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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas dos Tua`uhez da aldeia Novo Funil sobre a história e cultura do povo Tenetehar/Guajajara: fortalecimento para a identidade cultural
Título(s) alternativo(s): Narratives of the Tua`uhez (Elder) from Novo Funil Village about Guajajara people history and culture: strengthening for cultural identity
Autor: GUAJAJARA, Aline de Sousa Silva
Primeiro orientador: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Primeiro coorientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Terceiro membro da banca: LIMA, Lilian Castelo Branco de
Quarto membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Quinto membro da banca: SILVA, Roza Maria Soares da
Resumo: As narrativas dos tua`uhez são indispensáveis para a transmissão dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas. É a partir delas que se aprende sobre suas histórias e culturas e isso se dá através da oralidade. Por meio desta, os tua`uhez passam para nova geração todo seu aprendizado, fortalecendo a identidade cultural de seu povo. Diante disso, esta pesquisa objetivou analisar as contribuições das narrativas dos tua`uhez sobre a história e cultura para o fortalecimento cultural do povo guajajara. Tivemos como base o enfoque etnográfico, que possibilita as descrições eventuais do cotidiano de uma cultura ou um grupo, visando compreender o objeto em suas múltiplas dimensões, em uma abordagem qualitativa. Nossos interlocutores foram os tua`uhez da comunidade, bem como os jovens e as professoras da Escola Indígena Kwarahy. Utilizamos a entrevista com base em eixos relacionados tanto aos objetivos da pesquisa, quanto aos interlocutores. A pesquisa foi desenvolvida na aldeia Novo Funil, terra indígena Araribóia, em Amarante do Maranhão. A investigação nos possibilitou conhecer a história e cultura do povo guajajara. Além disso, foi possível constatar que os jovens não dão mais a atenção devida para os momentos de escuta sobre as narrativas dos tua`uhez, que é a principal forma de transmissão de conhecimentos indígenas. Além disso, a escola, enquanto espaço de ensino e aprendizagem, não aborda sobre as histórias e culturas indígenas. A pesquisa apontou, ainda, que as professoras não têm domínio sobre o mito de origem de seu povo. Com isso, foi elaborado um livro paradidático para escola da aldeia Novo Funil, contendo a descrição de mito e ritos, o que acreditamos servir como um produtivo recurso pedagógico. Com este trabalho, concluímos que os mitos e rituais estão deixando de existir, justamente pela falta de conhecimento daqueles que ficam depois da partida dos tua`uhez. Portanto, mais do que nunca esses saberes precisam ser valorizados, não somente por quem transmite, mas, mais ainda, por quem aprende.
Abstract: The narratives of the tua`uhez (elder in Guajajara language) are essential for the transmission of traditional knowledge of indigenous peoples. It is from these narratives that we learn about their histories and cultures and that happens oraly. Through them, the tua`uhez pass on all their knowledge to a new generation, strengthening the cultural identity of their people. Therefore, this research aimed to analyze the contributions of the Tua`uhez’s narratives about history and culture to the cultural strengthening of the Guajajara people. We based our research on the ethnographic approach, which allows occasional descriptions of the daily life of a culture or group, aiming to understand the object in its multiple dimensions, in a qualitative approach. Our interlocutors were the tua`uhez, young people and teachers from the Kwarahy Indigenous School. We used interviews based on axes related to both the research objectives and the interlocutors. The research was carried out in the Novo Funil village, Araribóia indigenous land, in Amarante municipality, Maranhão State. The investigation allowed us to learn about the history and culture of the Guajajara people. Furthermore, it was possible to verify that young people no longer pay due attention to the moments of listening to tua`uhez’s narratives which is the main form of transmission of indigenous knowledge. Moreover, school, as a teaching and learning space, does not address indigenous histories and cultures. The research also pointed out that the teachers do not have mastery of their people ́s origin myth. As a result, a textbook was written for the Novo Funil village school, containing a description of myth and rites, which we believe serves as a productive pedagogical resource. With this paper, we conclude that myths and rituals are ceasing to exist, precisely due to the lack of knowledge of those who remain after the departure of the tua`uhez. Hence, more than ever this knowledge needs to be valued, not only by those who transmit it, but, even more, by those who learn.
Palavras-chave: narrativas;
conhecimentos tradicionais;
identidade cultural;
Tenetehar/Guajajara
narratives;
traditional knowledge;
cultural identity;
Tenetehar/Guajajara People.
Área(s) do CNPq: Antropologia
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: GUAJAJARA, Aline de Sousa Silva. Narrativas dos Tua`uhez da aldeia Novo Funil sobre a história e cultura do povo Tenetehar/Guajajara: fortalecimento para a identidade cultural. 2023. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5448
Data de defesa: 28-Set-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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