Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5443
Tipo do documento: Dissertação
Título: Corporeidades em foco: vivências corporais artísticas no IFMA
Título(s) alternativo(s): Embodiments in focus: artistic bodily experiences at IFMA
Autor: SILVA, Fernanda Lucia Gadelha 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Tania Cristina Costa
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Tânia Cristina Costa
Segundo membro da banca: BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Terceiro membro da banca: LERRO, Luiz Daniel
Quarto membro da banca: FONSECA, Michelle Nascimento Cabral
Resumo: Este estudo apresenta uma investigação sobre as vivências corporais artísticas no contexto do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), com foco nos campi Monte Castelo, Maracanã, Centro Histórico e Reitoria. O estudo visa analisar as vivências corporais artísticas, a importância e o impacto dessas práticas educacionais na formação dos discentes envolvidos nos processos educativos. A pesquisa foi embasada por uma revisão bibliográfica sobre corpo, corporeidade e percepção pelos sentidos, na perspectiva dos autores: David Le Breton (2016, 2016a); Michel Foucault (1997); Maurice Merleau-Ponty(1999); Roy Porter (1997), entre outros; além de uma pesquisa de campo realizada com docentes, em cada um dos campi citados e uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), no Campus Centro Histórico, com discentes do 1º ano do ensino médio integrado dos cursos técnicos de Arte Visuais e Eventos, no período de outubro de 2022 a janeiro de 2023. Foram coletados dados, por meio de entrevistas, questionários, diário de bordo, registros fotográficos e audiovisual, que revelaram uma trajetória do ensino da Arte originada na Escola Técnica Federal, e atuante ao longo do tempo nessa Instituição, mesmo em meio a cenários políticos menos favoráveis. Também, constatou-se um interesse significativo dos discentes em relação às práticas corporais artísticas, bem como sua importância, na construção de conhecimento da corporeidade, sensibilidade e expressão artística. Os resultados apontam para a necessidade de valorizar e integrar essas vivências corporais artísticas de forma contínua e complementar às aulas de arte convencionais, visando enriquecer a experiência educacional dos discentes e promover um desenvolvimento integral.
Abstract: This study presents an investigation into artistic bodily experiences in the context of the Federal Institute of Maranhão (IFMA), focusing on the Monte Castelo, Maracanã, Historic Center and Rectory campuses. The study aims to analyze artistic bodily experiences, the importance and impact of these educational practices in the training of students involved in educational processes. The research was based on a bibliographical review on the body, corporeality and perception through the senses, from the authors' perspective: David Le Breton (2016, 2016a); Michel Foucault (1997); Maurice Merleau-Ponty(1999); Roy Porter (1997), among others; in addition to field research carried out with teachers, on each of the campuses mentioned and an action research (Thiollent, 1986), on the Historic Center Campus, with students from the 1st year of integrated High School of the technical courses in Visual Art and Events, from October 2022 to January 2023. Data were collected through interviews, questionnaires, logbooks, photographic and audiovisual records, which revealed a trajectory of Art teaching originating at the Federal Technical School, and active over time in this Institution, even in the midst of less political favorable scenarios. Also, there was a significant interest among students in relation to artistic bodily practices, as well as their importance in building knowledge of corporeality, sensitivity and artistic expression. The results point to the need to value and integrate these artistic bodily experiences in a continuous and complementary way to conventional art classes, aiming to enrich the students' educational experience and promote integral development.
Palavras-chave: corporeidade;
educação profissional;
vivências corporais artísticas;
corporeality;
professional education;
artistic bodily experiences
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: SILVA, Fernanda Lucia Gadelha. Corporeidades em foco: vivências corporais artísticas no IFMA. 2024. 98 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5443
Data de defesa: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDASILVA.pdfDissertação de Mestrado2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.