículo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SANTOS, Flávya Soraya Mendes Machado dos. O novo ensino médio e as práticas curriculares do trio gestor no Centro de Ensino Educa Mais Sousândrade. 2024. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5451
Data de defesa: 17-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLÁVYASORAYAMENDESMACHADODOSSANTOS.pdfDissertação de Mestrado25,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.