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Tipo do documento: Dissertação
Título: A perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão
Título(s) alternativo(s): The perspective of including people with disabilities in training courses for officers of the Fire Department and Military Police of Maranhão
Autor: CHAHINI, Priscila Milena Costa 
Primeiro orientador: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista
Segundo membro da banca: CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de
Terceiro membro da banca: SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos
Resumo: Este estudo aborda a temática da inclusão de pessoas com deficiência no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiro (CFO-BM) e da Polícia Militar do Maranhão (CFO-PM), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Para a discussão do tema, partiu-se da pesquisa bibliográfica sobre o contexto dos direitos humanos das pessoas com deficiência, em específico, o processo de inclusão das referidas pessoas na Educação Superior e no mercado de trabalho formal, bem como, a relação entre os dois, tendo como ponto de partida autores como Goldfarb (2009), Sassaki (2019), Rebelo (2008), Ribas (2011), dentre outros. Nesse contexto, o problema de pesquisa indaga quais são os principais desafios a serem superados por pessoas com deficiência nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Visando responder ao referido problema, o objetivo principal deste estudo corresponde a analisar os principais desafios a serem superados para que pessoas com deficiência tenham os direitos de acesso, permanência e conclusão nos Cursos de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros e da Policia Militar do Maranhão da UEMA. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa. Os instrumentos para coleta de dados compreenderam aplicação de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os participantes foram 04 cadetes com deficiência do CFO- BM; 02 aspirantes-a-oficial do Corpo de Bombeiros, 10 cadetes com deficiência do CFO-PM e 08 profissionais da área de ensino e saúde do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão. Os achados da pesquisa revelam que os cursos de formação de oficiais BM e PM estão se ajustando às questões que envolvem as aptidões físicas das pessoas com deficiência, suas necessidades de atendimento educacional especializado e/ou de adequações, seus potenciais e vulnerabilidades. Os cadetes com deficiência estão trazendo visibilidade ao potencial humano das pessoas com deficiência. Os principais desafios a serem suplantados correspondem à eliminação do preconceito e do capacitismo, assim como a falta e/ou carência de acessibilidade e as barreiras atitudinais. A inclusão de pessoas com deficiência no contexto militar vem contribuir com a desconstrução de paradigmas excludentes em relação à deficiência. Ainda há muito a caminhar, mas já foi dado o primeiro passo, vamos aguardar melhores desfechos.
Abstract: The research deals with the theme of the inclusion of people with disabilities in the Training Course for Officers of the Fire Brigade (CFO-BM) and the Military Police of Maranhão (CFO- PM), at the State University of Maranhão (UEMA). In order to discuss the topiche study started with bibliographical research on the context of the human rights of people with disabilities, specifically the process of inclusion of these people in higher education and the formal labor market, as well as the relationship between the two, based on authors such as Goldfarb (2009), Sassaki (2019), Rebelo (2008), Ribas (2011), among others. In this context, the research problem asks what are the main challenges to be overcome by people with disabilities in UEMA's Officer Training Courses for the Maranhão Fire Brigade and Military Police. In order to answer this problem, the main objective of this study is to analyze the main challenges to be overcome so that people with disabilities have the right to access, remain in and complete UEMA's Officer Training Courses for the Maranhão Fire Brigade and Military Police. In order to achieve the proposed objective, an exploratory, descriptive study was carried out with a qualitative approach. The data collection instruments included semi-structured interviews and questionnaires. The participants were 04 cadets with disabilities from the CFO-BM; 02 aspiring officers from the Fire Brigade, 10 cadets with disabilities from the CFO-PM and 08 professionals from the teaching and health areas of the Fire Brigade and Military Police of Maranhão. The research findings reveal that the BM and PM officer training courses are adjusting to issues involving the physical aptitudes of people with disabilities, their needs for specialized educational care and/or adjustments, their potential and vulnerabilities. Cadets with disabilities are bringing visibility to the human potential of people with disabilities. The main challenges to be overcome are the elimination of prejudice and ableism, as well as the lack of accessibility and attitudinal barriers. The inclusion of people with disabilities in the military has contributed to the deconstruction of exclusionary paradigms in relation to disability. There is still a long way to go, but the first step has already been taken, so let's wait for better outcomes.
Palavras-chave: pessoas com deficiência;
educação superior;
mercado de trabalho formal;
inclusão educacional
laboral.
people with disabilities;
higher education;
formal labor market;
educational;
labor inclusion.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: CHAHINI, Priscila Milena Costa. A perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência nos cursos de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Maranhão. 2024. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5430
Data de defesa: 11-Jan-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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